Educação Física para a Terceira Idade | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Educação Física para a Terceira Idade

Coordenador: Prof. Franco Noce

Em 1992, o Departamento de Educação Física da UFMG iniciou o projeto Educação Física para a Terceira Idade, realizado, inicialmente, no Bairro Providência, região norte de Belo Horizonte. Em 1993, o projeto foi transferido para a Escola de Educação Física da UFMG, no campus Pampulha, onde se realiza até os dias de hoje. Em 2017, o Projeto completa 25 anos de existência e constante apoio à comunidade.

Desde sua criação, o objetivo principal do projeto diz respeito à oferta de atividades físicas voltadas, especificamente, para idosos e idosas. Basicamente, a prática regular de atividades físicas tem sido encarada como oportunidade ótima para o usufruto do tempo livre e para vivências de lazer. De acordo com resultados de diversas pesquisas realizadas sobre o assunto, a atividade física é uma das principais formas de ocupação do tempo livre fora de casa da população brasileira. Nesses termos, as atividades de lazer se apresentam como instrumentos privilegiados para a promoção da saúde por meio do estímulo às atividades físicas regulares; sabidamente um dos principais elementos para a prevenção de doenças e melhoria de uma série de indicadores da saúde de um indivíduo. Na medida, pois, que a atividade física está concebida como atividade de lazer, permite-se a vivência dessas experiências, tão necessárias à promoção da saúde, de forma lúdica e, portanto, prazerosa, o que tem sido apontado como aspecto crucial para a perenidade do engajamento de indivíduos em programas de exercícios físicos. Trata-se, enfim, da superação do chamado “paradigma da capacidade funcional”, em direção a definições mais ampliadas de saúde, que considerem as interações multidimensionais entre saúde física, mental, sociabilidade e autonomia. 

Ao longo dos últimos anos de funcionamento do projeto, 300 idosos, em média, participam das suas atividades. A intensa participação deste grupo, bem como os baixos índices de evasão, são indicativos de que a proposta tem sido bem sucedida em seus objetivos, possuindo importante relevância social e acadêmica para a Universidade, mas também para a comunidade externa, a quem ele se destina. É bastante significativa a permanência de grande parte dos idosos no projeto há mais de 10 anos. 

Além de elaborar atividades físicas durante todo o semestre, o Projeto organiza em média 3 eventos semestrais, sendo eles: Passeios, palestras ou Colônia de Férias. Estes são voltados tanto para idosos, quanto para alunos de graduação. O apelo da mídia para esse público está crescendo a cada dia, desta forma, diversas vezes o projeto é procurado por veículos de comunicação para conceder entrevistas. O atual quadro de transição demográfica da população brasileira só faz reforçar a importância e necessidade do projeto. Reduções progressivas no número de nascimentos, acompanhadas por aumentos da expectativa de vida, geram crescimento percentual significativo do número de idosos. Projeções estatísticas evidenciam que em 2025 o Brasil será o 6o país do mundo em número de idosos, o que estimula, portanto, estudos e ações para essa população específica. 

O Projeto Educação Física para a Terceira Idade mantém uma parceria com o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso, que também é ofertado na EEFFTO.


Objetivos gerais

Promover atividades regulares de atividades físicas e de lazer, incluindo vivências artísticas, culturais e turísticas, visando a melhoria da saúde, da autonomia, da cidadania e da qualidade de vida dos idosos.
 
Objetivos específicos

  • Ofertar aulas regulares e diversificadas de educação física para os idosos, visando promoção de qualidades físicas gerais, tais como equilíbrio, força, agilidade, coordenação motora e capacidade aeróbica; 
  • Deflagrar um processo de educação permanente para o lazer, visando ampliação das oportunidades de acesso ao lazer e à cultura dos idosos;
  • Oportunizar espaços de sociabilização e convívio para os idosos; 
  • Fomentar atividades de pesquisa relacionadas ao estudo das relações entre atividade física, lazer e envelhecimento; 
  • Criar oportunidades de formação e qualificação profissional para planejamento, avaliação e atuação envolvendo atividades físicas e de lazer para idosos. 
  • Estimular ações interdisciplinares, especialmente através da interação com outros programas e projetos da UFMG, bem como com outros segmentos sociais e profissionais.

Metodologia

  • Realização de aulas de ginástica coletiva, com a duração de 50 minutos e frequência de 3 vezes por semana, para turmas de aproximadamente 40 idosos, realizadas nas dependências da EEFFTO; além disso, ofeta de dança de salão, aula de informática e hidroginástica, modalidade nova dentro do Projeto;
  • Cursos ou palestras eventuais de professores especialmente convidados para esse fim, tratando de temas diversos, que incidam sobre as demandas de formação dos alunos envolvidos, bem como sobre curiosidade dos idosos;
  • Eventos de lazer como Festa Junina, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Mundial do Idoso, Café da Manhã, Páscoa, além de passeios a clubes, parques e espaços culturais de Belo Horizonte e imediações;
  • Reuniões para avaliação permanente, planejamento coletivo e discussão de assuntos administrativos diversos;
  • Reuniões permanente para estudo e discussão de temas relacionados ao projeto, tais como lazer, autonomia funcional, treinamento físico, fisiologia do envelhecimento, entre outros; 
  • Além disso, alunos bolsistas e voluntários, afora estarem responsáveis por organizarem o conteúdo das aulas, o registro da frequência, a organização das informações referentes aos idosos, cumprirão horários para atendimento ao público na sala do projeto.