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Estrutura Curricular

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Metodologia do Ensino dos Esportes - ESP

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2

 

EMENTA

Processos de ensino-aprendizagem-treinamento aplicados à iniciação nos esportes nas suas diferentes formas de expressão do nível de rendimento. Estudo dos conceitos básicos relacionados com os processos pedagógicos e das metodologias de ensino considerando a relevância das interações pessoais envolvidas no desenvolvimento das potencialidades de movimento do ser humano.

 

BIBLIOGRAFIA

ANTÓN GARCIA, J.L. (1989) Entrenamiento deportivo en la edad escolar. Colección Unisport. Málaga.

ASSIS, S.(2001): A reinvenção do esporte: possibilidade da prática pedagógica. Editora Autores Associados. Campinas. SP. Brasil.

BAÑUELOS, F. (1992). Bases para una didáctica de la Educación Física y el Deporte. Ed. Gymnos. Madrid.

BARBANTI,V.J.; AMADIO, A. C.; BENTO, J.O.; MARQUES, A.T.(Orgs): Esporte e Atividade Física. Interação entre rendimento e saúde. São Paulo. Manole, 2002.

BAYER, C.(1986) La enseñanza de los juegos deportivos coletivos. Editora Hispano-Europea. Barcelona. Espanha.

COLETIVO DE AUTORES.(1992) Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez.

FREIRE, J. B. (1994) Educação de corpo inteiro. Editora Scipione. São Paulo. Brasil. FREIRE, J. B.(2000) Pedagogia do esporte. In: Moreira, W. W.; Simões, R (orgs.) Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Editora Unimep. Piracicaba. SP. Brasil.

FREIRE, J. B.(2003) Pedagogia do Futebol. Editora: Autores Associados. Campinas. Sp. Brasil

GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Org.) (2004): Desporto para Crianças e Jovens. Razões e Finalidades. Editora UFRGS. Porto Alegre. RS. Brasil.

GOELLNER, S.; BRACHT, V. (1995) As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Editores Associados, p.103-131.

GRAÇA E OLIVEIRA (1995): O ensino dos jogos esportivos coletivos. FCDEF. Univ. Porto. Porto. Portugal.

GRECO, P.J. (org.)(1998) Iniciação esportiva universal. Vol 2. Metodologia da iniciação tática. Editora Universitaria. UFMG.

GRECO, P.J.; BENDA, R (org.)(1998) Iniciação esportiva universal. Vol 1: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Editora Universitária. UFMG.

GRIFFIN, L.A., MITCHELL, S.A.; OSLIN, J.L. (1997). Teaching Sport Concepts and Skills: A Tactical Games Approach. Champaign: Human Kinetics.

GRIFFIN, L.A; MITCHEL, S. A; OSLIN, J.L. (1984): Teaching Games for Understanding. Londres.

GROSSER, M.; NEUMEIER, A.(1986): Técnicas de entrenamiento. Barcelona. Espanha. Martinez Roca.

HAHN, E.(1988) Entrenamiento con niños. Editora Martinez Roca. Madrid. Espanha. KRÖGER, G ROTH, K.(2002) Escola da Bola. Um abc para iniciantes. Ed. Phorte. São Paulo. MEINEL, K.; SCNHABEL, G.: Teoría del Movimiento. Motricidad deportiva. Buenos Aires. Argentina. Stadium.1988.

ROMÁN SECO, J.D.; SANCHEZ, J.F.; MALDONADO, L.C.T.(1988) Guía metodológica. Iniciación al Balonmano. Editora Federación Española de Balonmano. Madrid. España.

RUIZ PÉREZ, L.M.(1987) Desarrollo motor y actividades físicas. Editora Gymnos. Madrid. Espanha.

SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, K. (2002) Aprendizagem e performance motora. Editorial Movimento. São Paulo.

