EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Hélder Ferreira Isayama

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e realizou Estágio Pós-Doutoral na Facudalde de Educação da UFRJ (2012-2013). Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Foi Presidente da Associção Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL (2013-2014). Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo da UFRJ. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016). Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e formação e atuação profissional.

Veja mais informações no Somos UFMG

Herbert Ugrinowitsch

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1986), especialização em voleibol pela Universidade de São Paulo (1987), foi técnico de voleibol, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado na Universidade de Queensland Austrália (2006-2007). É Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2003, atualmente Associado I. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG (2008-2012) e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG. Vice-Diretor da EEFFTO a partir de 01/10/2013. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor e Voleibol.

Veja mais informações no Somos UFMG

Hércules Ribeiro Leite

É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Doutora em Estudos Linguisticos na Pós-Lin/FALE/UFMG desenvolvendo a pesquisa "A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança" (2014). Doutorado Sanduiche (Bolsista CAPES) na Paris IV - Sorbonne/França com a pesquisa "La Sacre du Printemps en danse et la semiotique visuelle comme moyen d'accès" (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com a pesquisa A Motivação Humana e o Gesto Técnico no Contexto da Dança. Pós-graduada em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela EEFFTO/UFMG (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). É professora na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2000 atuando como docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos. É líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (COODA) e das Linhas de Pesquisa Dança, linguagem e interdisciplinaridade; Dança, arte, educação, cultura e lazer; Dança e Performance. Co-lider do Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança e Estudos Integrados em Dança; no Grupo de Pesquisa Teatro e Dança-Teatro e no Grupo de Pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística. Bailarina Profissional e Coreógrafa desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Foi Coordenadora do Campo do Lazer (Secretaria Municipal de Esportes PBH de 1986 a 1989) e docente nas áreas da Educação Física e Dança em diversas instituições.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ivana Montandon Soares Aleixo

Possui doutorado em Ciência do Desporto realizado na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (2011) e mestrado em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora ativa permanente da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica e suas diversas manifestações, Ginástica Artística, Pedagogia do Esporte, Ensino, Treinamento com crianças e jovens, Esporte e Educação pelo esporte, Educação em Saúde Coletiva.

Veja mais informações no Somos UFMG

Iza de Faria-Fortini

Iza de Faria-Fortini é Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Possui mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), especialização em Reabilitação Neuropsicológica (USP) e especialização em Terapia Ocupacional ? ênfase em gerontologia (UFMG). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e pesquisadora do NEUROGroup (UFMG). Atuou como terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas/UFMG/Filial EBSERH (2015/17), professora assistente na Faculdade de Minas (2011/14), professora substituta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG (2013/14) e professora assistente na Universidade FUMEC (2008/11). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em reabilitação neurológica do adulto e idoso, atuando principalmente nos processos de avaliação e intervenção funcional de adultos e idosos. (Texto informado pelo autor)

Janaine Cunha Polese

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN 2019), Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG - 2011), doutora cotutela em Ciências da Reabilitação (UFMG - 2015) e PhD in Health Sciences (University of Sydney - 2015). Pós-doutorado desenvolvido na UFMG (CNPq). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação - UFMG. É Líder do grupo de pesquisa CNPq NeuroEixo e pesquisadora do NeuroGroup-UFMG. É membro da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-4. É Delegada e Diretora Secretaria Suplente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional - ABRAFIN (Triênio 2023-2025). É professora Corações e Mentes - Nível 1 2023 (GAIA +, SEE Learning, Emory University).

 

 

José Alfredo Oliveira Debortoli

Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestrado em Lazer na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Aprendizagem da Cultura e Educação.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Ângelo Gariglio

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em Educação Física Escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG