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Daniele Sirineu Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)

 

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

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Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

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Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

Diomira Maria Cicci Pinto Faria

Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012.  Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

Eduardo Mendonça Pimenta

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), DEA em Fisiologia do Exercício - Universidad de Léon (2009) e Doutorado em Programa de Actividade Física e Deportes. - Universidad de Léon (2012). Atualmente é Professor Adjunto I Universidade Federal de Minas Gerais, Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br). Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG. Fisiologista do Departamento de Futebol Profissional do Cruzeiro Esporte Clube, Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Masculino Sub-20.

Elisângela Chaves

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, cultura escolar e educação física escolar.

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Elyonara Mello de Figueiredo

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Movement and Rehabilitation Sciences pela Boston University (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes linhas: Comportamento Motor (Abordagem Ecológica a Percepção-Ação e Abordagem dos Sistemas Dinâmicos) e Saude da Mulher, com ênfase em disfunções do assoalho pélvico. Orienta mestrado em doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciênicas da Reabilitação.

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Fabiane Ribeiro Ferreira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)