EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 ... 6 7 8 9 10 11

Rosangela Gomes da Mota de Souza

Graduada em Terapia Ocupacional pela USP (1997), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002), Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP na sub-área Saúde Coletiva/Ciências Humanas (2014), Pós-doutorada em Terapia Ocupacional Social pela UFSCAR (2016). Desenvolveu atividades assistenciais e de gestão no período de 1997 até 2015 em serviços públicos de Atenção Primária à Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial. 

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Sérgio Teixeira da Fonseca

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

Veja mais informações no Somos UFMG

Sílvia Ribeiro Santos Araujo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Realizou o Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é técnica do Clã Delfos e professora da Universidade Federal de Minas Gerais/EEFFTO, nas disciplinas "Ensino da Natação", "Formação e Atuação" e "Treinamento para corredores de rua". Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletromiografia, saltos e diferenças bilaterais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Silvio Ricardo Da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Veja mais informações no Somos UFMG

Simone Costa de Almeida

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Ingressou como docente nesta Instituição em 1998. Obteve o título de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG) em 2004. É professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental, serviços substitutivos em saúde mental. Atualmente, cursa doutorado em Ciência Política, na UFMG, pesquisando sobre o alcance da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Veja mais informações no Somos UFMG

Talita Naiara Rossi da Silva

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos na área de Trabalho, Tecnologia e Organização e aluna de Doutorado no mesmo Programa. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Saúde e Trabalho. Atualmente, atua em um projeto de Pesquisa e Inovação no Setor Aeronáutico e como Áreas de interesse: saúde do trabalhador, ergonomia, acessibilidade e transportes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Tânia Lúcia Hirochi

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), especialista em Educação e Saúde Publica (1983), Mestre em Reabilitação pela Unicamp (2010). Atualmente é professora assistente 1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Educação Em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde do trabalhador, terapia ocupacional, reabilitação profissional, deficiencia mental, inclusão social, educação superior e qualidade de vida.

Veja mais informações no Somos UFMG

Tarcísio Mauro Vago

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), Mestrado em Educação pela UFMG (1993) e Doutorado em História da Educação pela USP (1999). Realizou em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig/Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica" e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de Mestrado e de Doutorado.

Veja mais informações no Somos UFMG