Musculação - ESP070

Período: 6°  

Natureza: OP LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 60h

 

PROGRAMA

Introdução - conceitos – campos de aplicação

Exercícios e equipamentos: análise básica - prática

Treinamento da força muscular – valores de referência

Treinamento da força muscular – prática

Distribuição dos trabalhos em grupo

Fundamentos da elaboração de programas

Prova 30 pontos

Força muscular – elaboração de programas

Orientação dos trabalhos

Variáveis estruturais

Apresentação de trabalhos – 30 pontos

Sistemas usados por fisiculturistas

Esteroides anabólico-androgênicos

Prova final – 40 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

BADILLO, J.J.G.; AYESTARÁN, E.G. Fundamentos do treinamento de força: aplicação ao alto rendimento desportivo. Porto Alegre: Artmed., 2001.

CHAGAS, M. H., LIMA, F. V. Musculação: Variáveis estruturais. Belo Horizonte. Editora Sigla Comunicação, 1ª Ed. 2008 e 2ª Ed. 2011.

CHAGAS, M . H.; LIMA, F. V. Capacidade força muscular: estruturação e conceitos básicos. In SAMULSKI, D.M.; MENZEL, H.J.; PRADO, L.S. Treinamento esportivo.m Ed. Manole, 2012.

CHANDLER, T.J.; BROWN, L.E. Treinamento de força para o desempenho humano. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2009. FLECK, S.J.; KRAEMER, W.J. Fundamentos do treinamento da força muscular. Artmed Editora. Porto Alegre.1999.

GÜLLICH, A .; SCHIMDTBLEICHER, D. ; Struktur der Kraftfähigkeiten und iher Trainingsmethoden. Deutsche Zeitschrift für Sportmedizin. n.7, p.223-234, 1999.

HALL, S. Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan, 1993.

KOMI, P. Força e potência no esporte. Ed. Artmed. 2006.

KRAEMER, W.J.; HÄKKINEN, K. Treinamento de força para o esporte. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

KRAEMER, W.J.; RATAMESS, N.A. Fundamentals of resistance training : progression and exercise prescription. Medicine & Science in Sports & Exercise. vol.36, n.4, pág. 674-688, 2004.

LIMA, F.V. et al. Análise de dois treinamentos com diferentes durações de pausa entre séries baseadas em normativas previstas para a hipertrofia muscular em indivíduos treinados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol.12, n.4. 2006.

SMITH, L.K.; WEISS, E.L.; LEHMKUHL, L.D. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. São Paulo: Ed. Manole, 1997.

Música, movimento e criação

 

Carga horário: 30h

Professora: Elisângela Chaves

 

Ementa:

Composição coreográfica. Interpretação e adequação musical para montagens coreográficas na dança e nos esportes coreografados. Processos de criação, experimentação e seleção de movimentos para composição coreográfica.

 

Cronograma

 

AULA

DATA

CONTEÚDO

1-2

12/2

Apresentação do programa

Discussão sobre as expectativas sobre a disciplina

 

3-4

19/2

Corpo em movimento: sensibilização

Texto: BERGE, Yvonne. Educação da sensibilidade, tomada de consciência da unidade psicossomática. In:Viver o seu corpo: por uma pedagogia do movimento. São Paulo: Martins fontes, 1981.

Solicitação da pesquisa sobre diretrizes de criação

5-6

26/2

Corpo em movimento: percepção

Texto: TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

 

5/3

FERIADO

7-8

12/3

Corpo em movimento: interação

Texto: VENÂNCIO, Silvana & COSTA, Elaine M.de B. Pensar e sentir o corpo na dança consigo e com o outro. In: Pensando o corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

9-10

19/3

Criação: criar em ação

Apresentação da pesquisa sobre estratégias de criação

Texto: MILLER, Jussara. Estado de dança. Os sentidos na dança: o movimento como vetor de emoções. In: Qual é o corpo que dança. São Paulo: Summus, 2012.

11 – 12

26/3

Música: referências estruturais e emotivas para o movimento (Aula teórica)

Convidado

Texto: a ser informado pelo convidado

13-14

2/4

Apresentação Composição coreográfica individual

15-16

9/4

Música e movimento: sensação e expressão

 

17-18

16/4

Composição coreográfica: possibilidades, estruturas, variações

Texto: ALVES, Flávio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança. In: Revista Territórios e fronteiras da cena: revista eletrônica de artes cênicas, cultura e humanidades, 2007. http://kinokaos.net/tfc/geral20071/pdf/flavio.pdf

19-20

23/4

Continuação

Texto: SOTER, Silvia. A criação em dança. In: Seminários de dança 5. Joinville: Pdois, 2012.

