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Estrutura Curricular

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Ensino de Futebol - ESP090

Período: 5°      

Natureza: OB LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do futebol. Futebol como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

 

PROGRAMA

  • História
  • Desenvolvimento político, técnico e tático.
  • Fundamentos técnicos e táticos.
  • Regras.
  • Metodologias de ensino.
  • Futebol como meio de desenvolvimento do ser humano.
  • Futebol como prática do currículo de EF na Educação Básica.

 

BIBLIOGRAFIA

BENEDEK, E., Fútbol Infantil, Ed. Paidothibo. BORSAM, J. R., Futebol de Campo, E.P.U. AZHAR, A., El Fútbol, Inciacion Y Perfeccionamento. BAUER, G., VERBERTE, H., Fútbol, Factores de Rendimento, Direccion de Jugadores y Del Edimpo. CARVALHO, D.M., GONÇALVES, P., Visão Periférica e Futebol, Testes e Treinamento. ROSSAN, B., Manual de Fútbol, Prólogo. EKBLOM, B., Football (Soccer) Futebol, Preparação dos Futebolistas de Alto Nível.

 

Ensino de Ginástica Artística - ESP067

Período:

Natureza: OP BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

O significado e objetivos da ginástica olímpica, seus conceitos básicos no contexto geral da educação na área escolar. Apresentando as dimensões sob os aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais relacionados com os atos pedagógicos do professor, no ensino formal e não formal. Ginástica Olímpica como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

 

PROGRAMA

- Capacitar e proporcionar o aluno através do conteúdo programático da disciplina a aquisição do conhecimento básico essencial que o habilite a exercer a função de profissional em educação física nos diferentes seguimentos da ginástica olímpica;

- Proporcionar ao aluno a vivencia pratica dos conteúdos da ginástica olímpica, visando a sua aplicabilidade posteriormente nas diversas áreas de atuação.

- Capacitar os futuros profissionais em Educação Física a ministrarem aulas teóricas e praticas sobre os conteúdos da iniciação na ginástica olímpica em escolas no ensino fundamental e médio e escolas de ginástica olímpica.

1) Conceitos básicos sobre a modalidade esportiva:

- Histórico da Ginástica Olímpica

- Aparelhos oficiais masculinos

- Aparelhos oficiais femininos

- Código de pontuação, aspectos básicos.

- Aparelhos auxiliares

- Aparelhos alternativos

- Equipamentos de segurança.

2) Solo, elementos básicos:

- rolamento para frente e para trás

- parada de mãos, ponte para frente e para trás.

- roda, rondat, reversão.

- flic - flac

- mortal para frente e para trás.

3) Salto sobre o cavalo, elementos básicos:

- adaptação ao trampolim e mine - trampolim

- formas variadas de transpor obstáculos

- salto grästsche (afastado)

- salto höcke (grupado)

- salto reversão.

 

BIBLIOGRAFIA

ALEIXO, Ivana M. S. O Ensino da Ginástica Olímpica, no aparelho solo, para crianças de 7 e 8 anos- Cap. Livro Temas Atuais IV Ed.Healt,BH 1999.

ALEIXO, Ivana e VIERA, Márcio. Processo ensino-aprendizagem de Ginástica Olímpica para crianças na extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Uma proposta experimental.Cap. Livro Temas Atuais VIII-Ed. Health, BH 2003

ALEIXO, I. M. S. & VIERA, M. M. De Cláudia Magalhães a Daiane dos Santos. A trajetória da Ginástica Artística Feminina no Brasil. In: Temas Atuais IX-Ed. Health, BH 2004.

ALEIXO,Ivana M.S; Vieira Márcio. A Formação pedagógica dos professores na Ginástica Olímpica Cap Livro Temas Atuais X –Ed Health, BH 2005.

BROCHADO, Ferando A.,BROCHADO, Mônica V. Educação no ensino Superior -Fundamentos da Ginástica Artística e de trampolins.Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro -RJ 2005.

LORENTE, Encarna M.1000 Exercícios Ginásticos com acessórios fixos e móveis. Zamboni –Sprint, Rio de Janeiro. Brasil 2002.

NUNOMURA, Myrian, NISTA PICCOLO, V. Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo, Phorte Editora, 2005.

