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Estrutura Curricular

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Bioquímica Aplicada a Educação Física - BIQ041

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4

 

EMENTA

Aspectos estruturais de nutrientes: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, fatores inorgânicos. Digestão, absorvação e metabolismo. Integração metabólica a nível molecular e de órgãos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bioquímica - Lubert Stryer, 4a. edição, editora Guanabara Koogan S. A., 199

Princípios de Bioquímica do Lehninger - David. L. Nelson, Michal M. Cox, 3a. edição, editora Worth Publishers, 2000.

Cinesiologia

Carga horária: 45h

Ementa da disciplina: 

Estudo do movimento humano sob o aspecto mecânico e anátomo - funcional. Estudo descritivo e analítico das articulações e músculos relacionados a seus movimentos.

Conteúdo programático:

Introdução ao curso aula inaugural

Cinesiologia. Definição e evolução

1. Princípios mecânicos: cinemática

Planos e eixos

Movimentos

Amplitudes de movimento

Movimentos de rotação e translação

Graus de liberdade

Cadeias cinemáticas

Artrocinemática

Registro da contração

Terminologia das contrações musculares

Ações anatômicas dos músculos

Terminologia funcional da atividade muscular 

Força muscular

2. Princípios mecânicos : Cinética

Teorias do movimento

Forças

Leis de Newton do movimento

Composição de forças

Alavancas

            Primeira classe

            Segunda classe

            Terceira classe

Torque 

 Atividades práticas

3. Análise descritiva e analítica das articulações e músculos envolvidos no movimento

4. Cabeça, pescoço e tronco 

Ossos

Curvaturas normais da coluna vertebral

Estruturas Impalpáveis

Estruturas palpáveis

Articulações

Região cervical

Região torácica

Região lombar

Músculos

Músculos cervicais anteriores

Músculos cervicais posteriores

Músculos profundos do dorso

Músculos anteriores e laterais do tronco

5. Quadril e região pélvica

Ossos 

Estruturas palpáveis

Estruturas impalpáveis

Articulações

Articulação sacroilíaca

Sínfise púbica 

Articulações Coccígeas

Equilíbrio pélvico

Inclinação pélvica

Articulação do quadril 

Músculos

Posteriores

Anteriores

Laterais

Mediais

Análise cinesiológica da função muscular

Atividades de laboratório

6. Região do joelho 

Estruturas articulares palpáveis

Estruturas não palpáveis

Articulação do joelho 

Músculos

Extensores

Flexores

Rotadores

Ligamentos e meniscos

Forças articulares

Interação de músculos e ligamentos em função

Atividades de laboratório

7. Tornozelo e pé

Estruturas palpáveis

Estruturas não palpáveis

Articulações

Talocrural

Tibiofibulares

Subtalar

Transversa do tarso

Tarsometatarsiana

Metacarpofalangianas e interfalangianas

Músculos do tornozelo e pé

Grupo muscular posterior

Grupo muscular lateral

Grupo muscular anterior

Músculos Intrínsecos do pé

Análise cinesiológica da função

8. Análise da marcha normal

Métodos de estudo da locomoção

Padrões de marcha

Cinemática da marcha

Cinética da deambulação

Atividade muscular no ciclo da marcha

Função do pé durante a marcha

Atividades de laboratório

9. O complexo do ombro

Ossos

Palpação

Articulações

Escapulotoráxica

Esternoclavicular

Acromioclavicular

Glenoumeral

Supra-umeral ou subacromial

O sulco bicipital

Ritmo escápulo umeral

Músculos da região do ombro

Músculos do tronco à cintura escapular

Músculos da cintura escapular ao úmero

Músculos do tronco ao úmero

Suporte e estabilização dinâmica do ombro

Ações musculares sinérgicas

Forças e torques musculares

Movimentos e atividade muscular na função

Atividades de laboratório

10. Cotovelo e antebraço

Ossos

 Estruturas palpáveis

Estruturas impalpáveis

Articulações

Articulação do cotovelo

Eixo de movimento

Articulação radioulnar

Amplitude de movimento

Músculos

Flexores do cotovelo

Extensores do cotovelo

Músculos supinadores

Músculos pronadores

Contrações sinérgicas

Músculos multiarticulares

Análise cinesiológica

Atividades de laboratório

11. Punho

Ossos

Estruturas palpáveis

Estruturas impalpáveis

Articulações

Punho

Dedos e polegar 

Músculos

Análise cinesiológica da função

Atividades de laboratório

 

Critérios de avaliação :

30 pontos de avaliação final

30 pontos prova prática

20 pontos prova parcial

20 trabalhos

 

Referências Bibliográficas :

DANIELS ,L; WORTHINGHAM, C. Provas de Função Muscular .Terceira edição :Interamericana 1972.

