EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste





Teachers Council

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

Veja mais informações no Somos UFMG

Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2006), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Mestrado em Biociências e Saúde, com ênfase em políticas de saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013).

Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial

Ana Cláudia Porfírio Couto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO - MG da REDE CEDES - Ministério do Esporte. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO -UFMG. Tutora da Ativa Jr. - empresa Junior da EEFFTO-UFMG. Membro do Grupo de trabalho 13 - Sociologia do Lazer da Associação Internacional de Sociologia (RC 13 - ISA). Sócia fundadora da ANPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e juventude; Sociedade e Lazer; Bullying e Juventude.Políticas públicas, programas e projetos sociais para a juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. 


Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779179H7
 

Ana Cristina Resende Camargos

Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFVJM - 2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docente permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional UFVJM. Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 
 

Veja mais informações no Somos UFMG

 

Ana Paula Guimarães Santos Oliveira

Doutora pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer/ UFMG. Ganhadora do prêmio Teses UFMG - melhor tese do programa. Subcoordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerias. Membro do corpo docente do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e do curso de graduação em turismo da UFMG. Membro dos Grupos de Pesquisa: LUCE - Ludicidade Cultura e Educação; TECT- Turismo, Economia, Cultura e Território. Foi membro da equipe multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre mega eventos esportivos, solicitada pelo CNPQ à UFMG - Pró-reitoria de Pesquisa, coordenando o subprojeto Turismo. Interesse em pesquisas e extensão sobre desenvolvimento regional do turismo,Hospitalidade, Lazer e Sociedade. (Texto informado pelo autor)

Anderson Aurélio da Silva

Formado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Educação Física pela UFMG e em Perito Criminal pela ACADEPOL/MG. Possui especialização em Ortopedia e Esportes (2000) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) do CENESP/UFMG e também a Especialização da Fisioterapia. Tem experiência na área de Esportes e Atividade Física para grupos especiais (cardiopatas, diabéticos, hipertensos), atuando, principalmente, nos seguintes temas: fisioterapia, atenção primária, esportes, prevenção de lesões esportivas, prevenção e reabilitação cardiovascular, saúde do trabalhador. Participa de grupo interdisciplinar que investiga o impacto de equipamento de segurança, vestimentas etc. no desempenho de trabalhadores e atletas. É membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - SONAFE, membro fundador da SONAFE-MG e conselheiro da CASU/MG.

Veja mais informações no Somos UFMG

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

Veja mais informações no Somos UFMG

Andressa Silva Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.