21-22

7/5

Seminário de análise crítica coreográfica(duplas)

23-24

14/5

Laboratório de criação: fundamentos em Laban

25-26

21/5

Continuação

27-28

28/5

Laboratório de criação: temas musicais (a definir)

29- 30

4/6

Apresentação de trabalhos na Mostra

Encerramento da disciplina, avaliação coletiva do semestre

 

Avaliações

 

Conteúdo

Valor

Composição coreográfica individual

30

Trabalho Temático I-  investigação sobre diretrizes de criação

30

Seminário de análise crítica coreográfica(duplas)

30

Auto-avaliação

10

Total

100 ptos.

 

REFERÊNCIAS 

 

ALVES, Flávio Soares. Composição coreográfica: traços furtivos de dança. In: Revista Territórios e fronteiras da cena: revista eletrônica de artes cênicas, cultura e humanidades, 2007. http://kinokaos.net/tfc/geral20071/pdf/flavio.pdf

BERGE, Yvonne. Educação da sensibilidade, tomada de consciência da unidade psicossomática. In:Viver o seu corpo: por uma pedagogia do movimento. São Paulo: Martins fontes, 1981.

DANTAS, Mônica Fagundes. Dança e linguagem: a construção de sentidos coreográficos. Revista Perfil .ESEF/UFRGS, ano 1, n° 1, 1997.  P.52-66

FAHLBUSCH, Hannelore. Dança: moderna –contemporânea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1990.

FUX, María. Dança, experiência de vida São Paulo: Summus. 1983.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus,1971.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Ed. Cortez, 2001

MILLER, Jussara. Estado de dança. Os sentidos na dança: o movimento como vetor de emoções. In: Qual é o corpo que dança. São Paulo: Summus, 2012.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus,1988.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006

SOTER, Silvia. A criação em dança. In: Seminários de dança 5. Joinville: Pdois, 2012.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. In: Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

O esporte e a escola: percursos sócio-históricos na educação brasileira (Licenciatura)

 

Carga horária: 45h/a (3 créditos)

Horário: Quinta-feira - 13h30

Professora: Meily Assbú Linhales 

 

JUSTIFICATIVA

No âmbito da produção acadêmica brasileira que aborda a relação entre o esporte e a escola alguns estudos têm de ocupado no processo histórico de “escolarização do esporte” – e de sua outra face, comumente identificada como o fenômeno de “esportivização da escola”. Nessa disciplina, aprofundaremos conhecimentos sobre o referido processo, compreendendo em sua historicidade e também construindo reflexões e propostas de intervenção pedagógica no tempo presente. As pesquisas em curso no CEMEF sobre Modelos Pedagógicos para a Educação Física Brasileira constituirão ponto de partida e referência teórico-conceitual para o desenvolvimento da disciplina.

 

OBJETIVOS

  • Compreender, em uma perspectiva sócio-histórica, o processo de inserção do esporte como conteúdo e como prática na escola brasileira.
  • Analisar as diferentes ênfases e representações culturais e pedagógicas conferidas ao esporte na escola brasileira, desde finais do sec. XIX até os dias atuais.
  • Construir estratégias pedagógicas para o ensino e a prática de esportes na escola, dentro e fora das aulas de Educação Física.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Como é possível ser esportivo? Diálogos com Pierre Bourdieu.
  • Sobre a história e a teoria da forma escolar de socialização. Diálogos com Vincent, Lahire e Thin.
  • A escola, o esporte e a “energização do caráter” dos brasileiros: matizes escolanovistas.
  • Da ginástica ao esporte, entre a correção e a eficiência: negociação de sentidos sócio-culturais.
  • Pedagogias do esporte na escola brasileira e na formação de professores (modelos norte-americanos e europeus): ênfases no pós-1945.
  • O esporte nas propostas curriculares para a Educação Física escolar no sec. XXI.
  • Jogos esportivos na escola: reprodução ou intervenção na Educação Básica?
  • Construção de projetos de ensino e produção de material didático para o desenvolvimento do esporte na escola.