DONATELLI RA. Physical Therapy of the Shouder. 3 ed. New York: Churchill- Livingstone.1997

HAY   & REID, Bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil,1982.

KAPANDJI, I,A .Fisiologia Articular Quinta Edição  Rio de Janeiro. Manole1987.

KENDALL & KENDALL .Músculos Provas e Funções .São Paulo Manole 1980.

LIEBER,R.L. Skeleton Muscle Structure and Function 1 ° Edição .Baltimore : Willians & Wilkins 1992.

LBEMKTUHL, LD.  SMITH,L.K.Cinesiologia Clínica de Brunsnstrom. 4° ed, São Paulo: Manole ,1989.

MAGEE DJ. Orthopedic Phisical Assessment.3 ed. Philadelhia: WB Saunders,1997.

NORKIN CC,LEVANGIE PK. Joint Structure & Function. A Comprehensive Analysis. 2 ed .Philadelphia:FA Davis Company,1992.

RASH, P; BURKE, R.K. Cinesiologia e Anatomia Aplicada .Quinta Edição. Rio de janeiro: Guanabara  Koogan, 1977.

Citologia e Histologia Geral - MOF001

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4

 

EMENTA

Estudo da organização estrutural e aspectos morfofuncionais das células e dos tecidos animais. Estudo dos componentes celulares dos sistemas Orgânicos. Estudo das condições orgânicas do corpo humano: sua importância e sua homeostasia. Conhecimento das relações microscópicas e macroscópicas da organização estrutural e as funções que as mesmas exercem. Conhecimento das relações bioquímicas e funcionais. O conhecimento da unidade e do sistema ser humano.

 

BIBLIOGRAFIA

AIRES, M. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

FOX, L. B. et all. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991

GUYTON, A. C. Fisiologia humana. Rio de janeiro: Interamericana, 1992. SCHAUF, C. L. et all. Fisiologia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993

Comportamento Motor

Período: 4º
Carga horária: 45 h/a
Créditos: 3

I - EMENTA

Princípios filosóficos e bases teóricas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras, bem como os fatores que os influenciam. Importância e aplicação do desenvolvimento e aprendizagem motora na área de educação física.

 

II - OBJETIVOS

O aluno deverá conhecer os padrões motores típicos de cada etapa do ciclo de vida bem como os efeitos dos fatores que interferem na aquisição de habilidades motoras.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 5.ed. São Paulo: Phorte, 2005.

MAGILL, R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

SCHMIDT, R.; WRISBERG, C.  Aprendizagem e performance motora.  2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

REFERÊNCIAS

BARELA, J. A.; ISAYAMA, H. F. Efeitos do tipo de prática na aprendizagem do estilo borboleta na natação. Revista Movimento. n.2, 1995.

BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.

BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n.1, p. 114-129, 1999b.

BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H. Aprendizagem motora: fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras. In: SAMULSKI, D. M.; MENZEL, H-J. PRADO, L. S.; (Eds.). Treinamento esportivo. Barueri: Manole, p. 165-182, 2013.

CHIVIACOWSKY, S. TANI, G. Efeitos da freqüência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.7, n.1, p. 45-57, 1993.

CORRÊA, U. C.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H. Processo ensino-aprendizagem no ensino do desporto. In: Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. (Eds.) Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 241-250, 2006.

FREUDENHEIM, A. M.; TANI, G. Formação de esquema motor em crianças numa tarefa que envolve “timing ”coincidente. Revista Paulista de Educação Física, v.7, n.1, p. 30-44, 1993.

GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L.  Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down.  Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.

