Ginástica Artística | EEFFTO - UFMG  


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Ginástica Artística

Coordenadora: Profa. Ivana Montandon Soares Aleixo

O Projeto de extensão em ginástica artística (GA) é um projeto atividade exercida para crianças, jovens e adultos da comunidade em geral na faixa etária a partir de 04 anos de ambos os sexos. A proposta inicial como extensão partiu da vontade de professores da disciplina em divulgar o esporte, atender a comunidade e principalmente da grande vontade de desenvolver, disseminar e capacitar bolsistas proporcionando os conhecimentos básicos da modalidade esportiva. Trata-se de reoferecimento deste projeto visando continuidade de um projeto de grande alcance na comunidade em geral e acadêmica. 

As suas atividades são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a prática da GA através de trabalho pedagógico, em um ambiente prazeroso, educativo e social, contribuindo para o desenvolvimento e a formação de futuros profissionais de Educação Física específicos desta área, assim como também, a pratica esportiva das crianças e jovens em geral. O projeto também busca qualificar em excelência a formação de atletas bem condicionados e prontos para a representatividade brasileira. Desta maneira, serão formadas equipes de alto rendimento e pré-equipes que vislumbram integrar futuras equipes.

Considerada como um dos esportes básicos para crianças, envolve uma rica variedade de movimentos e com eles a possibilidade do desenvolvimento humano. Ao pensar na GA temos a criança e o adolescente como principal foco e todo conteúdo apresentado deveria se encaixar às características da criança (necessidades, potencialidades, limitações, expectativas e interesses), da tarefa (concepção de esporte) e do ambiente social (rede social que afeta a participação da criança) (Tani, 2002), de tal maneira que o esporte seja um fator de inserção e não de exclusão, possibilitando ainda os alunos com condições físicas, técnicas e motivacionais de alcançarem o alto rendimento. Toda a demanda de complexidade do esporte (motora, cognitiva, psicológica e social) deveria acompanhar as características do desenvolvimento motor evitando a especialização precoce (exigência de um comportamento para o qual a criança ainda não apresenta prontidão) (Greco & Benda, 1998), tornando o envolvimento da criança e do adolescente com a GA saudável, prazeroso e produtivo. 

O presente projeto é ofertado a comunidade universitária e geral desde 1994; ao longo destes anos de existência, o projeto orientou, formou, qualificou graduandos na docência da iniciação a GA e continua a proporcionar uma qualidade na formação profissional dos mesmos. Oferece a prática da GA, considerada como um dos esportes básicos, no qual envolve um número grande de habilidades e elementos técnicos, que exigem dos praticantes diferenciadas capacidades físicas, psicológicas, que precisam ser desenvolvidas, suas atividades desenvolvem uma rica variedade de movimentos tais como: agilidade, flexibilidade, percepção-espacial, equilíbrio e principalmente a coordenação motora no qual favorecem o desenvolvimento integral do praticante. 

A partir do ano 2000 iniciamos a fase de treinamento de equipes iniciantes participando de campeonatos e no ano de 2003 nos filiamos a Federação Mineira de Ginástica participando nas competições nacionais, estaduais alcançando bons resultados tais como Vice Campeão Brasileiro Pré-infantil equipe 2013, ginasta selecionada equipe brasileira de GA para reapresentar o Brasil no Sulamaricano 2014 (Atleta Camila Almeida) e Campeão Mineiro por equipes e individual geral nas categorias pré- infantil, infantil e juvenil nos anos 2011, 2012, 2013, 2014 dentre outros. 

A universidade no seu papel de transmissão do conhecimento, divulgação e promoção da qualidade de ensino, vêm com este projeto, oportunidade de favorecer o nosso aluno com o conhecimento e o aprofundamento da modalidade específica. Atualmente o projeto participa de eventos desportivos competitivos e de demonstração o que amplia a sua possibilidade participação e atendimento a demanda de rendimento e lazer.
 
Objetivos gerais

  • Proporcionar a prática da Ginástica Artística à comunidade infantil, jovem adulta e em geral; 
  • Oportunizar aos acadêmicos envolvidos uma complementação na formação profissional no campo do treinamento esportivo.

 
Objetivos específicos

  • Desenvolver com os praticantes um trabalho técnico-pedagógico, proporcionando também subsídios para estudos e melhoria da graduação de Ginástica Artística da EEFFTO/UFMG;
  • Oportunizar aos alunos bolsistas da graduação a melhoria de sua capacitação profissional, o desenvolvimento de monografias;
  • Propiciar ao aos alunos da graduação a possibilidade de futuras participações em eventos em órgãos oficiais da Ginástica;
  • Dimensionar os aspectos motores, cognitivos e afetivos sociais contidos na Ginástica Artística, promover a inserção social por meio da prática esportiva, descobrir talentos formando atletas para a modalidade;
  • Consolidar a metodologia desenvolvida, no ensino de ginástica artística;
  • Disseminar o conhecimento produzido pelas avaliações em eventos científicos;
  • Participar de eventos competitivos e de demonstração da modalidade oferecidos pela Federação Mineira de Ginástica;
  • Articular a interdisciplinaridade e interprofissionalidade nos projetos vinculados;
  • Estabelecer como fim da ação de extensão, a transformação social, em consonância com os interesses e necessidades da população envolvida.

 
Metodologia
As aulas são práticas, realizadas no ginásio de Ginástica Artística da EEFFTO/UFMG, considerando os aspectos motores, afetivo-social e cognitivo da criança. 

A proposta metodológica fundamentou-se em estudos sobre o ensino de ginástica olímpica (ALEIXO, 1998, ALEIXO e VIEIRA 2003), cujo conteúdo abordou pontos associados aos aspectos metodológicos e estruturação básica de elementos para o ensino da GA. O princípio de execução de elementos que propomos deve ser ensinado separadamente, ou seja, do simples para o complexo, considerando o grau de maturação de cada criança para que possa o avançar de nível. Divididos em níveis designados iniciação, intermediário e avançado e dentro destes níveis subdivididos em níveis I,II,III,IV

Os alunos bolsistas e voluntários atuam na observação, acompanhamento e aplicação da pratica da GA ao público alvo. É desenvolvido em paralelo aos níveis iniciais da prática da GA o treinamento específico para atletas e futuros atletas da modalidade por especialista. Seu foco está em promover a ampliação na formação de atletas de alto rendimento no estado, no país e também de nível internacional. 

Para mais informação sobre o projeto clique aqui