Período: 2º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
EMENTA
Aspectos estruturais de nutrientes: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, fatores inorgânicos. Digestão, absorvação e metabolismo. Integração metabólica a nível molecular e de órgãos.
BIBLIOGRAFIA
Bioquímica - Lubert Stryer, 4a. edição, editora Guanabara Koogan S. A., 199
Princípios de Bioquímica do Lehninger - David. L. Nelson, Michal M. Cox, 3a. edição, editora Worth Publishers, 2000.
Carga horária: 45h
Ementa da disciplina:
Estudo do movimento humano sob o aspecto mecânico e anátomo - funcional. Estudo descritivo e analítico das articulações e músculos relacionados a seus movimentos.
Conteúdo programático:
Introdução ao curso aula inaugural
Cinesiologia. Definição e evolução
1. Princípios mecânicos: cinemática
Planos e eixos
Movimentos
Amplitudes de movimento
Movimentos de rotação e translação
Graus de liberdade
Cadeias cinemáticas
Artrocinemática
Registro da contração
Terminologia das contrações musculares
Ações anatômicas dos músculos
Terminologia funcional da atividade muscular
Força muscular
2. Princípios mecânicos : Cinética
Teorias do movimento
Forças
Leis de Newton do movimento
Composição de forças
Alavancas
Primeira classe
Segunda classe
Terceira classe
Torque
Atividades práticas
3. Análise descritiva e analítica das articulações e músculos envolvidos no movimento
4. Cabeça, pescoço e tronco
Ossos
Curvaturas normais da coluna vertebral
Estruturas Impalpáveis
Estruturas palpáveis
Articulações
Região cervical
Região torácica
Região lombar
Músculos
Músculos cervicais anteriores
Músculos cervicais posteriores
Músculos profundos do dorso
Músculos anteriores e laterais do tronco
5. Quadril e região pélvica
Ossos
Estruturas palpáveis
Estruturas impalpáveis
Articulações
Articulação sacroilíaca
Sínfise púbica
Articulações Coccígeas
Equilíbrio pélvico
Inclinação pélvica
Articulação do quadril
Músculos
Posteriores
Anteriores
Laterais
Mediais
Análise cinesiológica da função muscular
Atividades de laboratório
6. Região do joelho
Estruturas articulares palpáveis
Estruturas não palpáveis
Articulação do joelho
Músculos
Extensores
Flexores
Rotadores
Ligamentos e meniscos
Forças articulares
Interação de músculos e ligamentos em função
Atividades de laboratório
7. Tornozelo e pé
Estruturas palpáveis
Estruturas não palpáveis
Articulações
Talocrural
Tibiofibulares
Subtalar
Transversa do tarso
Tarsometatarsiana
Metacarpofalangianas e interfalangianas
Músculos do tornozelo e pé
Grupo muscular posterior
Grupo muscular lateral
Grupo muscular anterior
Músculos Intrínsecos do pé
Análise cinesiológica da função
8. Análise da marcha normal
Métodos de estudo da locomoção
Padrões de marcha
Cinemática da marcha
Cinética da deambulação
Atividade muscular no ciclo da marcha
Função do pé durante a marcha
Atividades de laboratório
9. O complexo do ombro
Ossos
Palpação
Articulações
Escapulotoráxica
Esternoclavicular
Acromioclavicular
Glenoumeral
Supra-umeral ou subacromial
O sulco bicipital
Ritmo escápulo umeral
Músculos da região do ombro
Músculos do tronco à cintura escapular
Músculos da cintura escapular ao úmero
Músculos do tronco ao úmero
Suporte e estabilização dinâmica do ombro
Ações musculares sinérgicas
Forças e torques musculares
Movimentos e atividade muscular na função
Atividades de laboratório
10. Cotovelo e antebraço
Ossos
Estruturas palpáveis
Estruturas impalpáveis
Articulações
Articulação do cotovelo
Eixo de movimento
Articulação radioulnar
Amplitude de movimento
Músculos
Flexores do cotovelo
Extensores do cotovelo
Músculos supinadores
Músculos pronadores
Contrações sinérgicas
Músculos multiarticulares
Análise cinesiológica
Atividades de laboratório
11. Punho
Ossos
Estruturas palpáveis
Estruturas impalpáveis
Articulações
Punho
Dedos e polegar
Músculos
Análise cinesiológica da função
Atividades de laboratório
Critérios de avaliação :
30 pontos de avaliação final
30 pontos prova prática
20 pontos prova parcial
20 trabalhos
Referências Bibliográficas :
DANIELS ,L; WORTHINGHAM, C. Provas de Função Muscular .Terceira edição :Interamericana 1972.