 

DESENVOLVIMENTO DO CURSO E AVALIAÇÃO

Serão utilizadas diferentes estratégias no desenvolvimento e na avaliação do curso. O efetivo envolvimento dos alunos nas aulas será considerado critério prioritário na avaliação. Ao longo do curso realizaremos aulas expositivas, seminários, produções de textos individuais e coletivas, avaliações dissertativas.

 

BIBLIOGRAFIA (provisória)

AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Mauad, 2002.

ARNAUD, Pierre. Contribution a une histoire des disciplines d’enseignement: La mise en forme scolaire de l’education physique. Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 89, p. 29-34, oct. /nov. 1989.

ARNAUD, Pierre. Les athlètes de la république: gymnastique, sport et idéologie républicaine (1870-1914). Toulouse, Bibliothèque Historique Privat, 1987.

ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas, Autores Associados, 2001.

AZEVEDO, Fernando de. Da educação física: o que ela é, o que tem sido e o que deveria ser. Obra ilustrada por Th. Rasmussen. São Paulo e Rio de Janeiro: Weiszflog Irmãos. 1920

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, v. 1, p. 165-196, 1994a.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ______. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, v. 1, p. 114 119. 1994b

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento, 1991.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. Prefácio: sobre as artimanhas da razão imperialista. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, 1997.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999.

BRACHT, Valter. Esporte, história e cultura. In: PRONI, Marcelo; LUCENA, Ricardo (Org.). Esporte, história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.

CANTARINO FILHO, Mário. Educação física no Estado Novo: história e doutrina. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília, Brasília, 1982.

CANTARINO FILHO, Mário. A educação, a educação física e os desportos nas constituições brasileiras: um estudo comparativo. Brasília: UnB. Impresso, 1988.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista-SP, EDUSF, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.

DAOLIO, Jocimar. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Revista da Educação Física, Maringá, UEM, v. 9, 1998.

DAOLIO, Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

DEFRANCE, Jacques. Sociologie du sport. Paris: Édition la Découverte, 1995.

DEFRANCE, Jacques. O gosto pela violência. In: GARRIGOU, Alain;LACROIX, Bernard (Org.). Nobert Elias: a política e a história. São Paulo: Perspectiva, 2001.

DEL POZO, Miguel Piernavieja. Depuerto, deporte: protohistoria de una palabra. Madrid: Comitê Olímpico Español, 1966.

ELIAS, Nobert & DUNNING, Eric. Desporto y ocio en el proceso de la civilización. México: Fondo de Cultura Econômica, 1992.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Cultura e práticas escolares: escrita, aluno e corporeidade. Cadernos de Pesquisa, n. 103, mar. 1998b.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, Alice; MACEDO Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n 5, p. 28-49, 1992.

FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação e Realidade, v. 21, n. 1, 1996.

GOELLNER, Silvana Vidore. Bela, materna e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. 1999. Tese (Doutorado em Educação) –  Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1999.

HERSCHMANN, Micael; LERNER, Kátia. Lance de sorte: o futebol e o jogo do bicho na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

HERSCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto (Org.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HOLANDA, Cristina Buarque de. O futebol no imaginário da intelectualidade brasileira de inícios do século XX: o embate teórico entre Lima Barreto e Coelho Netto. Enfoques On Line, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 76-90, 2005.

KUNZ, Elenor. Transformações didático-pedagógicas do esporte. Ijuí;, Unijuí, 1994.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LIMA, Cassia Danielle Moteiro Dias. Ensino e formação: "os mais modernos conceitos e métodos" em circulação nas Jornadas Internacionais de Educação Física (Belo Horizonte, 1957-1962). Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2012..

LINHALES, Meily Assbú. A escola, o esporte e a energização do caráter: Projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). Tese (Doutorado em História da Educação). Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte 2006.

LINHALES, Meily Assbú. A trajetória política do Esporte no Brasil: interesses envolvidos, setores excluídos. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, DCP/FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, 1996.

