EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Juan Carlos Pérez Morales

Possui graduação em Cultura Física e Esportes pela Universidade Incca da Colômbia. Especialista em Administração Esportiva pela Fundação Universitária da Área Andina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Treinamento Esportivo. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência no processo de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos (basquetebol) da iniciação ao alto rendimento. Experiência como professor de educação física no ensino médio e como docente no ensino superior. Professor adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro pesquisador no Centro de Estudos em Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Experiência na gestão de políticas públicas na área de programas esportivos sociais, esporte escolar, eventos esportivos e atividade física e saúde.

Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Kátia Lucia Moreira Lemos

Possui Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, ginástica aeróbica esportiva, bullying e esporte escolar. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Ligia de Loiola Cisneros

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, nos seguintes temas: eletroterapia, educação terapêutica de pacientes, neuropatia diabética e doença arterial periférica. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Estudos da Circulação", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no Somos UFMG

Liliane Morais Amaral

É Especialista em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Ciências Biológicas (UFMG-2003), realizando curso de aperfeiçoamento em Unidades de Gestão Hospitalar (HC/UFMG-1999), e é graduada como Terapeuta Ocupacional (UFMG-1994). Desde 1996 é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação latu senso na UFMG. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica e Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho funcional dos adultos, Cinesiologia e Cinesioterapia, Órteses e adaptações, processos de funcionalidade e incapacidade humana. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos/ São Carlos- SP, desde 2013. Atualmente integra o grupo de pesquisas na linha de Redes Sociais e Vulnerabilidade, ao qual vincula seu projeto de mestrado.

Veja mais informações no Somos UFMG

Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Luciana Assis Costa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciana de Oliveira Assis

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2008), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, demências, reabilitação cognitiva, cuidadores e Instituições de longa Permanência para Idosos.

Luciano Pereira da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.