DONATELLI RA. Physical Therapy of the Shouder. 3 ed. New York: Churchill- Livingstone.1997
HAY & REID, Bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil,1982.
KAPANDJI, I,A .Fisiologia Articular Quinta Edição Rio de Janeiro. Manole1987.
KENDALL & KENDALL .Músculos Provas e Funções .São Paulo Manole 1980.
LIEBER,R.L. Skeleton Muscle Structure and Function 1 ° Edição .Baltimore : Willians & Wilkins 1992.
LBEMKTUHL, LD. SMITH,L.K.Cinesiologia Clínica de Brunsnstrom. 4° ed, São Paulo: Manole ,1989.
MAGEE DJ. Orthopedic Phisical Assessment.3 ed. Philadelhia: WB Saunders,1997.
NORKIN CC,LEVANGIE PK. Joint Structure & Function. A Comprehensive Analysis. 2 ed .Philadelphia:FA Davis Company,1992.
RASH, P; BURKE, R.K. Cinesiologia e Anatomia Aplicada .Quinta Edição. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 1977.
Período: 2º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
EMENTA
Estudo da organização estrutural e aspectos morfofuncionais das células e dos tecidos animais. Estudo dos componentes celulares dos sistemas Orgânicos. Estudo das condições orgânicas do corpo humano: sua importância e sua homeostasia. Conhecimento das relações microscópicas e macroscópicas da organização estrutural e as funções que as mesmas exercem. Conhecimento das relações bioquímicas e funcionais. O conhecimento da unidade e do sistema ser humano.
BIBLIOGRAFIA
AIRES, M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
FOX, L. B. et all. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991
GUYTON, A. C. Fisiologia humana. Rio de janeiro: Interamericana, 1992. SCHAUF, C. L. et all. Fisiologia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993
Período: 4º
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3
I - EMENTA
Princípios filosóficos e bases teóricas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras, bem como os fatores que os influenciam. Importância e aplicação do desenvolvimento e aprendizagem motora na área de educação física.
II - OBJETIVOS
O aluno deverá conhecer os padrões motores típicos de cada etapa do ciclo de vida bem como os efeitos dos fatores que interferem na aquisição de habilidades motoras.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 5.ed. São Paulo: Phorte, 2005.
MAGILL, R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
SCHMIDT, R.; WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
REFERÊNCIAS
BARELA, J. A.; ISAYAMA, H. F. Efeitos do tipo de prática na aprendizagem do estilo borboleta na natação. Revista Movimento. n.2, 1995.
BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.
BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n.1, p. 114-129, 1999b.
BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H. Aprendizagem motora: fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras. In: SAMULSKI, D. M.; MENZEL, H-J. PRADO, L. S.; (Eds.). Treinamento esportivo. Barueri: Manole, p. 165-182, 2013.
CHIVIACOWSKY, S. TANI, G. Efeitos da freqüência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.7, n.1, p. 45-57, 1993.
CORRÊA, U. C.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H. Processo ensino-aprendizagem no ensino do desporto. In: Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. (Eds.) Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 241-250, 2006.
FREUDENHEIM, A. M.; TANI, G. Formação de esquema motor em crianças numa tarefa que envolve “timing ”coincidente. Revista Paulista de Educação Física, v.7, n.1, p. 30-44, 1993.
GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L. Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.
GOMES, T. V. B.; UGRINOWITSCH, H.; MARINHO, N. F. S.; BENDA, R. N. Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.26, n.3, p. 511-521, 2012.
