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Sílvia Ribeiro Santos Araujo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Realizou o Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é técnica do Clã Delfos e professora da Universidade Federal de Minas Gerais/EEFFTO, nas disciplinas "Ensino da Natação", "Formação e Atuação" e "Treinamento para corredores de rua". Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletromiografia, saltos e diferenças bilaterais.

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Silvio Ricardo Da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

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Tarcísio Mauro Vago

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), Mestrado em Educação pela UFMG (1993) e Doutorado em História da Educação pela USP (1999). Realizou em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig/Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica" e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de Mestrado e de Doutorado.

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Varley Teoldo da Costa

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós-Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.

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Vitor Leandro da Silva Profeta

Doutor em Psicologia na divisão de Ecological Psychology da University of Connecticut (2017). Possui mestrado em Treinamento Esportivo (2009) e graduação em Educação Fisica (2007), ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO - UFMG). Treinamento de pós-doutorado no Athletic Department da University of Nebraska - Lincoln (2018 - 2020). Foi professor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho (2009-2012) e da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (2009-2012). Atualmente, Vitor Profeta é Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO - UFMG. (Texto informado pelo autor).

Vitor Lucas de Faria Pessoa

Professor Substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG. Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Foi membro do Programa de Educação Tutorial, PET-Educação Física e Lazer de 2013 a 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HISLA) desde 2014. Membro do corpo editorial da Revista Licere, periódico científico do campo do Lazer. Atuou como professor de educação básica na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais entre 2016-2022. (Texto informado pelo autor)