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Estrutura Curricular

1 ... 5 6 7 8 9 10

Sociologia do Esporte - ESP020

Período: 4°       

Natureza: OB BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Constituição de uma leitura significativa da pessoa humana na sociedade contemporânea, sensibilizando os alunos para a importância do esporte como fator social, na sua pluralidade e nos diferentes ambientes.

 

OBJETIVOS

Esta disciplina tem por objetivos:

  • Situar o esporte plural na sociedade contemporânea;
  • Refletir sobre a importância do esporte como fator social;

 

PROGRAMA

1 – Sociologia do Esporte - Conceitos

Origens                            

Socialização

Estratificação social

Segregação social

Sociologia do esporte no campo da sociologia

2 – O esporte como fenômeno social

Esporte Plural

Meios de comunicação

Desenvolvimento Humano (Índice de Desenvolvimento Humano)

Esporte e valores humanos

Olimpismo

3 – O fenômeno contemporâneo da sociedade

Sociedade no atual período histórico

Bullying

 

BIBLIOGRAFIA

- ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. (2004). Educação para o desenvolvimento humano. Editora Saraiva. São Paulo.

- BENTO, J.O. (2004). Desporto – Discurso e Substância. Campo das Letras Editores S.A. Porto.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. MEC / SEF. Brasília.(*)

- COMÉNIO, J.A. (1985) Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbekian. Porto. 3a ed. (*)

- COUTO, A.C.P ET AL. (2001). Referencial teórico do Projeto Guanabara: conteúdos da educação física a serem desenvolvidos nos projetos de educação pelo esporte. In Kátia Lemos e Emerson Garcia (org.) Temas Atuais VI - Educação Física e Esportes, pp.201-208. Editora Health. Belo Horizonte. (*)

- COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I.; COUTO, M. (2002). Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VII - Educação Física e Esportes, pp.27-32. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. (*)

- COUTO, A.C.P; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. (2003). A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII - Educação Física e Esportes, pp.133-144. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. (*)

- COUTO, A.C.P; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. (2004). Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX - Educação Física e Esportes, pp.175-190. Editora Silveira. Belo Horizonte. (*)

- DELORS, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir. Cortez. (6a edição).São Paulo. (*)

- GARCIA, R.P. (1999). Da desportivização à somatização da sociedade. In Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa. Livros Horizonte.. (*)

- GARCIA, R.P. (2001). Um olhar antropológico para reencantar a educação. I Congresso Científico de Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins, Manaus. (*)

- GARCIA, R.P.; PEREIRA, A. L. (2001). Uma visão axiológica da educação física: análise centrada nos valores do dever e do corpo. Ver. Práxis de EF e do desporto. Rio de Janeiro.

- GAYA, A., MARQUES,A., TANI, GO. (2004) Desporto para crianças e jovens, Razões e finalidades. UFRGS.Porto Alegre.

- GEBARA, A. et al. Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

- HELAL, R. O que é sociologia do esporte. Editora Brasiliense: São Paulo, 1990. (*)

- MAGNANE, G. Sociologia do Esporte. Editora Perspectiva: São Paulo, 1969. (*)

- PATRÍCIO, M.F. (org). A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora, 1997.

Sociologia e Educação Física - DIR

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3

 

EMENTA

Constituição de uma leitura significativa do esporte na sociedade contemporânea, sensibilizando os alunos para a importância do esporte como fator social, na sua pluralidade e nos diferentes ambientes.

 

BIBLIOGRAFIA

ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. Educação para o desenvolvimento humano. SÃO PAULO. Editora Saraiva. 2004

BENTO, J.O. DESPORTO DISCURSO E SUBSTÂNCIA Porto. Campos das Letras . Editores S.A.2004.

COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I., M. Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.;Garcia,E.(org) Temas atuais VII – Educação Física e Esportes, pp.27-32. Belo Horizonte.Livraria e Editora Saúde 2002

COUTO, A.C.P.; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII – Educação Física e Esportes, pp.133-144. Belo Horizonte. Livraria e Editora Saúde 2003.

COUTO, A.C.P.; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K., Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX – Educação Física e Esportes, pp. 175-190. Belo Horizonte. Editora Silveira. 2004.