LINHALES, Meily Assbú. A produção de uma forma escolar para o esporte: os projetos culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a historiografia da educação. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio (Org.) Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.

LOPES, José Sérgio Leite. A vitória do futebol que incorporou a pelada. Revista USP, Dossiê futebol, São Paulo, n. 22, p. 64-83, 1994.

LUCENA, Ricardo. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizatório. Campinas: Autores Associados/CBCE, 2001.

MANHÃES, Eduardo Dias. Política de esportes no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1986

MARINHO, Inezil Penna. Contribuição para a história da educação física no Brasil: Brasil colônia, Brasil império e Brasil república. Rio de Janeiro, Imprensa Oficial, 1943.

MAZONI, Tomás. O esporte a serviço da pátria. São Paulo: Olimpicus, 1941.

MELO, Vitor Andrade de. A educação física nas escolas brasileiras no século XIX: esporte ou ginástica? In: FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa histórica na educação física. Aracruz: Facha, 1988. v. 3.

MELO, Vitor Andrade de. Cidade "sportiva": primórdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará/FAPERJ, 2001.

MENDONÇA, Carlos Süsekind de. O sport está deseducando a mocidade brasileira – Carta aberta a Lima Barreto. Rio de Janeiro: Empreza Brasil, 1921.

PACHECO, Renato. Bola ao cesto. Educação Physica, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 65, 1932.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

RABINBACH, A. The human motor. Energy, fatigue and the origins of modernity. Berkeley: University of California Press, 1992.

RIO, João do. A profissão de Jacques Pedreira. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles;Fundação Casa de Rui Barbosa; Scipione, 1992. Disponível em

SANTOS, Fernanda Cristina dos. Vínculos entre o Brasil e a Alemanha na formação dos professores de educação física para o ensino superior em Minas Gerais na década de 1970. In: Anais do VI Congresso De Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa - MG, 2011.

SILVA, Giovanna Camila da. A partir da Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais (1927-1937): Movimentos para a escolarização da Educação Física no Estado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da UFMG, 2009.

SCHNEIDER, Omar. A revista Educação Physica (1932-1945): estratégias editoriais e prescrições educacionais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

SCHNEIDER, Omar. Entre a ginástica e o esporte: tensões e resistências à esportivização da educação física: um estudo a partir da Revista Educação Physica (1932-1945). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III. Anais..., CD-Rom. Curitiba: PUC, 2004.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SILVA, Maria Cecília de Paula. Esporte na educação do Granbery. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1998.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. Bragança Paulista: EDUSF, 2003a.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. A construção dos currículos escolares de educação física: relações entre o planejamento tecnocrático e a experiência dos professores. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurério; RANZI, Serlei Maria Ficher (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003b

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio (org.). A educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurério; RANZI, Selei Maria Ficher (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. Educação e experiência. In: ______. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro.  Educação Física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935): organizar o ensino formar o professorado. Revista Brasileira de História da Educação.  Campinas, SP, n. 11, jan/jun. 2006.

VAGO, Tarcísio Mauro. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, ano 3, n. 5, 1996.

VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo dos corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1930): escolarizando jogos para produzir eficiência dos corpos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III. CD-ROM. Curitiba: PUC, 2004.

VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999a.

VAZ, Alexandre Fernandez. Do culto à performance: esporte, corpo e rendimento. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XI. Anais..., Caderno 2, v. 21, n. 1, p. 100-107. set.1999b.

VAZ, Alexandre Fernandez. Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, 2000.

VINCENT, Guy (Dir.). L’education prisonnère de la forme scolaire? Scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria de forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2001.

Pedagogia do Esporte - ESP065

Período: 5°       

Natureza: OB BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 45h

 

EMENTA

Análise e crítica do esporte como um fenômeno, estrutura e responsabilidade frente às variáveis no processo ensino-aprendizagem.

 

OBJETIVOS

Esta disciplina tem por objetivos:

  • Analisar o esporte;
  • Elaborar, executar e avaliar os direcionamentos de uma aula.

