EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5

Marco Túlio de Mello

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

Marcos Daniel Motta Drumond

Doutor em Ciências do Esporte (UFMG) e Mestre em Ciências do Esporte (UFMG), possui Especialização em Fisiologia do Exercício (UVA), graduação em Nutrição (UNI-BH) e graduação em Educação Física (UFMG). Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Maria Cristina Rosa

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

Veja mais informações no Somos UFMG

Mauro Heleno Chagas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Sportwissenschaft - Goethe Universität Frankfurt am Main (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, alongamento muscular, treinamento na musculação, duração da repetição e desempenho motor.

Veja mais informações no Somos UFMG

Meily Assbú Linhales

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Bacharel em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Mestrado em Ciência Política (1996) e Doutorado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Facudade de Educação (FaE), na UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da educação física e história da educação física e do esporte. Os estudos e pesquisas recentes referem-se à historia dos processos de escolarização da educação física e do esporte. Coordena o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG) onde atua como pesquisadora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Reginaldo Gonçalves

Doutor em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e prescrição de treinamento físico e musculação para promoção da saúde em adultos e crianças, treinamento para corredores de meio fundo e fundo e de ciclistas amadores e profissionais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ricardo Luiz Carneiro

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, e fisioterapeuta - Núcleo de Excelência em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia Esportiva e treinamento esportivo com ênfase em prevenção e tratamento de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Rodrigo César Ribeiro Diniz

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (2017) no Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Mestrado (2008) e Doutorado (2016) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório do Treinamento na Musculação. Publicações na área do treinamento de força na musculação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento de força na Musculação, desempenho, biomecânica e carga de treinamento.

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

Veja mais informações no Somos UFMG