GARCIA, R.P. Da desportivização à somatização da sociedade. In contextos da Pedagogia dos Desportos. Lisboa. Livros Horizonte. 1999.

GAYA, A., MARQUES, A., TANI, GO. Desporto para crianças e jovens. Razões e Finalidades. Porto Alegre. Editora da UFRGS. 2004.

HELAL, R. O que é sociologia do esporte. São Paulo. Editora Brasiliense. 1990 MAGNANE, G. Sociologia do Esporte. São Paulo. Editora Perspectiva. 

Técnicas de Estudo

Carga horária: 30h/a
Período:
Créditos: 2

I - EMENTA

A leitura e escritura como processos de compreensão e produção de textos. Processos de busca de literatura. Da pré-escrita à produção: o planejamento, a leitura prévia, a busca de idéias, a edição: a revisão e o aperfeiçoamento do texto; a arte final. Criação e editoração de textos sobre os temas debatidos em classe. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação.

II - OBJETIVOS

Conhecer os elementos organizacionais da metodologia do trabalho científico, aplicando-os na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Utilizar instrumentos de organização de estudos individual e em grupo como recursos metodológicos para o desenvolvimento das ações práticas acadêmicas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1996.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ANDRADE, M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Atlas, 1994.

LESSA JUNIOR, Amário; SILVA, Siomara Aparecida & AlbuquerqueNeto, Severino Leão. Manual de Orientação e Elaboração de Trabalhos Acadêmico/Científicos – Projeto de Pesquisa. Apostila; FUNORTE MG - 2004

REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia

Teoria da Atividade Física Adaptada - ESP060

Período: 3º       

Natureza: OB

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Atividade Física Adaptada: Teorias e Conceitos; Afecções da Saúde e de Funcionalidade; Paradigmas (Adaptação, Organização de Serviços, Inclusão, Ecossistema e Equidade); Âmbitos de Atuação (Escolar, Esportivo, Recreacional e de Reabilitação); Realidade Nacional e Internacional.

 

PROGRAMA

  1. Unidade I- Bases Históricas, Sociais e Políticas da Atividade Física Adaptada.
    1. História da Atividade Física Adaptada
    2. Estereótipos e Processo de Inclusão
  1. Unidade II- Contextos Biológicos, Sociais e Culturais.
    1. Esporte Adaptado: Características, Aplicações e Tipos de Deficiências.

2.1.1- Deficiência Visual

2.1.2- Deficiência Auditiva

2.1.3- Deficiência Física

2.1.4- Deficiência Mental

  1. Unidade III- Teorias e Métodos Pedagógicos da Atividade Física Adaptada na Escola e no Esporte.
    1. Programas e Metas
    2. Da Escola ao Alto Rendimento
    3. Esporte Paraolímpico

 

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, Eliane Mauerberg de. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005.

WINNICK, Joseph (Org.) Educação Física e Esportes Adaptados. São Paulo: Manole, 2004.

ONU. Declaração de Salamanca: sobre Principios, Políticas e Praticas na área de Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Teoria do Treinamento - ESP059

Período: 3°       

Natureza: OB LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 45h

 

PROGRAMA

  • Conceitos
  • Componentes da carga de treinamento
  • Princípios do treinamento
  • Prova 30 pontos
  • Força muscular
  • Velocidade
  • Resistência
  • Orientação aos trabalhos
  • Flexibilidade
  • Periodização
  • Apresentação trabalhos – 30 pontos
  • Prova final - 40 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

ALTER, M.J. Ciência da flexibilidade. Ed. Artmed. 2010. BAYER, E. Diccionario de las ciencias del deporte. Ed. Unisport / Junta de Andalucia. Espanha,1992.

CHAGAS, M. H., LIMA, F. V. Musculação: Variáveis estruturais. Belo Horizonte. Editora Sigla Comunicação. 2ª edição. 2011.

CHAGAS, M . H.; LIMA, F. V. Capacidade força muscular: estruturação e conceitos básicos. In SAMULSKI, D.M.; MENZEL, H.J.; PRADO, L.S. Treinamento esportivo.m Ed. Manole, 2012.

CHANDLER, T.J.; BROWN, L.E. Treinamento de força para o desempenho humano. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2009.

