Escola de Dança e Ritmos Sarandeiros | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Escola de Dança e Ritmos Sarandeiros

Coordenador: Prof. Gustavo Pereira Cortes

A Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros tem como referencial o trabalho com a diversidade de ritmos existentes no Brasil, visando o ensino e a produção de conhecimento nessa área. Tal trabalho acadêmico, desenvolvido desde 1998 no Siex Brasil e que passou a ser registrado no novo Siex em 2006, busca ainda polarizar o desenvolvimento de atividades existentes com o ensino e a pesquisa em dança dentro da UFMG, seguindo a tendência e a recomendação da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX em agrupar projetos afins em um só. Fazem parte do projeto 3 atividades que se consolidaram a partir da criação da Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros. 

O principal trabalho, criado em 1980 na UFMG, é o trabalho do Grupo Sarandeiros, através do qual os integrantes têm a possibilidade de desenvolver pesquisas diversas, conforme sua área de interesse e formação profissional. Atualmente, o trabalho do Grupo Sarandeiros, que completará 35 anos de atividades em 2015, é uma referência mundial, com destaque internacional na representação do Brasil em diversos eventos. Destaca-se o prêmio obtido no prestigioso Festival Mundial de Culturas, no Canadá em Julho de 2014, quando conquistou o título inédito para o Brasil, como melhor grupo de danças folclóricas do mundo. 

Outro trabalho de destaque desenvolvido no projeto é o Grupo Sarandoso, atividade de dança desenvolvida há 10 anos na EEFFTO para indivíduos acima de 60 anos, e que conta com a participação de 30 idosos da comunidade. 

Além destes dois grupos, o projeto congrega as atividades do FESTFOLK BH, na sua décima edição em 2014, com a participação de grupos de dança organizados pelos Bolsistas do projeto, em Escolas e projetos culturais de Belo Horizonte. Atualmente fazem parte dos trabalhos extra-muros, as Escolas Municipais Aurélio Pires, Hilda Rabelo e Sérgio Miranda, os projetos Cariúnas, Criança Esperança, e a pareceria com os Colégios Salesiano, Santo Agostinho, Gaivotas e Batista, envolvendo mais de 1000 alunos e dezenas de professores. 

O trabalho da Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros tem se constituído como local de aprendizagem, de trocas e acima de tudo, de construção de novos conhecimentos, o que demonstra o caráter interdisciplinar do projeto. As atividades desenvolvidas possibilitaram os questionamentos de vários aspectos relevantes para a compreensão da importância do estudo e valorização da cultura popular brasileira nas diversas áreas de interesse, com a produção sistemática de conhecimentos que buscam a teorização através da prática. 

A proposta do projeto busca o reconhecimento da identidade cultural brasileira, através das atividades desenvolvidas pelos 3 trabalhos organizados pelos integrantes do Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, possibilitando, por fim, o exercício da cidadania e a valorização da nacionalidade. Como resultado, observamos um enfoque artístico, através do trabalho exemplar e premiado do Grupo Sarandeiros, um enfoque social e de promoção de saúde, através do trabalho do Grupo Sarandoso, e um enfoque educacional, centrado na pesquisa, ensino e na extensão com os trabalhos escolares. Além disso, o enfoque acadêmico está centrado na produção de monografias, artigos e pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas com temas relacionados à inserção acadêmica e artística da dança e do folclore, nos trabalhos dos Grupos Sarandeiros, Sarandoso e nos grupos escolares. Há 15 anos, os trabalhos acadêmicos relacionados às atividades do projeto são apresentados nos encontros de extensão, com diversas premiações e amplas possibilidades de pesquisas.
 
Objetivos gerais

  • Oferecer um trabalho de qualidade exemplar na área da dança tradicional brasileira como forma de preencher a lacuna pela falta destes estudos na UFMG, oportunizando as práticas sistemáticas, de pesquisa, ensino e extensão, destes conhecimentos; 
  • Atuar como mediador na formação de grupos escolares, como forma de valorizar, através da diversidade cultural, a herança histórica dos grupos que formaram a cultura brasileira e representar a UFMG e o Brasil através do trabalho do Grupo Sarandeiros.

 
Objetivos específicos

  • Analisar a importância da utilização da Dança na educação como forma de valorização da identidade cultural brasileira; 
  • Discutir ações de aproveitamento e do estudo sobre a cultura popular brasileira na escola; 
  • Realizar pesquisas de campo, grupo de estudos e de trabalho para auxiliar monografias, pesquisas acadêmicas, artigos e elaboração de festivais e mostras de danças, como as já realizadas anteriormente nos últimos 15 anos de projeto; 
  • Propor projetos pedagógicas para auxiliar professores a efetivarem trabalhos similares em escolas; 
  • Instrumentalizar professores, através de conteúdos do folclore nacional (dentre danças, cantigas, brincadeiras, músicas, etc.) como forma de auxiliar no processo de transmissão desses saberes na escola; 
  • Atuar como local de estudo e aprofundamento das disciplinas que utilizam de conteúdos relacionados à dança e ao folclore; 
  • Possibilitar à comunidade escolar o questionamento sobre cultura popular e identidade, através do reconhecimento de nossa diversidade; Difundir o Folclore e a Cultura Popular Brasileira, no Brasil e no Mundo, através do trabalho de excelência produzido com a música e a dança brasileira, através do trabalho artístico reconhecido internacionalmente do Grupo Sarandeiros. Atuar como atividade de promoção da saúde, com atividades práticas de dança para membros da comunidade, através do trabalho junto ao Grupo Sarandoso.

 
Metodologia
A metodologia é definida e a partir de 3 atividades: 

  • Trabalhos nas escolas, com atuação junto aos projetos de danças brasileiras. 
  • Trabalho com o Grupo Sarandoso, com atividade práticas de danças brasileiras na EEFFTO para 30 idosos participantes do projeto.
  • Trabalho do Grupo Sarandeiros, com ensaios, aulas e atividades de pesquisa na elaboração artística das atividades do Grupo, na realização de palestras e apresentações, no Brasil e no mundo. O trabalho dos bolsistas perpassam as 3 atividades, onde todos se envolvem nos trabalhos. 

Além destes, o projeto visa oferecer pesquisas bibliográficas sobre o contexto educacional no Brasil e a inclusão da diversidade cultural brasileira no espaço escolar, assim como a importância do folclore e da cultura popular para a formação da identidade cultural do país ( no ano de 2014 a ênfase aos estudos foi dado aos aspectos relativos à Tradução da tradição, relatadas no livro lançado este ano pela Editora CRV: Rituais e Linguagens nas Artes da Cena). Neste trabalho estão descritos os percursos metodológicos pelo qual são elaboradas as pesquisas cênicas do Grupo Sarandeiros, um marco nos trabalhos das artes da cena no Brasil.