SANTOS, Cícero R. Gymnica 1000 exercícios: ginástica olímpica ,trampolim,mini-trampolim,acrobática. Sprint, RJ, Brasil 2002.

PÚBLIO, Nestor Soares. Evolução histórica da ginástica olímpica. Ed. Phorte, SP 1998.

Ensino de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Ementa

 

Ensino de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras em diferentes contextos culturais e instituições de Educação Básica. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como temas e conteúdos de ensino da Educação Física. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras e a organização do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras em diferentes tempos e espaços pedagógicos da Escola.

 

Conteúdos

 

  • Projetos de Ensino como Concepção Organização do Conhecimento e da Escola.
  • Projetos de Ensino de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Física.
  • Brincar, Educação e Formação Humana.

 

Objetivos

 

  • Indagar perspectivas e sentidos para o ensino de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como conteúdo da Educação Física na Educação Básica.
  • Compreender a importância dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras para a formação e expressão humana.
  • Discutir possibilidades metodológicas para o ensino de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como conteúdo da Educação Física na Educação Básica.
  • Compartilhar possibilidades de docencia de de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras como conteúdo da Educação Física na Educação Básica.
  • Conhecer projetos de ensino com o tema jogos, brinquedos e brincadeiras.

 

Referências

 

  • BROUGERE, Gille. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994.
  • CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
  • DEBORTOLI, José Alfredo. As crianças e a brincadeira. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
  • ECO, Umberto. Carta ao Meu Filho. In. ECO. Diário Mínimo. São Paulo: Difel, 199 .
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17a ed., 1987.
  • HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança: os projetos de ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • LAVE, Jean e WENGER, Etienne. Situated Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
  • LEITE, Lucia Helena Alvarez. Projetos de Ensino: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica, v.2, n.8, mar-abr, 1996.
  • SOUZA, Solange; SALGADO, Raquel. A criança na idade da mídia: reflexões sobre cultura lúdica, capitalismo e educação. In. SARMENTO; GOUVEA (orgs.) Estudos da Infância. Petrópolis: Vozes, 2008.

Ensino de Natação - ESP079

Período: 7°       

Natureza: OP BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

O significado e objetivos da ginástica rítmica, seus conceitos básicos no contexto geral da educação na área escolar. Fundamentos básicos do trabalho corporal e aparelhos oficiais; Regulamentos; Fundamentos dos aparelhos oficiais. Ginástica Rítmica como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

  • Analisar e problematizar os conteúdos básicos da Ginástica Rítmica no contexto da educação física escolar;
  • Apresentar propostas pedagógicas para o ensino da Ginástica Rítmica na educação básica desvinculada do caráter competitivo, mas mantendo a identidade da modalidade.

 

OBJETIVOS

Analisar a evolução histórica da natação; conhecer e analisar a estrutura da natação; analisar a natação na atualidade; elaborar planejamentos, a partir dos conhecimentos adquiridos; executar os estilos competitivos, a partir de seus princípios técnicos; conhecer de forma geral os princípios metodológicos da natação.

 

PROGRAMA

1. Evolução histórica da natação

2. Aprendizagem dos elementos básicos da natação

3. Adaptação ao meio líquido

4. Ambientação

5. Flutuação

6. Deslize

7. Respiração

8. Técnica dos estilos competitivos (Crawl, Costas, Peito, Borboleta)

9. Ensino da Natação

10. Mecânica dos nados

11. Princípios da natação

12. Temas atuais

 

BIBLIOGRAFIA

ARAÚJO Jr. B. Natação: Saber Fazer ou Fazer Sabendo? Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

CATTEAU, R.; GAROFF, G. O Ensino da Natação. São Paulo: Editora Manole, 1988. [ 2 COUNSILMAN.J.E. A natação - Ciência e técnica para a preparação de campeões. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano,, 1980.

MACHADO, D. C. Natação - teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

MAGLISCHO, E. Nadando ainda mais rápido. São Paulo:Editora Manole, 1999..

NAVARRO, F. Hacia el Dominio de la Natación. Madrid: Gymnos Editorial, 1995.

PALMER, M. A Ciência do Ensino da Natação. São Paulo: Editora Manole, 1990.