FLECK, S.J.; KRAEMER, W.J. Fundamentos do treinamento da força muscular. Artmed Editora. Porto Alegre.1999.

GRECCO, P. J. Caderno do goleiro de handebol. Federação Mineira de Handebol. Belo Horizonte. 2002. GROSSER, M.; BRÜGGEMANN, P.; ZINTL, F.: Alto rendimiento deportivo. Planificación y desarrollo. Barcelona. Espanha. Martinez Roca.1988.

GROSSER, M.; STARISCHKA, S.; ZIMMERMANN, E. Princípios del Entrenamiento Deportivo. Barcelona. Espanha. Martinez Roca. 1988. MARTIN, CARL, LEHNERTZ. Manual de teoria do treinamento esportivo. Phorte Editora. 2008.

Teoria e Prática dos Esportes - ESP057

Período: 2°       

Natureza: OB LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 60h

 

EMENTA

Abordagem teórica-prática do processo de ensino-aprendizagem-treinamento aplicado à iniciação esportiva –particularmente dos esportes coletivos- nas diferentes formas de expressão do esporte. Conceituação dos aspectos fundamentais do processo da aprendizagem tática ao treinamento tático e da aprendizagem motora ao treinamento técnico.

 

PROGRAMA

Fornecer noções básicas dos componentes do rendimento esportivo. Estruturas e características das capacidades inerentes ao rendimento em esportes.

Conhecer diferentes propostas pedagógicas para a iniciação esportiva nos diferentes níveis de rendimento e formas de manifestação do ensino: formal e não formal.

Elaborar programas de iniciação esportiva observando as características de maturidade e nível de rendimento da população com a que se trabalha.

Vivificar atividades que estimulem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem-treinamento das diferentes modalidades esportivas.

Aplicar os fundamentos gerais do processo de ensino-aprendizagem-treinamento esportivo na elaboração de planos de aulas na escola escolinhas ou locais de prática esportiva em diferentes níveis de rendimento.

 

BIBLIOGRAFIA

AGUILÀ LASIERRA, G.; BURGUÊS, L. P.: 1015 juegos y formas jugadas de iniciación a los deportes de equipo. v.2. Barcelona: Paidotribo, 2000.

AGUILÀ, G. (1990): Aproximación a una propuesta de aprendizaje de los elementos tácticos individuales en los deportes de equipo. Barcelona: Apunts. Educació Física i Esportes, nº 24. Pag, 59 - 68. Espanha.

BARBANTI,V.J.; AMADIO, A. C.; BENTO, J.O.; MARQUES, A.T.(Orgs): Esporte e Atividade Física. Interação entre rendimento e saúde. São Paulo. Manole, 2002.

BAYER, C. (1986) La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Editora Hispano-Europea.

BRACHT, V (1986): A criança que pratica esportes respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do esporte. São Paulo. Vol. 7, n. 2, pp 62-68, jan.

BRACHT, V (2002): Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre. UFRGS, 6,n.12, p XIV-XXIV.

BUNKER, D.; THORPE, R. (1982): La enseñanza de los juegos deportivos. Cambio de enfoque. Apunts. Barcelona. Espanha.

DARIDO, S. C. (2003) Educação física na escola. Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

FREIRE, J. B.(2003): Pedagogia do Futebol. Editora: Autores Associados. Campinas. Sp. Brasil.

GAYA, A.;MARQUES, A.; TANI, G. (Org.) (2004): Desporto para Crianças e Jovens. Razões e Finalidades. Editora UFRGS. Porto Alegre. RS. Brasil.

GRAÇA, A., OLIVEIRA, J.(1995): O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto. Portugal. Centro de Estudos dos Jogos Esportivos: Editora Universidade do Porto.

GRAÇA, A. et al. Modelo de competência nos jogos de invasão: Uma ferramenta didáctica para o ensino do basquetebol. Estudos CEJD, n. 6, p. 7-28, 2006.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. Ensino do Desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Org.) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.)(1998). Iniciação Esportiva Universal. Vol. 1. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

GRECO, P. J. (2005) Iniciação Esportiva Universal e Escola da Bola: uma integração das duas propostas. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K.,L.,M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2005. v.10.

