EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

Veja mais informações no Somos UFMG

Andressa Silva Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruno Pena Couto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Bruno Souza Bechara Maxta

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2007). Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos (2009) sendo Espelialista em Terapia Ocupacional na Saúde da Família pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2012). Tem experiência no campo da Saúde Coletiva e no campo da Economia Solidaria. Atualmente, é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Veja mais informações no Somos UFMG

Christianne Luce Gomes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

Veja mais informações no Somos UFMG

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ciomara Maria Perez Nunes

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977-1980), residência em Terapia Funcional pelo Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Brasília (1981-1982), pós-graduação Lato Sensu Especialização em Terapia Ocupacional e Reabilitação pelo Instituto F. Brunetti da Itália (1984-1985) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), área de concentração em Psicologia Social e da Personalidade, tema Ergonomia. É professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1985. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho, Saúde do Trabalhador, Disfunções Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho/Lesões por Esforços Repetitivos - DORT/LER, Avaliação Funcional, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação Física e Neurológica, Saúde do Idoso. Publicou 5 capítulos de livro, textos completos, e resumos em anais de eventos. Orientou TCC de Pós-Graduação Lato Sensu na Especialização em Terapia Ocupacional da UFMG e de Iniciação Científica. Representante titular no Conselho Universitário da UFMG por 4 mandatos, coordenou o primeiro Colegiado do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFMG 1987/1989, foi coordenadora geral do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Terapia Ocupacional da UFMG (2006/2007) e coordenou a área de ênfase Saúde e Trabalho (2004/2005) nesta mesma Especialização. Atualmente coordena a Terapia Ocupacional do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN/UFMG) desde 2007, tutora do programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (RIMS) do HC/ UFMG (2010), do HOB (2013) e do HRTN (2014), Coordenadora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde do HRTN (2013), todas as residências com área de concentração em Saúde do Idoso. Tutora do PET-Saúde na linha de Urgência e Emergência de 2012-2015.

Veja mais informações no Somos UFMG

Cláudio Márcio Oliveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Educação pela UFMG no ano de 2011. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, pertencente à Faculdade de Educação da UFMG (DMTE/FAE/UFMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia. Nesta instituição coordena o Grupo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais", cadastrado junto ao CNPq desde 2017. Atuou também como Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo coordenador da subárea de Educação Física do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, vinculado à CAPES) entre 2013-2016. Foi também membro, no mesmo período, do GEPTCE (Grupo Estudos e pesquisas Teoria Crítica e Educação). Nesta mesma instituição fundou e coordenou por quatro anos o Núcleo de Estudos "CIVITAS: Corpo, Cidade e Práticas Sociais". Filiado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 1994, ocupou o cargo de Secretário do CBCE em Minas Gerais (gestão 2014-2016) e atuou por duas gestões no comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Esportes e Escola (GTT-Escola, 2003-2005 e 2005-2007). Tendo atuado como professor por 16 anos em diferentes níveis de ensino da Educação Básica, possui experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente desenvolve suas ações com ênfase nos seguintes temas de pesquisa e intervenção: Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; relações entre corpo e educação; processos formativos e educação dos corpos/sentidos na cidade. (Texto informado pelo autor)

Cleber Augusto Gonçalves Dias

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ocupando atualmente o cargo de subcoordenador. Na Universidade Federal de Goiás, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013).

Veja mais informações no Somos UFMG

Cristiane Miryam Drumond de Brito

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

Veja mais informações no Somos UFMG