Ensino do Voleibol - ESP068

Período: 5°        

Natureza: OP BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do voleibol. Voleibol como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

PROGRAMA

História; técnicas; fundamentos do jogo; processos de aprendizagem; Voleibol como conteúdo de ensino de Educação Física na Educação Básica.

BIBLIOGRAFIA

Apostila – Treinamento Combinado em Voleibol – Prof. Múcio Edson Longuinho, 1996

Voleibol Iniciação J. Autor. Y. P.

Manual do Treinador Internacional – Volleyball Federation – Comissão Internacional de Treinadores, 1995

A beira da Quadra. Autor: Prof. Adolfo Guilherme, 3ª edição, 1999.

Regras de Voleibol – Confederação Brasileira de Voleibol, 1998. 

Filosofia e Educação Física

Ementa

Diálogos possíveis entre o campo da Filosofia e da Educação Física. Importância da Filosofia para a compreensão dos sentidos das criações humanas; contribuições da Filosofia para a formação e atuação em Educação Física; a atitude filosófica e o objeto de estudo e trabalho da Educação Física. Estudo da ética na sociedade contemporânea e seus impactos na Educação Física e no Esporte.

Objetivos

- Conhecer, discutir e partilhar princípios políticos, éticos, estéticos e epistemológicos que fundamentam e legitimam a Educação Física como um campo de conhecimento acadêmico;

- Refletir filosoficamente sobre educação física, natureza e cultura na sociedade contemporânea;

- Problematizar à luz da reflexão filosófica alguns saberes e práticas que constituem a Educação Física, como corpo, movimento, saúde, esporte, educação, mídia, rendimento e lazer.

Conteúdos

Unidade 1- Filosofia e Educação Física: aproximações e distanciamentos

• Por que filosofar?

• Atitude filosófica, atitude crítica.

Unidade 2 - O corpo como um espelho partido da história

• O eu e o outro.

• Corpo, natureza e cultura: o “mal-estar” da Educação Física

• Culto à performance e sacrifício corporal.

Unidade 3 - Educar e civilizar: as pedagogias do corpo e seus sentidos

• Educação e humanização: questões para a Educação Física

• Educação e barbárie: progresso e regressão

• Educação do corpo, mercado e indústria cultural

• Mídia e sociedade do espetáculo.

Unidade 4 - Educação física, saúde e reflexão filosófica

• A produção da saúde: entre o normal e o patológico?

• Saúde individual, saúde coletiva.

• Corpos „sarados?, corpos „adoentados?.

• Atividade Física e promoção da saúde: mito e esclarecimento.

Unidade 5 - Ciência, ética e política: tensões no campo acadêmico da Educação Física

• Ciência e poder.

• O conhecimento científico e a condição humana.

• Ciência e (Cons)ciência: entre ruína e emancipação.

Metodologia

Serão utilizadas diferentes estratégias para o desenvolvimento da disciplina, como aula expositiva, seminários, estudo dirigido, trabalho individual e em grupo, produção de texto, prova etc..

Avaliação

• Primeiras construções reflexivas = 10 pontos

• Preparação e desenvolvimento de 03 estudos dirigidos = 60 pontos

• Avaliação Final = 30 pontos

Referências Bibliográficas

- ADORNO, Theodor. Educação após Auschiwitz. Filosofia e Educação. In: _________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

- ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo e BRACHT, Valter. Da modernidade sólida à modernidade líquida. In: ___________ Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

- BAGRICHEVSKY, Marcos. Do „corpo saudável? que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15, 2, 2007, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/Corpo-saudavel-que-se-des-constitui.pdf

- BAVCAR, Evgen. O corpo, espelho partido da história. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.bancodeescola.com/corpo.htm

- BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: _______Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

- BETTI, Mauro. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física. USP, São Paulo, v.19, n.3, p.183-197, jul/set,2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594

- BRACHT, Valter. Educação Física e Ciências: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí,RS: Editora Unijuí, 1999.