GRECO, P. J. (1998) Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

GRECO, P. J. (2001) Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K.,L.,M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, v. 6.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (2006) Iniciação ao esporte: uma escola da bola para crianças e adolescentes. In: DE ROSE J. D. (Ed.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 180-193.

GRECO, P. J.; SILVA, S. A.(2008) A metodologia de ensino dos esportes no marco do Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B. de; PERIN, G. L. (Org.). Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Porto Alegre: UFRGS. p. 81-112.

GRECO, P. J.; SILVA, S. A.; SANTOS, R. L. (2009) Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no Programa Segundo Tempo. In: BASSOLI DE OLIVEIRA, A.A.; PERIM, G.L. Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo. Da reflexão a prática. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá.

GRECO, P. J. (2002) O Ensino-Aprendizagem-Treinamento dos Esportes Coletivos: Uma análise inter e transdisciplinar. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2002. v. 7.

GRECO, P. J.(2003) Ensino aprendizagem treinamento dos jogos esportivos coletivos: iniciação esportiva universal uma escola da bola. FIEP Bulletin. v.73, p.31-42.

GRECO, P. J.(2004) Ensino-Aprendizagem-Treinamento da Criatividade tática nos Jogos Esportivos Coletivos In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. Temas Atuais Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora e Gráfica Silveira, p. 157-174, v. 9.

GRIFFIN, L. A; MITCHELL, S.A; OSLIN, J.L.(1997) Teaching Sport Concepts and skills: a tactical approach. Champaign. Londres.

KRÖGER, C.; ROTH, K.(2002) Escola da Bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte.

POZZOBOM, M.E.; ASQUITH, A.(2001) Diferentes modelos de ensino dos jogos esportivos na educação física escolar. In: http:// efdeportes.com/Revista digital. Buenos Aires: ano7, n.37, junho 2001.

SCAGLIA, A.J.(1999) Escola de futebol: uma prática pedagógica. In: Nista Picollo, V. Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus.

TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Org.) (2006) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Termorregulação e exercício físico

Disciplina optativa: Termorregulação e exercício físico

Professor: Dr. Washington Pires

Carga horária: 45 h (3 créditos)

Natureza: optativa

Período: noturno ou diurno

 

Ementa da disciplina

Estudo das respostas termorregulatórias induzidas por diferentes tipos de exercícios físicos. Será discutida a importância de vários fatores (o meio ambiente, o condicionamento físico, a aclimatação ao ambiente quente, a idade e o sexo) na modulação das respostas termorregulatórias durante o exercício.

 

Objetivos

Os conteúdos discutidos são importantes para que os professores e profissionais em formação possam prescrever aos seus futuros alunos exercícios seguros e confortáveis, levando-se em consideração a regulação da temperatura corporal.

 

Conteúdo:

 

- Apresentação da disciplina: ementa, cronograma, conteúdos, critérios de avaliação, referências bibliográficas e distribuição das apresentações.

-Por que estudar termorregulação?

 - Aula prática: respostas fisiológicas ao exercício físico realizado em ambiente temperado ou em ambiente quente.

- Estudo dirigido sobre a aula prática.

- Mecanismos de troca de calor: condução, convecção, irradiação e evaporação.

- Mecanismos termoefetores comportamentais e autonômicos.

- Respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico em diferentes espécies.

- Influência das condições ambientais (temperatura ambiente e umidade relativa do ar) nas respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico. 

- Desidratação e desempenho físico.

- Feriado

- Adaptações termorregulatórias induzidas pela aclimatação ao calor.

- Prevenção do choque hipertérmico induzido pelo exercício físico no calor.

- Correção da primeira avaliação. 

- Respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico em ambiente frio.

- Adaptações termorregulatórias induzidas pela aclimatação ao frio.

- Termorregulação e mecanismos de fadiga. 

- Neurotransmissores e vias cerebrais que controlam os mecanismos efetores.

- Percepção térmica: vias neurais aferentes.

- Respostas termorregulatórias de crianças e adolescentes durante o exercício físico.

- Respostas termorregulatórias de idosos durante o exercício físico.

- Sexo e termorregulação durante o exercício físico.

- Ciclo circadiano, termorregulação e exercício físico.

