Período: 5º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
EMENTA
Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do Atletismo. Atletismo como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.
Carga Horária: 30h/a
Período: 3º
Créditos: 2
Professora: Elisângela Chaves
I - EMENTA
Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Danças.
II - OBJETIVOS
IV - AVALIAÇÃO: Seminário – 40 pontos (20- texto, 10-apresentação grupo e 10 avaliação colegas); Trabalhos(relatórios, exercícios) – 20 pontos;Auto-avaliação – 10 pontos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007.
GALVÃO, Maria Inês PEREIRA, Patrícia G. Reflexões sobre Dança: possibilidades de investigação e contribuições para a Educação Física
LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006
SOTER, Silvia. A criação em Dança. In: Seminários de dança 5. Joinville: Pdois, 2012.
STRAZZACAPA, M & MORANDI, C.O descompasso da dança e da educação física. In: Entre a arte e a docência .
TADRA, Débora S.A. et. al. Considerações históricas da dança. In: Linguagem da dança. Curitiba: IBPEX, 2009.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
ARTAXO,I.Ritmo e Movimento – Teoria e Prática. São Paulo, Phorte Editora Ltda,
2009.
BERTAZZO, I. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. São Paulo: Summus, 1998.
LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
REFERÊNCIAS
CAMARGO, M. L. M. Música/ movimento: um universo em duas dimensões; aspectos técnicos e pedagógicos na Educação Física. Belo Horizonte: Vila Rica, 1994.
FALLBUSCH, H. Dança moderna e contemporânea - Rio de Janeiro : Sprint, 1990.
BOURCIER, P. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins fontes, 1987.
NANNI, D. Ensino da dança: enfoques neurológicos, psicológicos e pedagógicos na estruturação/ expansão da consciência corporal e da auto-estima do educando. Rio de Janeiro: Shape,
Período: 2º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
EMENTA
Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Ginásticas. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.
Período: 2º
Natureza: Obrigatória
Carga horária semestral: 30h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
EMENTA
Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Jogos. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
Aulas expositivas, aulas práticas, filmes, estudos orientados, debates, trabalhos em grupos, produção de textos, dentre outros.
REFERÊNCIAS:
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, s/d, 242 p.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Anped, São Paulo, n. 19, p 20-28, jan./abr. 2002
Período: 4º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
EMENTA
Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Lutas. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.
Natureza: Optativa
Carga horária: 30 horas
Ementa:
A disciplina é oferecida na forma de seminário, com apresentação de trabalhos por parte dos alunos sobre os temas pertinentes à disciplina, eventuais aulas expositivas e palestras de convidados. São tratados temas da Fisiologia do Exercício que possuem direta associação com o treinamento esportivo, e o embasam cientificamente. A apresentação dos trabalhos é avaliada. Além disso, são realizados trabalhos escritos e uma avaliação final.
Conteúdo programático:
-Bases científicas da periodização no treinamento
-Fisiologia da capacidade aeróbica e sua avaliação
-Fisiologia da capacidade anaeróbica e sua avaliação
-Fisiologia da força muscular
-Overtraining e polimento (tapering)
-Recursos ergogênicos nutricionais, estresse oxidativo e ação antioxidante
-Doping
-Grupos especiais: fisiologia do exercício aplicada ao treinamento da mulher e do idoso.
Referências:
Miller, T. (editor): Guia para Avaliações do Condicionamento Físico. Editora Manole, 2015.
Ratamess, N. (editor): ACSM´s Foundations of Strength and Conditioning Training. Lippncott Williams & Wilkins, 2012.
Samulski, D.; Menzel, H.J.; Prado, L. S (editores).: Treinamento Esportivo. Editora Manole, 2013.
Whyte, G. (editor): The Physiology of Training. Churchill Livingstone Elsevier (editora), 2006.
Natureza: Optativa
Carga horária: 30h/a
Ementa: Enquanto ferramenta utilitária, estética e política, a bicicleta ganha cada vez mais importância na sociedade contemporânea. O curso visa nesse panorama, refletir sobre os usos e possibilidades da bicicleta como modal de transporte e prática cultural, bem como promover a discussão sobre os aspectos que envolvem infraestrutura cicloviária, legislação, movimentos de contestação da bicicleta e outros veículos não motorizados e soluções no que tange ao papel da bicicleta no contexto urbano.
Período: 6º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
EMENTA
Conceitos básicos de análise de dados. Noções básicas sobre inferência estatística e sobre comparação de grupos. Estudo de associação de duas variáveis quantitativas. Estudo de variáveis qualitativas.