GOMES, T. V. B.; UGRINOWITSCH, H.; MARINHO, N. F. S.; BENDA, R. N. Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.26, n.3, p. 511-521, 2012.

GRECO, P.; BENDA, R.  Aprendizagem e desenvolvimento motor I.  In: SILVA, C. I.; COUTO, A. C. P.  Manual do treinador de natação. Belo Horizonte: Edições FAM, p. 15-40, 1999.

GUEDES, D. P. Crescimento e desenvolvimento aplicado à educação física e esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.25, n.esp, p. 127-140, 2011.

MAFORTE, J. P.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; ALBUQUERQUE, M. R.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.21, n.3, p. 195-204, 2007.

MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.

MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin.  v.75, special edition, p.254-257, 2005.

PUBLIO, N. S.; TANI, G. Aprendizagem de habilidades motoras seriadas da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física. v.7,  p. 58-68. 1993.

PUBLIO, N. S.; TANI, G. MANOEL, E. J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.9, n.2, p. 111-124, 1995.

SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A.  Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação.  Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.

TANI, G. Contribuições da aprendizagem motora à educação física: uma análise crítica.  Revista Paulista de Educação Física. v.6, n. 2, 65-72, 1992.

TANI, G. Educação Física na Pré-Escola e nas Quatro Primeiras Séries do Ensino de Primeiro Grau: Uma Abordagem de Desenvolvimento. Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.

TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J.  Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1998.

TANI, G.; MEIRA, C. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N.; CHIVIACOWSKY, S.; CORRÊA, U. C. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista de Educação Física. v.21, n.3, p. 329-380, 2010.

TANI,G.; SANTOS, S.; MEIRA, C. M. O ensino da técnica e a aquisição de habilidades motoras no desporto. In: Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. (Eds.) Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 227-240, 2006.

UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.25, n.esp, p. 25-35, 2011.

UGRINOWITSCH, H.; COCA UGRINOWITSCH, A. A.. O efeito do estabelecimento de metas no treinamento esportivo. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K.L.M.. (Org.). Temas Atuais VIII. Belo Horizonte: Health, p. 61-72, 2003.

UGRINOWITSCH, H.; MANOEL, E. J. Interferência contextual: manipulação de aspectos e variável. Revista Paulista de Educação Física. v.10, n.1, p. 48-58, 1996.

Comportamento Motor e Transtornos do Desenvolvimento: Autismo e TDC

 

Comportamento motor e transtornos do desenvolvimento: TDAH e Dislexia

Carga horária: 30h/a

I - EMENTA

Conceituação de transtornos do desenvolvimento, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Caracterização e avaliação dos déficits motores no TDAH e na Dislexia. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o comportamento motor nessas populações.

 

II - OBJETIVOS

O aluno deverá conhecer (a) os conceitos de transtornos do desenvolvimento, TDAH e Dislexia, (b) os déficits motores e as formas de avaliação, (c) a influencia de aspectos biológicos e ambientais nesses transtornos e (d) as formas de intervenção na educação física.

 

III – CRONOGRAMA E CONTEÚDO

  • Conceituação de transtornos do desenvolvimento;
  • Conceituação de TDAH;
  • Conceituação de Dislexia;
  • Déficits motores no TDAH e na Dislexia;
  • Avaliação motora;
  • Aspectos biológicos e ambientais que influenciam o comportamento motor;
  • Intervenções por meio da educação física e dos esportes.

REFERÊNCIAS

FARREL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas: guia do professor. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

KURTZ, L.A. How to help a clumsy child. London: Jessica Kingsley Publishers, 2003.

ROHDE, L.A.; MATTOS, P. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

ROTTA, N.T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R.S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BANERJEE, T.D.; MIDDLETON, F.; FARAONE, S.V. Review Article: Environmental risk factors for attention-deficit hyperactivity disorder. Acta Paediatric,. v.96, p.1269-1274, 2007.

BARKLEY, R.A. Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions: Constructing a unifying theory of ADHD. Psychological Bulletin, v.121, p.65–94, 1997.

BIEDERMAN, J.; FARAONE, S.V. Attention-deficit hyperactivity disorder. Lancet, v.366, p.237-248, 2005.