GRECO, P.; BENDA, R. Aprendizagem e desenvolvimento motor I. In: SILVA, C. I.; COUTO, A. C. P. Manual do treinador de natação. Belo Horizonte: Edições FAM, p. 15-40, 1999.
GUEDES, D. P. Crescimento e desenvolvimento aplicado à educação física e esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.25, n.esp, p. 127-140, 2011.
MAFORTE, J. P.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; ALBUQUERQUE, M. R.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.21, n.3, p. 195-204, 2007.
MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.
MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin. v.75, special edition, p.254-257, 2005.
PUBLIO, N. S.; TANI, G. Aprendizagem de habilidades motoras seriadas da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física. v.7, p. 58-68. 1993.
PUBLIO, N. S.; TANI, G. MANOEL, E. J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.9, n.2, p. 111-124, 1995.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.
TANI, G. Contribuições da aprendizagem motora à educação física: uma análise crítica. Revista Paulista de Educação Física. v.6, n. 2, 65-72, 1992.
TANI, G. Educação Física na Pré-Escola e nas Quatro Primeiras Séries do Ensino de Primeiro Grau: Uma Abordagem de Desenvolvimento. Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.
TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J. Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1998.
TANI, G.; MEIRA, C. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N.; CHIVIACOWSKY, S.; CORRÊA, U. C. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista de Educação Física. v.21, n.3, p. 329-380, 2010.
TANI,G.; SANTOS, S.; MEIRA, C. M. O ensino da técnica e a aquisição de habilidades motoras no desporto. In: Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. (Eds.) Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 227-240, 2006.
UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.25, n.esp, p. 25-35, 2011.
UGRINOWITSCH, H.; COCA UGRINOWITSCH, A. A.. O efeito do estabelecimento de metas no treinamento esportivo. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K.L.M.. (Org.). Temas Atuais VIII. Belo Horizonte: Health, p. 61-72, 2003.
UGRINOWITSCH, H.; MANOEL, E. J. Interferência contextual: manipulação de aspectos e variável. Revista Paulista de Educação Física. v.10, n.1, p. 48-58, 1996.
Carga horária: 30h/a
I - EMENTA
Conceituação de transtornos do desenvolvimento, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Caracterização e avaliação dos déficits motores no TDAH e na Dislexia. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o comportamento motor nessas populações.
II - OBJETIVOS
O aluno deverá conhecer (a) os conceitos de transtornos do desenvolvimento, TDAH e Dislexia, (b) os déficits motores e as formas de avaliação, (c) a influencia de aspectos biológicos e ambientais nesses transtornos e (d) as formas de intervenção na educação física.
III – CRONOGRAMA E CONTEÚDO
REFERÊNCIAS
FARREL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas: guia do professor. Porto Alegre: ARTMED, 2008.
KURTZ, L.A. How to help a clumsy child. London: Jessica Kingsley Publishers, 2003.
ROHDE, L.A.; MATTOS, P. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
ROTTA, N.T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R.S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BANERJEE, T.D.; MIDDLETON, F.; FARAONE, S.V. Review Article: Environmental risk factors for attention-deficit hyperactivity disorder. Acta Paediatric,. v.96, p.1269-1274, 2007.
BARKLEY, R.A. Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions: Constructing a unifying theory of ADHD. Psychological Bulletin, v.121, p.65–94, 1997.
BIEDERMAN, J.; FARAONE, S.V. Attention-deficit hyperactivity disorder. Lancet, v.366, p.237-248, 2005.
DIAMOND, A. Close Interrelation of Motor Development and Cognitive Development and of the Cerebellum and Prefrontal Cortex. Child Development, v.71 p.44-56, 2000.
DIAS, J.P.; BARELA, J.A. Acoplamento entre informação visual e oscilação corporal em crianças com dislexia. Revista da Educação Física, v.8, p.137-145, 2007.
ELIASSON, A.; RÖSBLAD, B.; FORSSBERG, H. Disturbances in programming goal-directed arm movements in children with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology, v.46, p.19–27, 2004.