 

PROGRAMA

1) Sistemática da pedagogia do esporte

  • As ciências do esporte
  • Conceitos: Treinamento / Pedagogia / Educação / Pedagogia do esporte / rendimento

2) Princípios pedagógicos do esporte

  • Princípios pedagógicos do esporte (aula e treinamento)

3) O desenvolvimento da pedagogia do esporte

  • Planejamento: O que é / como se organiza
  • Aplicação (CH prática)

 

ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA

Aulas expositivas

Seminários

Aulas práticas

 

BIBLIOGRAFIA

- TANI, Go; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

- BENTO, J. O., GARCIA, R, GRAÇA, A. Contextos da pedagogia do desporto:   perspectivas e problemáticas Lisboa: Livros horizontes, 1999.

- PAES, R. R. e BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte. Contextos e Perspectivas Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2005.

Pesquisa Social em Esporte e Lazer

Professor responsável: Cleber Dias

Carga Horária: 30 horas

 

Ementa descritiva: Esta disciplina apresentará os principais fundamentos epistemológicos da pesquisa em ciências sociais, em sua relação com os estudos do lazer e do esporte. Serão abordados os principais elementos e modos de elaboração de um projeto de pesquisa, as implicações e desafios da interdisciplinaridade para os estudos do lazer, bem como os principais métodos de pesquisa empregados nessa especialidade.

 

Conteúdo programático

Unidade 1 - Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais

Unidade 2 –Elementos para elaboração de projeto de pesquisa

Unidade 3 – Principais métodos de pesquisa empregados nos estudos do lazer e do esporte

 

Bibliografia

BRITO, Simone Magalhães; MORAIS, Jorge Ventura de; BARRETO, Túlio Velho. Regra de jogo versus regras morais: para uma teoria sociológica do fair play. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, p. 133-192, fev. 2011.

DIAS, Cleber. Esporte e cidade: balanços e perspectivas. Tempo, Niterói, v. 17, p. 33-44, 2013.

DIAS, Cleber. Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 18, p. 31-61, 2013.

GOLDENSTEIN, Gisela Taschner. Lazer operário e consumo cultural na São Paulo dos anos oitenta. Revista de Administração de Empresas, vol. 31, n. 3, p. 13-35, 1991.

REIS, Leoncio José de Almeida, CAVICHIOLLI, Fernando Renato, STAREPRAVO, Fernando Augusto. A ocorrência histórica do lazer: reflexões a partir da perspectiva configuracional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 3, 2009.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TOLEDO, Luiz Henrique de. Futebol e teoria social: aspectos de produção científica brasileira (1982-2002). BIB, São Paulo, n. 52, p. 133-165, 2001.

TORRES, Lilian de Luccca. Programa de paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 1996, p. 54-87.

 

Bibliografia complementar

ALABARCES, Pablo. Veinteaños de CienciasSociales y Deporte em América Latina: um balance, uma agenda. BIB, São Paulo, n. 58, p. 159-179, 2004.

GUSMÃO, Luis de. O fetichismo do conceito: limites do conhecimento teórico na investigação social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2011.

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis (Org.). Teorias do lazer. Maringá, PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2010.

TAROZZI, Massimiliano. O que é a groundedtheory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes, 2011.

 

Cronograma

 

Data

Conteúdo

12 mar.

Apresentação

19 mar.

Epistemologia das Ciências Humanas

- SANTOS, Boaventurade Souza. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

- Filme “Santiago” (João Moreira Sales, 2007)

26 mar.

Elementos para elaboração de projeto de pesquisa

02 abr.

Procedimentos para revisão bibliográfica: periódicos e bases de dados

- TOLEDO, Luiz Henrique de. Futebol e teoria social: aspectos de produção científica brasileira (1982-2002). BIB, São Paulo, n. 52, p. 133-165, 2001.

- DIAS, Cleber. Esporte e cidade: balanços e perspectivas. Tempo, Niterói, v. 17, p. 33-44, 2013.

09 abr.

Procedimentos para revisão bibliográfica: avaliação 1

16 abr.

Interdisciplinaridade nos estudos do lazer e do esporte: história, sociologia e antropologia

- TORRES, Lilian de Luccca. Programa de paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 1996, p. 54-87.

- DIAS, Cleber. Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 18, p. 31-61, 2013.