 

Referências bibliográficas:

 

Armstrong L.E., Casa D.J., Millard-Stafford M., Moran D.S., Pyne S.W., Roberts W.O. American College of Sports Medicine position stand.Exertional heat illness during training and competition.Medicine and Science in Sports and Exercise.v.39: p.556-572, 2007.

Gisolfi C.V., Lamb D.R., Nadel E.R. Exercise, heat and thermoregulation. Transverse City (EUA): Cooper PublishingGroup, 1993.

Machado-Moreira C.A., Vimieiro-Gomes A.C., Silami-Garcia E.,Rodrigues L.O.C. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Revista Brasileira de Medicina do Esporte.v.12.n.6: p.405-409, 2006.

McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano.6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Powers S.K., Howley E.T. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6.ed. Barueri: Editora Manole, 2009.

Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E.,Soares D.D. Fisiologia da termorregulação: conceitos básicos. In: Novos conceitos em treinamento esportivo. Organizador: Samulski D.M. Brasília: INDESP. p.7-25, 1999.

Wilmore J.H., Costill D.L., Kennedy L.W. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

 

Artigos a serem apresentados:

 

Jeukendrup A.E. Carbohydrate intake during exercise and performance.Nutrition. v.20: p.669-677, 2004.

Montain S.J., Sawka M.N., Wenger C.B. Hyponatremia associated with exercise: risk factors and pathogenesis. Exercise and Sports Sciences Reviews. v.29: p.113–117, 2001.

Nassif C., Ferreira A.P.A., Gomes A.R., Silva L.M., Silami-Garcia E., Marino F.E.Double blind carbohydrate ingestion does not improve exercise duration in warm humid conditions. Journal of Science and Medicine in Sport. v.11: p.72-79, 2008.

Noakes T.D. Is drinking to thirst optimum? Annals of Nutrition and Metabolism. v.57. (Suppl.2): p.9-17. 2010.

Sawka M.N., Burke L.M., Eichner E.R., Maughan R.J., Montain S.J., Stachenfeld N.S. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement. Medicine and Science in Sports and Exercise. v.39: p.377-390, 2007.

 

Leituras complementares:

 

Páscoa M.R.S., Rodrigues L.O.C. Termorregulação, atividade física e climatério. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M., Greco P.J. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes IV. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde.p.145-160, 1999.

Rodrigues L.O.C., LimaN.R.V. Sauna: fatos e mitos. In: Lemos K.L.M., Silami-Garcia E.,Samulski D.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes IX. Belo Horizonte: Editora Gráfica Silveira. p.37-48, 2004.

RIBEIRO GA, RODRIGUES LOC, SILAMI-GARCIA E. A hipertensão arterial pode limitar a capacidade de termorregulação durante o exercício físico?. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes V. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.67-82, 2000.

Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E. Fadiga: falha ou mecanismo de proteção. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M., Greco P.J. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes III. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.27-48, 1998.

Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E.,Lima N.R.V., Prado L.S., Soares D.D. Exercício, calor e hidratação: algumas questões em estudo na UFMG. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes VII. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.33-52, 2002.

Tópicos em Educação Física e Esportes B - Futebol II (Optativa)

Período: -
Natureza: Optativa
Pré-Requisito: Ensino de Futebol
Carga horária semestral: 45 horas
Créditos: 6

 

EMENTA

A disciplina que tem como foco central o estudo e aprofundamento do conhecimento das capacidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas, bem como, a estrutura administrativa e de gestão dos clubes de futebol. Aperfeiçoamento na formação de futuros educadores físicos que objetivam trabalhar no futebol competitivo. Disciplina: teórica/prática.

 

PROGRAMA

1. Gestão Administrativa no Futebol

  • Estrutura organizacional do futebol competitivo(base e profissional).
  • Gestão e Administração no futebol de campo.
  • Futebol business.
  • Perfil do futuro profissional de Educação Física que pretende trabalhar na modalidade.

2. Componentes do Rendimento Esportivo no Futebol

  • Sistematização dos Componentes do rendimento Esportivo no futebol.
  • O processo de Detecção de Talentos no futebol.