FAWCETT, A.J.; NICOLSON, R.I. Persistent deficits in motor skill of children with dyslexia. Journal of Motor Behavior, v.3, p.235–241, 1995.
MOE-NILSSEN, R. et al. Balance and gait in children with dyslexia. Experimental Brain Research, v. 150, p. 237-244, 2003.
PITCHER, M. T.; PIEK, J. P., BARRETT, N. C. Timing and force control in boys with attention deficit hyperactivity disorder: Subtype differences and the effect of comorbid developmental coordination disorder. Human Movement Science, v.21, p.919–945, 2002.
STEIN, J.F.; STOODLEY, C.J. A processing speed deficit in dyslexic adults? Evidence from a peg-moving task. Neuroscience letters, v.399, p.264-267, 2006.
VELAY, J.A. et al. Interhemispheric sensorimotor integration in pointing movements: a study on dyslexic adults. Neuropsychologia, v.40, p.827–834, 2002.
WANG, H.; HUANG, T.; LO, S. Motor ability and adaptive function in children with attention deficit hyperactivity disorder. Kaohsiung Journal of Medical Sciences, v.27, p446-452, 2011.
Carga Horária: 30h/a (2 créditos)
Professor: Elisângela Chaves
I - EMENTA
O corpo e a dança: reflexões históricas e contemporâneas. Dança e educação: aproximações das teorizações de Laban. Experimentações corporais em dança. Processos criativos.
II – OBJETIVOS
III - CRONOGRAMA E CONTEÚDO
Datas |
Conteúdo |
Leitura |
11/03 |
Apresentação da Disciplina |
|
18/03 |
A dança pensamento do corpo. Vivência lúdica: corpo sensível (livre expressão e ludicidade |
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea.: Pro-Posições - Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998. Campinas, SP.
Relatório |
25/03 |
Construções de seqüências de Movimento livre.
|
Assistir danças em vídeo |
01/04 |
Não houve aula |
|
08/04 |
A dança, eu e o outro. Personagem Contato e improvisação
|
VENÂNCIO, S. e COSTA,E. M. de B. Pensar e sentir o corpo na dança consigo e com o outro. In: Pensando o Corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005
|
15/04 |
Laboratório de histórias do meu corpo - Documentário Obsessão |
|
22/04 |
A composição coreográfica. Criar em dança.
|
ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007 |
29/04 |
Dança educativa moderna: princípios. Fatores do movimento e ações básicas de esforço: experimentações |
LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990. E O domínio do movimento. |
06/05 |
Temas de movimento em Laban |
RANGEL, Lenira. Temas de movimento de Rudol Laban. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990 |
13/05 |
Oficina : Dança e cultura popular
|
Convidado prof. Gustavo Côrtes |
20/05 |
O corpo sensível |
Viver o seu corpo: por uma pedagogia do movimento. Sobre o movimento, educar o movimento e dançar. |
27/05 |
O corpo instrumento: a técnica |
MILLER, J. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012. |
03/06 |
O corpo educado na dança. Contato e improvisação: exploração |
MARQUES, Isabel. Dança-educação ou dança e educação?. Seminários de Dança 3. Joenville: Nova Letra, 2010 |
10/06 |
Danças circulares: vivencia e aproximações |
Convidada prof. Mirza, facilitadora |
17/06 |
Apresentação e debate sobre as coreografias |
Auto avaliação |
24/06 |
Apresentação pública e encerramento da disciplina |
Entrega dos trabalhos finais. |
IV - AVALIAÇÃO: avaliação Teórica (40%), avaliação prática (40%), Auto avaliação 10%, Relatórios 10% (apresentações de dança, filmes- 2)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARQUES, Isabel. Dança-educação ou dança e educação?. Seminários de Dança 3. Joenville: Nova Letra, 2010.
MILLER, J. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012.
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea.: Pro-Posições - Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998. Campinas, SP.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990.
VENÂNCIO, S. e COSTA,E. M. de B. Pensar e sentir o corpo na dança consigo e com o outro. In: Pensando o Corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005
ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007.
Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
Período: 7°
Natureza: OP LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo. Estudo da curva de crescimento físico e da sequencia de desenvolvimento motor.
OBJETIVOS
O aluno deverá conhecer os princípios e concepções de desenvolvimento humano bem como o comportamento motor característico em cada etapa do ciclo de vida.
PROGRAMA
AVALIAÇÃO
Prova: Duas provas de 30 pontos
Seminários: Valor 10 e 20 pontos
Auto-Avaliação: Valor 10 pontos
BIBLIOGRAFIA
GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2001.
HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J. Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1988.
BARREIROS, J. A escala corporal das acções motoras: uma perspectiva de desenvolvimento. In: In: BARREIROS, J.; GODINHO, M.; MELO, F.; NETO, C. (orgs.) Desenvolvimento e aprendizagem: perspectivas cruzadas. Cruz Quebrada – Portugal: FMH Edições, p. 239-260, 2004.
BARREIROS, J. Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In: BARREIROS, J.; ESPANHA, M.; CORREIA, P. P. Atividade física e envelhecimento. Cruz Quebrada, FMH Edições, p. 89-104, 2006.
BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.
BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n. 1, p. 114-129, 1999b.
CONNOLLY, K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física. suplemento n.3, p. 6-15, 2000.
ECKERT, H. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.
GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L. Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.
KREBS, R. J. Desenvolvimento infantil: uma breve apresentação de algumas teorias emergentes. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 175-193, 1998.
MAFORTE, J. P. G.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; UGRINOWITSCH, H. Análise dos movimentos fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 3, p. 197-206, 2007.
MANOEL, E. J. A Continuidade e a Progressividade no Processo de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2, (2), p. 32-38, 1988.
MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.
MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin. v.75, special edition, p.254-257, 2005.
McCLENAGHAN, B. A.; GALLAHUE, D. L. Movimientos Fundamentales. Buenos Aires: Panamericana, 1985.
RICE, F. P. Human development - a life-span approach. 2. ed. New Jersey, Prentice-Hall, 1995.
SANTOS, S. Desenvolvimento motor ao longo da vida. In: BARBANTI, V. AMADIO, A. C.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T. (orgs.) Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. Barueri: Manole, p. 339-349, 2002.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.
TANI, G. Educação Física na Pré-Escola e nas Quatro Primeiras Séries do Ensino de Primeiro Grau: Uma Abordagem de Desenvolvimento. Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.
TANI, G. Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 37-62, 1998.
EMENTA:
Abordagem numa perspectiva histórica, sociocultural e técnica da dança. Estudos dos fundamentos e conceitos básicos de sistemas de dança como o balé clássico, a dança moderna, o jazz e algumas danças étnicas tendo a semiótica como via de acesso. Vivências de técnicas corporais básicas desses sistemas. Sensibilização e trabalho corporal tendo em vista a dança no espaço cênico. Reflexão sobre a construção de sentido na dança e sua influência na formação cidadã.
REFERÊNCIAS
ABBAGNANO, Nícola. Dicionário de filosofia. 2aed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo: Hucitec-UNICAMP,
1995
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense,1985.
BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. In: Discorpo 3. São Paulo,
no. 3,p.25-45,1994.
COHEN,Mashal; COPELAND, Roger. What is dance? readings in teory and criticism. New York:
Oxford University Press, 1983
DANTAS, Mônica Fagundes. Dança: o enigma do movimento. Rio Grande do Sul: Editora da
Universidade, 1999.
________________ .Dança e linguagem: a construção de sentidos coreográficos. Revista Perfil
.ESEF/UFRGS, ano 1, n? 1, 1997. P.52-66
DINIZ, Isabel Cristina Vieira Coimbra. Linguagem: corpo que fala, corpo que conta sua história.
COLETÂNEA. IV Encontro Nacional de História do Esporte Lazer e Educação Física. Belo
Horizonte: UFMG/EEF,1996 pag.671-677
_________________ . A motivação humana e o gesto técnico no contexto da dança. Belo
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