EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste





Teachers Council

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Bruno Souza Bechara Maxta

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2007). Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos (2009) sendo Espelialista em Terapia Ocupacional na Saúde da Família pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2012). Tem experiência no campo da Saúde Coletiva e no campo da Economia Solidaria. Atualmente, é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Veja mais informações no Somos UFMG

Christianne Luce Gomes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

Veja mais informações no Somos UFMG

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Cleber Augusto Gonçalves Dias

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ocupando atualmente o cargo de subcoordenador. Na Universidade Federal de Goiás, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013).

Veja mais informações no Somos UFMG

Cristiane Miryam Drumond de Brito

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Cristino Carneiro Oliveira

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de graduação em Fisioterapia da UFJF - campus avançado Governador Valadares. Doutor em Fisioterapia pela The University of Melbourne. Mestre em pneumologia e especialista em fisioterapia cardiorrespiratória pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Graduado em fisioterapia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e ex-fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein.

Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

Veja mais informações no Somos UFMG

Daniele Sirineu Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)

 

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

Veja mais informações no Somos UFMG

Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Veja mais informações no Somos UFMG