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Estrutura Curricular

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Atividade Prática Monitorada: Atletismo - ESP

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2

 

EMENTA

Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do Atletismo. Atletismo como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

Atividade Prática Monitorada: Danças

Carga Horária: 30h/a
Período:
Créditos: 2
Professora: Elisângela Chaves

I - EMENTA

Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Danças.

II - OBJETIVOS

  • Levar os alunos à compreensão da relação histórico-socio-cultural da dança e suas influências na história e na cultura corporal.
  • Buscar a sensibilização dos alunos, o desenvolvimento da expressividade e da criatividade através dos elementos constitutivos da dança
  • Proporcionar diferentes vivências e experiências de movimento aos alunos com intuito de ampliar o vocabulário corporal e exercitar a expressão criativa, como abordagem didático-pedagógica e metodológica.
  • Fazer com que os alunos conheçam, distingam e se familiarizem com diferentes estilos de dança.
  • Propiciar fundamentos teóricos e práticos quanto ao valor, necessidade e importância da dança, enquanto atividade física, social, educacional e cultural em nossa sociedade.
  • Proporcionar subsídios para que os alunos desenvolvam projetos que tenham como foco a dança em sua pluralidade de concepções.

IV - AVALIAÇÃO: Seminário – 40 pontos (20- texto, 10-apresentação grupo e 10 avaliação colegas); Trabalhos(relatórios, exercícios) – 20 pontos;Auto-avaliação – 10 pontos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007.

GALVÃO, Maria Inês PEREIRA, Patrícia G. Reflexões sobre Dança: possibilidades de investigação e contribuições para a Educação Física

LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006

SOTER, Silvia. A criação em Dança. In: Seminários de dança 5. Joinville: Pdois, 2012.

STRAZZACAPA, M  & MORANDI, C.O descompasso da dança e da educação física. In: Entre a arte e a docência .

TADRA, Débora S.A. et. al. Considerações históricas da dança. In: Linguagem da dança. Curitiba: IBPEX, 2009.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

ARTAXO,I.Ritmo e Movimento – Teoria e Prática. São Paulo, Phorte Editora Ltda,

2009.

BERTAZZO, I. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. São Paulo: Summus, 1998.

LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

REFERÊNCIAS

CAMARGO, M. L. M. Música/ movimento: um universo em duas dimensões; aspectos técnicos e pedagógicos na Educação Física. Belo Horizonte: Vila Rica, 1994.

FALLBUSCH, H. Dança moderna e contemporânea - Rio de Janeiro : Sprint, 1990.

BOURCIER, P. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins fontes, 1987.

NANNI, D. Ensino da dança: enfoques neurológicos, psicológicos e pedagógicos na estruturação/ expansão da consciência corporal e da auto-estima do educando. Rio de Janeiro: Shape,

Atividade Prática Monitorada: Ginásticas - ESP

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2

 

EMENTA

Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Ginásticas. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.

Atividade Prática Monitorada: Jogos - EFI075

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária semestral: 30h
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2

EMENTA

Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Jogos. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.

OBJETIVOS

  • Refletir sobre a natureza e o significado do jogo como fenômeno cultural;
  • Promover diversas experiências de Jogos e Brincadeiras;
  • Discutir as relações dos Jogos com diferentes grupos etários, campos de atuação e áreas de conhecimento da Educação Física;
  • Problematizar os jogos, as brincadeiras e os brinquedos na sociedade contemporânea;
  • Analisar as possibilidades de ocupação dos espaços públicos nas cidades a partir do jogo;

CONTEÚDOS

  • O jogo como fenômeno cultural;
  • O jogo como experiência;
  • O jogo como conteúdo da Educação Física;
  • Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos na sociedade;
  • Os jogos e a cidade;

METODOLOGIA

Aulas expositivas, aulas práticas, filmes, estudos orientados, debates, trabalhos em grupos, produção de textos, dentre outros.

REFERÊNCIAS:

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, s/d, 242 p.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Anped, São Paulo, n. 19, p 20-28, jan./abr. 2002

Atividade Prática Monitorada: Lutas - ESP

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

 

EMENTA

Atividades acadêmicas que proporcionam ao aluno a ampliação de sua formação com a aquisição de conhecimento procedimental e declarativo, habilidades, comportamentos e atitudes em áreas do conhecimento específico da Educação Física e Esportes. Experiência prática do aluno em diferentes contextos envolvendo o conteúdo Lutas. Análise do processo educativo e reflexão da práxis no contexto dos saberes profissionais.

 

Avaliação Física - ESP075

 

Bases Fisiológicas do Treinamento Esportivo

Natureza: Optativa
Carga horária: 30 horas

Ementa:

A disciplina é oferecida na forma de seminário, com apresentação de trabalhos por parte dos alunos sobre os temas pertinentes à disciplina, eventuais aulas expositivas e palestras de convidados. São tratados temas da Fisiologia do Exercício que possuem direta associação com o treinamento esportivo, e o embasam cientificamente. A apresentação dos trabalhos é avaliada. Além disso, são realizados trabalhos escritos e uma avaliação final.

Conteúdo programático:

-Bases científicas da periodização no treinamento

-Fisiologia da capacidade aeróbica e sua avaliação

-Fisiologia da capacidade anaeróbica e sua avaliação

-Fisiologia da força muscular

-Overtraining e polimento (tapering)

-Recursos ergogênicos nutricionais, estresse oxidativo e ação antioxidante

-Doping

-Grupos especiais: fisiologia do exercício aplicada ao treinamento da mulher e do idoso.

Referências:

Miller, T. (editor): Guia para Avaliações do Condicionamento Físico. Editora Manole, 2015.

Ratamess, N. (editor): ACSM´s Foundations of Strength and Conditioning Training. Lippncott Williams & Wilkins, 2012.

Samulski, D.; Menzel, H.J.; Prado, L. S (editores).: Treinamento Esportivo. Editora Manole, 2013.

Whyte, G. (editor): The Physiology of Training. Churchill Livingstone Elsevier (editora), 2006.

Bicicleta e Sociedade

Natureza: Optativa
Carga horária: 30h/a

Ementa: Enquanto ferramenta utilitária, estética e política, a bicicleta ganha cada vez mais importância na sociedade contemporânea. O curso visa nesse panorama, refletir sobre os usos e possibilidades da bicicleta como modal de transporte e prática cultural, bem como promover a discussão sobre os aspectos que envolvem infraestrutura cicloviária, legislação, movimentos de contestação da bicicleta e outros veículos não motorizados e soluções no que tange ao papel da bicicleta no contexto urbano.

Bioestatística - ESP

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

 

EMENTA

Conceitos básicos de análise de dados. Noções básicas sobre inferência estatística e sobre comparação de grupos. Estudo de associação de duas variáveis quantitativas. Estudo de variáveis qualitativas.

Biomecânica - ESP042