DIAMOND, A. Close Interrelation of Motor Development and Cognitive Development and of the Cerebellum and Prefrontal Cortex. Child Development, v.71 p.44-56, 2000.

DIAS, J.P.; BARELA, J.A. Acoplamento entre informação visual e oscilação corporal em crianças com dislexia. Revista da Educação Física, v.8, p.137-145, 2007. 

ELIASSON, A.; RÖSBLAD, B.; FORSSBERG, H. Disturbances in programming goal-directed arm movements in children with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology, v.46, p.19–27, 2004.

FAWCETT, A.J.; NICOLSON, R.I. Persistent deficits in motor skill of children with dyslexia. Journal of Motor Behavior, v.3, p.235–241, 1995.

MOE-NILSSEN, R. et al. Balance and gait in children with dyslexia. Experimental Brain Research, v. 150, p. 237-244, 2003.

PITCHER, M. T.; PIEK, J. P., BARRETT, N. C. Timing and force control in boys with attention deficit hyperactivity disorder: Subtype differences and the effect of comorbid developmental coordination disorder. Human Movement Science, v.21, p.919–945, 2002.

STEIN, J.F.; STOODLEY, C.J. A processing speed deficit in dyslexic adults? Evidence from a peg-moving task. Neuroscience letters, v.399, p.264-267, 2006.

VELAY, J.A. et al. Interhemispheric sensorimotor integration in pointing movements: a study on dyslexic adults. Neuropsychologia, v.40, p.827–834, 2002.

WANG, H.; HUANG, T.; LO, S. Motor ability and adaptive function in children with attention deficit hyperactivity disorder. Kaohsiung Journal of Medical Sciences, v.27, p446-452, 2011.

 

Corpo, Dança e Educação

Carga Horária: 30h/a (2 créditos)

Professor: Elisângela Chaves

 

I - EMENTA

O corpo e a dança: reflexões históricas e contemporâneas. Dança e educação: aproximações das teorizações de Laban. Experimentações corporais em dança. Processos criativos.

 

II – OBJETIVOS

  • Propiciar os alunos reflexões e experimentações a cerca da relação corpo, dança, e educação
  • Possibilitar vivências e debates sobre a importância da dança na educação contemporânea.
  • Ampliar possibilidades de aprendizado e intervenção através do ensino da dança.

 

III - CRONOGRAMA E CONTEÚDO

 

Datas

Conteúdo

Leitura

11/03

Apresentação da Disciplina

 

18/03

A dança pensamento do corpo. Vivência lúdica: corpo sensível (livre expressão e ludicidade

MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea.: Pro-Posições - Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998. Campinas, SP.

 

Relatório

25/03

Construções de seqüências de Movimento livre.

 

Assistir danças em vídeo

01/04

Não houve aula

 

08/04

A dança, eu e o outro. Personagem

Contato e improvisação

 

VENÂNCIO, S. e COSTA,E. M. de B. Pensar e sentir o corpo na dança consigo e com o outro. In: Pensando o Corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005

 

15/04

Laboratório de histórias do meu corpo -

Documentário Obsessão

22/04

A composição coreográfica. Criar em dança.

 

ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007

29/04

Dança educativa moderna: princípios. Fatores do movimento e ações básicas de esforço: experimentações

LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990. E O domínio do movimento.

06/05

Temas de movimento em Laban

RANGEL, Lenira. Temas de movimento de Rudol Laban. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990

13/05

Oficina : Dança e cultura popular

 

Convidado prof. Gustavo Côrtes

20/05

O corpo sensível

Viver o seu corpo: por uma pedagogia do movimento.

Sobre o movimento, educar o movimento e dançar.

27/05

O corpo instrumento: a técnica

MILLER, J. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012.

03/06

O corpo educado na dança. Contato e improvisação: exploração

MARQUES, Isabel. Dança-educação ou dança e educação?. Seminários de Dança 3. Joenville: Nova Letra, 2010

10/06

Danças circulares: vivencia e aproximações

Convidada prof. Mirza, facilitadora

17/06

Apresentação e debate sobre as coreografias

Auto avaliação

24/06

Apresentação pública e encerramento da disciplina

Entrega dos trabalhos finais.