- BRITO, Simone Magalhães; MORAIS, Jorge Ventura de; BARRETO, Túlio Velho. Regra de jogo versus regras morais: para uma teoria sociológica do fair play. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, p. 133-192, fev. 2011.

23 abr.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: Positivismo

- GOLDENSTEIN, Gisela Taschner. Lazer operário e consumo cultural na São Paulo dos anos oitenta. Revista de Administração de Empresas, vol. 31, n. 3, p. 13-35, 1991.

30 abr.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: Marxismo

- MELO, Marcelo P. A Vila Olímpica da Maré/RJ e a relação Estado, sociedade civil e políticas públicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, n. 1, p. 171-197, 2005.

7 mai.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: sociologia figuracional

- REIS, Leoncio José de Almeida, CAVICHIOLLI, Fernando Renato, STAREPRAVO, Fernando Augusto. A ocorrência histórica do lazer: reflexões a partir da perspectiva configuracional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 3, 2009.

14 mai.

Métodos de pesquisa: trabalho de campo

- O ritual do corpo dos Sonacirema

- Filme: “O dia do galo” (Cris Azzi e Felipe Fernandes, 2014)

21 mai.

Métodos de pesquisa: análise documental

28 mai.

Pesquisa

04 jun.

Apresentação de pesquisa (avaliação 4)

11 jun.

Apresentação de pesquisa (avaliação 4)

18 jun.

 

 

 

Avaliações

Avaliação 1 – Revisão bibliográfica (20 pontos)

Diretrizes gerais: numero de estudos, local de publicação, filiação institucional, método, assunto, resultados e bibliografia.

Avaliação 2 – Interdisciplinaridade nos estudos do lazer e do esporte (20 pontos)

Avaliação 3 – Teorias sociais mais influentes (20 pontos)

Avaliação 4 – Apresentação de Pesquisa (40 pontos)

Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Carga horária: 30h
Créditos: 2

EMENTA: Esporte e Lazer como direito e como política social. A ação do Estado e o desenvolvimento de políticas setoriais: limites e possibilidades para a cidadania. Análise de propostas de intervenção social para o esporte e o lazer. Planejamento e avaliação de políticas de esporte e lazer.

OBJETIVO:

Despertar no(a) aluno(a) o conhecimento crítico e criativo sobre as políticas públicas de esporte e lazer em nosso país.

CONTEÚDOS:

  • Conceitos e significados de políticas públicas;
  • História das políticas públicas;
  • Política pública e cidadania;
  • Ciclo político;
  • Avaliação de políticas públicas;
  • Formação Profissional em políticas públicas;
  • Gestão participativa;
  • Megaeventos esportivos;
  • Financiamento de esporte e lazer.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Texto 1 – STAREPRAVO, Fernando A.; SOUZA, Juliano de; MARCHI JUNIOR, Wanderley. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise. Ensaios, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 233-251, jul/set. 2011.

Texto 2 – SOARES, Márcia; CUNHA, Edite da Penha. Avaliação de Políticas de Esporte e Lazer. Curso de formação em políticas sociais. PELC e Vida Saudável. 2014 (mimeo)

Texto 3 – ISAYAMA, Helder F. et al. Lazer, políticas públicas e formação profissional. In: ISAYAMA, Helder F. et al. Gestão de políticas de esporte e lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 211-227.

Texto 4 - AMARAL, Silvia Cristina Franco. Políticas públicas de lazer: existe possibilidade de uma gestão participativa? In: PADILHA, Valquiria (Org.). Dialética do lazer. São Paulo: Cortez. 2006. p. 156-172.

Texto 5 – MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos esportivos e Educação Física: alerta de tsunami. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 39-67, jan./mar. 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. O lazer no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo à globalização. Conexões, v. 3, n. 1, p. 36-57, 2005.

BOBBIO, Norberto. O conceito de política. In: _____. Teoria geral da política: a filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 159-169.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes aa prática de análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, Brasília, v. 21, p. 211-259, jun. 2000.

LINHALES, Meily A. A trajetória política do esporte no Brasil: interesses incluídos, setores excluídos. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 1996. (Dissertação, Mestrado em Ciência Política).