- CALVINO, ITALO. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Disponível em: http://www.marcodejacob.com/uploads/1/6/2/6/16264412/italo-calvino-as-cidades-invisiveis.pdf

- CHAUÍ, Marilena. Para que Filosofia? In: ______ Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Disponível em: http://bahiapsicosocial.com.ar/biblioteca/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo humano. In:________ Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo feminino ou o risco de transformar meninas em? antas?. In: ______ Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. 3

 

- FERES NETO, Alfredo. A virtualização do esporte e as suas novas vivências eletrônicas. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Florianópolis, UFSC/Conbrace, v 21 (1) set., 1999.

- FISCHLER, Claude. A “MacDonaldização” dos costumes. In: FLANDRIN, Jean-Louis e MONTANARI, Massimo (orgs.) História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade,

- FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEEQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.amazonia.fiocruz.br%2Fbr%2Fensino%2Fdidaticos%2Fcategory%2F47-historia-saude.html%3Fdownload%3D730%25253Amicrofisica-do-poder.&ei=5WPsUoHLAcK2kQfDlYDwDw&usg=AFQjCNGBqSw_0EVKwCInozgbBPiWhYzsHA&sig2=CkCAn0_KJzJvsy8K7q670Q&bvm=bv.60444564,d.eW0

- FOUCAULT, Michel. O nascimento do hospital. In: __________ Microfísica do Poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

- FRAGA, Alex Branco. Anatomias emergentes e o Bug Muscular. In: SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e História, Campinas,SP: Autores Associados, 2001.

- FREITAS, Verlaine. Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade. KRITERION, Belo Horizonte, n. 112, p.332-344, dez./2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a16.pdf

- HANSEN, Roger Hansen e VAZ Alexandre Fernandez. “Sarados” e “gostosas” entre alguns outros: aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Revista Movimento. Porto Alegre, v.12, n. 01, p. 133-152, janeiro/abril de 2006. Disponível em: seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/2894/1530

- KELH, Maria Rita. As máquinas falantes. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.mariaritakehl.psc.br/PDF/asmaquinasfalantes.pdf

- LE BRETON, David. A produção farmacológica de si. In: ________ Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.

- MIRA, Carlos Magallanes. Exercício Físico e saúde: da crítica prudente. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- MORIN, Edgar. Ciência com consciência.- 5ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

- PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY. Considerações teóricas acerca das questões relacionadas à promoção da saúde. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. Publicar mais, ou melhor? O Tamanduá Olímpico. Belo Horizonte: UFMG/EEFFTO, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v22n2/aop1611.pdf

- SANTOS, Ana Lúcia. O conceito de doença: uma interlocução entre a medicina e a filosofia. Belo Horizonte: ScientiaFAFICH/UFMG,1997.

- SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: __________ Corpo e História. Campinas, SP. Autores Associados, 2001.

- SOARES, Carmen Lúcia. Práticas corporais: invenção de pedagogias? In: SILVA, Ana Márcia e DAMIANI, Iara (orgs). Práticas corporais. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005. v. 1. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/praticasCorporais/praticasCorporaisVolume1.pdf

- VAZ, Alexandre F. Teoria Crítica do Esporte: origens, polêmicas, atualidade. Disponível em: ww.uff.br/esportesociedade/pdf/es102.pdf

- VAZ. Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, ano XIX, n. 48, ago/1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a06.pdf 4

Documentários

- Muito além do peso (Maria Farinha)

- Os outros (UERJ)

- Arquitetura da destruição

- Futebol (João Moreira Sales) 

Fisiologia do Exercício

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 h
Créditos: 3

Ementa:

Cálculo do gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão estudadas também as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes. Os conteúdos desenvolvidos serão fundamentais para que os futuros profissionais de Educação Física possam entender os benefícios do exercício físico para a saúde, assim como entender as bases fisiológicas do treinamento esportivo.

Referências bibliográficas:

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 7a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012.

PITHON-CURI, T.C. (Org.). Fisiologia do Exercício. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6a.ed. Barueri: Editora Manole, 2009.

WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

Fisiologia e Biofísica Aplicada à Educação Física

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 120 horas

Ementa: Estudo funcional das células e sistemas fisiológicos. Identificação, análise,

regulação e controle dos fenômenos físico-químicos e dos parâmetros fisiológicos.

 

Objetivo geral: Compreender os mecanismos responsáveis pela homeostasia.