3. Técnica no futebol

  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Contribuições do processo de ensino incidental e formal para o desenvolvimento de atletas n futebol.
  • Periodização do treinamento técnico no futebol (TEP)
  • Parâmetros de avaliação do desempenho técnico de um atleta

4. Tática no Futebol

  • A tática no futebol (Sistemas, esquemas,setores e zonas de campo)
  • Periodização do treinamento tático no futebol.
  • Princípios táticos ofensivos e defensivos no futebol.
  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Parâmetros de avaliação do desempenho tático de equipes e atletas.

5. Preparação Física no Futebol

  • Periodização do treinamento físico no futebol.
  • Treinamento das capacidades de força e velocidade no futebol.
  • Treinamento das capacidades de resistência aeróbia e anaeróbia
  • Métodos de ensino-aprendizagem e treinamento das capacidades físicas no futebol.

6. Treinamento Psicológico no Futebol

  • A Psicologia do Esporte aplicada ao futebol.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento das capacidades psicológicas no futebol.
  • A Psicologia do Esporte na categoria de base.
  • A Psicologia do Esporte no futebol profissional.

BIBLIOGRAFIA

BANGSBO, J. Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 3. ed. Barcelona: Paidotribo, 2002.l)

 

BARROS, T.L; GUERRA, I. Ciencia do Futebol. São Paulo, 2004.

 

BRANDÃO, M.R.F ; MACHADO, A.A. Viajando com a equipe: o papel do psicólogo do esporte. Motrizv. 14, p. 299-302, 2008

 

BRANDÃO, M.R.F. ; MACHADO, A.A. ; MORGADO, F.B. ; ALMEIDA, P. O futebol e seu significado. Motriz : v. 14, p. 233-240, 2008

 

COELHO, D.B. ; COELHO, L.G.M. ; BRAGA, M.L.P. ; PAOLUCCI, A. ; CABIDO, C.E.T. ; J.B. F.; MENDES, T.T. ; 

 

PRADO, L.S ; GARCIA, E.S . Correlação entre o desempenho de jogadores de futebol no teste de sprint de 30m e no teste de salto vertical. Motriz :, v. 17, p. 6-70, 2011

 

COELHO, D. B. ; RODRIGUES, V. M. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; SOARES, D. D. ; SILAMI-

 

GARCIA, E. . Intensidade de sessões de treinamento e jogos oficiais de futebol.. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, p. 211-218, 2008.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Análise e avaliação do comportamento tático no futebol. Revista da Educação física/UEMv. 21, p. 1-15, 2010.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 15, p. 657-668, 2009.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. ; MAIA, J. . Sistema de avaliação táctica no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Revista Motricidade, v. 7, p. 69-84, 2011

 

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SILAMI-GARCIA, E. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; COELHO, D. B. ; SOARES, Danusa Dias ; 

 

RODRIGUES, V. M. . Comparação entre a intensidade do esforço realizada por jovens futebolistas no primeiro e no segundo tempo do jogo de futebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 6, p. 154-159, 2006.

 

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WEINECK, J. Futebol total: o treinamento físico no futebol. São Paulo: Phorte, 2000.

 

Tópicos em Educação Física I - Teorias de Aprendizagem e Controle Motor

Professor: Rodolfo Novellino Benda

Carga Horária: 30 h/a (2 créditos)

Período: 8o

 

Ementa

Bases teóricas relacionadas ao controle e aprendizagem de habilidades motoras. Estudo dos mecanismos atuantes na regulação motora.

 

Objetivos

O aluno deverá conhecer os processos reguladores e mecanismos subjacentes à aprendizagem e controle motor, assim como as teorias que explicam tal fenômeno.

 

Conteúdo

Teorias de Controle Motor

Teorias de Aprendizagem Motora

Processamento de Informação

 

Cronograma

 

1 – 04/02

Apresentação

2 – 11/02

Conceituação

3 – 18/02

Programação Motora – Controle via circuito aberto

4 – 25/02

Teoria de Circuito Fechado

5 – 11/03

Teoria de Esquema Motor

6 – 18/03

Teoria de Esquema Motor

7 – 25/03

Primeira Prova

8 – 01/04

Processamento de Informação

9 – 08/04

Perspectiva de Sistemas Dinâmicos

10 – 15/04

Perspectiva de Sistemas Dinâmicos

11 – 22/04

Abordagem Ecológica / Aprendizagem Direta

12 – 29/04

Análise dos projetos de pesquisa

13 – 06/05

Processo Adaptativo

14 – 13/05

Processo Adaptativo

15 – 20/05

Prova Final – Entrega de pesquisa

 

 

Avaliação

Duas Provas (30 pontos);

Projeto de Pesquisa (30 pontos);

Auto-avaliação – 10 pontos

 

Bibliografia básica

KELSO, J.A.S.  Dynamic patterns: the self-organization of brain and behavior.  Cambridge, The MIT Press, 1995.