LINHALES, M. e VAGO, T. M. Esporte Escolar: o direito como fundamento de políticas públicas. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Caxambu: CBCE, 2003.

LINHALES, Meily A. et al. Esporte  e lazer na Grande-BH: por onde caminham as gestões públicas? In: ISAYAMA, Helder F; LINHALES, Meily A. (Orgs). Avaliação de políticas e políticas de avaliação: questões para o esporte e o lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 14-54.

MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.) Políticas Públicas Setoriais de Lazer - o papel dos Municípios. Campinas, Autores Associados, 1996.

MASCARENHAS, Fernando. O pedaço sitiado: cidade e lazer em tempos de globalização. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.24,n.3, p. 121-145, maio 2003.

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Helder F.; LINHALES, Meily A. (Orgs) Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 136-163.

Prevenção e Reabilitação de Lesões no Esporte

Estudo descritivo e analítico das principais lesões decorrentes da prática de esportes e atividades físicas. Estratégias de prevenção e principais formas de tratamento.

Modelos Multifatoriais e de demanda

Lesões: definições e caracterizações

Principais lesões nas articulações:

Coluna vertebral

Ombro

Joelho

Tornozelo

Quadril

Pés

Cotovelos

Punho e mãos

 

Referências Bibliográficas:

DANIELS ,L; WORTHINGHAM, C. Provas de Função Muscular .Terceira edição :Interamericana 1972.

DONATELLI RA. Physical Therapy of the Shouder. 3 ed. New York: Churchill- Livingstone.1997

HAY   & REID, Bases Anatômicas e Mecânicas do MovimentoHumano. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil,1982.

KAPANDJI, I,A.Fisiologia Articular Quinta Edição  Rio de Janeiro. Manole1987.

KENDALL &KENDALL .MúsculosProvas e Funções .São Paulo Manole 1980.

LIEBER,R.L. Skeleton Muscle Structure and Function 1 °Edição .Baltimore : Willians& Wilkins 1992.

LBEMKTUHL, LD.  SMITH,L.K.CinesiologiaClínica de Brunsnstrom. 4°ed, São Paulo: Manole ,1989.

MAGEE DJ. Orthopedic Phisical Assessment.3 ed. Philadelhia: WB Saunders,1997.

NORKIN CC,LEVANGIE PK. Joint Structure & Function. A Comprehensive Analysis. 2 ed .Philadelphia:FA Davis Company,1992.

RASH, P; BURKE, R.K. Cinesiologia e AnatomiaAplicada .QuintaEdição. Rio de janeiro: Guanabara  Koogan, 1977.

Programas e Projetos em Atividade Física e Saúde - DIR

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 120 horas
Créditos: 8

 

EMENTA

Desenvolvimento de um processo crítico de descoberta das possíveis relações existentes entre a Educação Física e a Saúde humana, considerando a inserção do profissional de Educação Física com projetos e programas de intervenção neste contexto.

 

BIBLIOGRAFIA

BAGRICHEVSKY M. & PALMA A. & ESTEVÃO A. A saúde em debate na Educação Física. Edibes Editora, Blumenau, SC, 2003, 191 p.

Thomas JR & Nelson JK. Métodos de pesquisa em Educação Física. Artmed, Porto Alegre, 2002, 350 p.

Bauer ME. Como o envelhecimento afeta o sistema imunológico. Ciência Hoje 33(198): 32-37, 2003.

CARVALHO, Yara M. O “mito” da atividade física e saúde. 3a. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. CARVALHO, Yara M. Lazer e saúde. Brasília: SESI/DN, 2005.

LUZ, M. T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudos sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo: Hucitec, 2003.

SFEZ, L. A saúde perfeita: críticas de uma utopia. Portugal: Instituto Piaget, 1995.

Psicologia da Educação: Aprendizagem e Ensino - CAE002

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4

EMENTA

Visão histórico-conceitual da Psicologia como ciência e sua contribuição à área educacional. Estudo das principais teorias de desenvolvimento e aprendizagem de base empirista, racionalista e interacionista. Contribuições da Psicanálise. Interação professor-aluno: dinâmica da sala de aula.