 

Objetivos específicos: Compreender os fenômenos físico-químicos subjacentes aos

eventos fisiológicos. Compreender a organização morfo-funcional do sistema nervoso

central e vegetativo. Compreender os aspectos funcionais dos sistemas neuroendócrino e

reprodutor. Compreender os princípios da hemodinâmica, sua regulação e controle.

Compreender as vias de regulação e controle dos sistemas renal, respiratório e digestivo

 

Competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas: Identificar

parâmetros da função normal. Quantificar os parâmetros fisiológicos com ferramentas

adequadas. Analisar os resultados no contexto integrativo. Estimular o trabalho em grupo.

Desenvolver atitudes éticas nas abordagens experimentais.

 

PROGRAMA

T – Teórica

1. Fisiologia e Biofísica celular.

-Transporte através de membranas. Bioeletrogênese. Compartimentos hídricos do

organismo. Bases iônicas da excitabilidade celular: neurônio, músculos liso, cardíaco e

esquelético. Neurotransmissão. Contração muscular.

2. Neurofisiologia.

- Organização do sistema nervoso. Sistema nervoso autônomo. Sistema

somatossensorial e dor. Visão. Audição. Sistema vestibular. Olfato. Paladar. Sistemas

motores.

3. Fisiologia do Sistema endócrino e reprodutor.

- Síntese hormonal. Regulação da secreção hormonal. Regulação dos receptores

hormonais. Mecanismos da ação hormonal. Relações hipotálamo-hipofisárias.

Hormônios adenohipófise e neurohipófisários. Hormônios tireoideanos. Córtex e

medula adrenal. Pâncreas endócrino. Regulação do metabolismo do cálcio e fosfato.

Diferenciação sexual. Puberdade. Fisiologia reprodutora masculina. Fisiologia

reprodutora feminina.

4. Fisiologia renal.

- Parâmetros da função renal. Hemodinâmica renal. Filtração glomerular. Transporte

de água e eletrólitos ao longo do néfron. Mecanismo de contracorrente. Regulação do

volume e osmolaridade do líquido extracelular. Mecanismos da acidificação urinária.

Fisiologia do equilíbrio ácido-base.

5. Fisiologia respiratória.

- Parâmetros da função pulmonar.Mecânica da respiração. Trocas gasosas.

Transporte de O2 e CO2 no sangue.Relações ventilação/perfusão. Controle da

respiração. Funções integradoras. Hipoxemia e hipóxia.

6. Fisiologia cardiovascular.

- Hemodinâmica. Eletrofisiologia cardíaca. Contração muscular cardíaca. Ciclo

cardíaco. Débito cardíaco e retorno venoso. Regulação da pressão arterial. Controle

do fluxo sanguíneo regional. Regulação da temperatura. Funções integradoras do

sistema cardiovascular.

7. Fisiologia gastrointestinal.

Inervação do sistema gastrointestinal. Peptídeos gastrointestinais. Motilidade.

Secreção. Digestão e absorção. Transporte intestinal de água e eletrólitos.

P - Prática

1. Preparação Neuromuscular e ações reflexas na rã.

2. Contração muscular e ações reflexas no Homem.

3. Medida da pressão arterial, pulso e ausculta.

4. Espirometria.

5. Intestino isolado de cobaia.

 

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

1. Provas escritas.

2. Relatórios de aulas práticas.

3. Seminários.

 

BIBLIOGRAFIA

1. FISIOLOGIA. Costanzo, L. S; - Elsevier, 2004.

2. FISIOLOGIA: Berne, R.M; Levy, M.N.; Koeppen, B.M. e Stanton, B.A. Elsevier, 2004.

Fisiologia Humana

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 90 horas
Créditos: 6

 

EMENTA

Estudo funcional das células e sistemas fisiológicos. Identificação, análise, regulação e controle dos parâmetros fisiológicos.

 

BIBLIOGRAFIA

FISIOLOGIA: Costanzo, L. S; - Elsevier, Rio de Janeiro, 2004.

FISIOLOGIA: Berne, R.M; Levy, M.N.; Koeppen, B.M. e Stanton, B.A. Elsevier, Rio de Janeiro, 2004.

FISIOLOGIA: Aires, M.M. - Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1999

Folclore e Educação