LATASH, M. L. Neurophysiological basis of movement. 2.ed. Champaign: Human Kinetics, 2008.

MAGILL, R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

ROSE, G. J.  A multi level approach to the study of motor control and learning.  Boston: Allyn and Bacon, 1997.

SCHMIDT, R.; LEE, T. D  Motor control and learning. 4.ed. Champaign: Human Kinetics, 2005.

 

Referências

ADAMS, J.  A closed-loop theory of motor learning.  Journal of Motor Behavior.  v. 3, n. 2, p. 111-149, 1971.

BARELA, J. A .; BARELA, A . M. F. O contexto da aprendizagem motora: perspectivas teóricas e desafios metodológicos na abordagem dos sistemas dinâmicos. In: Aprendizagem Motora: problemas e contextos. Lisboa, Edições FMH, p. 59-69, 2001.

BENDA, R. N. ; XAVIER, A. J. M. ; MARTINI, C. O. P. . Treinamento da velocidade: um bom goleiro reage rapidamente. In: GRECO, P. J. (Org.). Caderno do goleiro de handebol. Belo Horizonte: Federação Mineira de Handebol, p. 177-186, 2002.

KEELE, S. Movement control in skilled motor performance.  Psychological Bulletin. v. 70, n. 6, p. 387-403, 1968.

MANOEL, E. A dinâmica do estudo do comportamento motor.  Revista Paulista de Educação Física. v. 13, número especial, p. 52-61, 1999.

SCHMIDT, R. A schema theory of discrete motor skill learning.  Psychological Review. v. 82, n. 4, p. 225-260, 1975.

SCHMIDT, R.  Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TANI, G. Comportamento motor: desenvolvimento e aprendizagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J.  Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1998

Tópicos em Educação Física: Lazer e Cinema

Natureza: Optativa
Carga horária: 30h
Créditos: 2

I - EMENTA

Lazer e cinema: contextualização e compreensões básicas. O lazer e as produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento como representação da(s) realidade(s): problematização e análise. As produções cinematográficas como ferramentas da educação para/pelo lazer em diferentes âmbitos e contextos.

II - OBJETIVOS

  • Discutir o lazer e o cinema de forma inter-relacionada numa perspectiva cultural, crítica e contextualizada.
  • Analisar produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento, como representação de realidade(s).
  • Compreender as potencialidades do cinema e das produções cinematográficas como ferramenta educativa em diferentes âmbitos e contextos da Educação Física: análise de produções cinematográficas e a formação do espectador ativo.

III - CONTEÚDOS

  • Lazer e cinema: Introdução

·         História do cinema

·         Linguagem cinematográfica

·         Crítica cinematográfica

·         Roteiro para cinema

·         Direção cinematográfica

·         Direção de fotografia

·         Direção de arte / cenografia

·         Figurino e maquiagem

·         O som no cinema

·         Cinema: aula in loco

IV - REFERÊNCIAS

BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BULLARA, Bete, MONTEIRO, Marialva Paranhos. Cinema: uma janela mágica. Rio de Janeiro: Memória Futuras/Cineduc, 1991.

CAPUZZO, H. Cinema: a aventura do sonho. São Paulo: Nacional, 1986.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1995.

CHARNEY, Leo, SCHARTZ, Vanessa (orgs.). Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CITELLI, A. A linguagem cinematográfica na escola: outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Editora Globo, 1989.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.7-76.

GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HENNEBELLE, Guy. Os cinemas nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MELO, Victor A.; PERES, Fabio F. (orgs.). O esporte vai ao cinema. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.

NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

SETTON, Maria da Graça J. (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004.

SHOHAT, E., STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.