 

IV - AVALIAÇÃO: avaliação Teórica (40%), avaliação prática (40%), Auto avaliação 10%, Relatórios 10% (apresentações de dança, filmes- 2)

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

MARQUES, Isabel. Dança-educação ou dança e educação?. Seminários de Dança 3. Joenville: Nova Letra, 2010.

MILLER, J. Qual é o corpo que dança? São Paulo: Summus, 2012.

MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea.: Pro-Posições - Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998. Campinas, SP.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

LABAN, R. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ed. Ícone, 1990.

VENÂNCIO, S. e COSTA,E. M. de B. Pensar e sentir o corpo na dança consigo e com o outro. In: Pensando o Corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005

ALVES, Flavio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança.. In: Revista territórios e fronteiras da cena, 2007.

Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

 

Corpo, Movimento e Energia

Crescimento e Desenvolvimento Humano - EEF024

Período: 7°        

Natureza: OP LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo. Estudo da curva de crescimento físico e da sequencia de desenvolvimento motor.

 

OBJETIVOS                                 

O aluno deverá conhecer os princípios e concepções de desenvolvimento humano bem como o comportamento motor característico em cada etapa do ciclo de vida.

 

PROGRAMA

  • Conceituação
  • Princípios de Desenvolvimento Humano
  • Teorias de Desenvolvimento Humano
  • Concepções de Desenvolvimento Humano
  • Seqüência de Desenvolvimento Motor
  • - Infância;
  • - Idosos.

 

AVALIAÇÃO

Prova: Duas provas de 30 pontos

Seminários: Valor 10 e 20 pontos

Auto-Avaliação: Valor 10 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2001.

HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N.  Desenvolvimento motor ao longo da vida.  3.ed.  Porto Alegre: Artmed, 2004.

TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J.  Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1988.

BARREIROS, J.  A escala corporal das acções motoras: uma perspectiva de desenvolvimento. In: In: BARREIROS, J.; GODINHO, M.; MELO, F.; NETO, C. (orgs.)  Desenvolvimento e aprendizagem: perspectivas cruzadas.  Cruz Quebrada – Portugal: FMH Edições, p. 239-260, 2004.

BARREIROS, J. Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In: BARREIROS, J.; ESPANHA, M.; CORREIA, P. P.  Atividade física e envelhecimento. Cruz Quebrada, FMH Edições, p. 89-104, 2006.

BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.

BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n. 1, p. 114-129, 1999b.

CONNOLLY, K.  Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro.  Revista Paulista de Educação Física. suplemento n.3, p. 6-15, 2000.

ECKERT, H. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.

GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L.  Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down.  Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.

KREBS, R. J. Desenvolvimento infantil: uma breve apresentação de algumas teorias emergentes. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 175-193, 1998.

MAFORTE, J. P. G.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; UGRINOWITSCH, H. Análise dos movimentos fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 3, p. 197-206, 2007.

MANOEL, E. J. A Continuidade e a Progressividade no Processo de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2, (2), p. 32-38, 1988.

MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.

MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin.  v.75, special edition, p.254-257, 2005.

McCLENAGHAN, B. A.; GALLAHUE, D. L.  Movimientos Fundamentales.  Buenos Aires: Panamericana, 1985.

RICE, F. P.  Human development - a life-span approach. 2. ed. New Jersey, Prentice-Hall, 1995.

SANTOS, S.  Desenvolvimento motor ao longo da vida. In: BARBANTI, V. AMADIO, A. C.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T. (orgs.)  Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. Barueri: Manole, p. 339-349, 2002.

SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A.  Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação.  Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.

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TANI, G. Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 37-62, 1998.

Dança I: A Construção do Sentido na Dança

EMENTA:

Abordagem numa perspectiva histórica, sociocultural e técnica da dança. Estudos dos fundamentos e conceitos básicos de sistemas de dança como o balé clássico, a dança moderna, o jazz e algumas danças étnicas tendo a semiótica como via de acesso. Vivências de técnicas corporais básicas desses sistemas. Sensibilização e trabalho corporal tendo em vista a dança no espaço cênico. Reflexão sobre a construção de sentido na dança e sua influência na formação cidadã.

 

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