EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Veja mais informações no Somos UFMG

Lygia Paccini Lustosa

Doutora (2010) e Mestre (2005) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Gerontologia (2013) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Especialista em Ortopedia pela UFMG (1999) e bacharel em Fisioterapia pela UFMG (1983). É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora no programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência clínica e docente na área de Fisioterapia, com ênfase em Geriatria, Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia. Desenvolve pesquisas na área de Geriatria e Gerontologia (Sarcopenia; Síndrome de Fragilidade do Idoso e suas repercussões funcionais e musculares; programas de treinamento muscular e aeróbico em idosos) e em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia (mecanismos de estabilização articular; alterações musculares e funcionais).

Veja mais informações no Somos UFMG

Maicon Rodrigues Albuquerque

 

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (2013 - 2016). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador de mestrado e doutorado dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (UFMG) e Educação Fisica (UFV / UFJF). Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES - UFMG) e do Laboratório de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina - UFMG). Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes de Luta/Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.

Marcella Guimarães Assis

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro dp corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

Veja mais informações no Somos UFMG

Marcelo Velloso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja mais informações no Somos UFMG

Marcio Mario Vieira

Possui graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto na Escola de Educação Física da UFMG. Também Sub-coordenador e Técnico do projeto de extensão em ginástica Artística da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com a linha de pesquisa Aprendizagem Motora, principalmente com as variáveis que interferem na aquisição de habilidades motoras.

Veja mais informações no Somos UFMG

Márcio Vianna Prudêncio

Doutorando no programa de Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais, graduado Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é é professor assistente a, nível 1 da Universidade Federal de Minas Gerais, comentarista de atletismo - ESPN Brasil e técnico de atletismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo, biomecânica, atividade física, salto em distância e educação física.

Marco Túlio de Mello

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

Marcos Aurélio Fonsêca

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, além de analista de gestão e assistência, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa, do Hospital Cristiano Machado, na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Desempenho Ocupacional de adultos, adolescentes e crianças, Reabilitação Psicossocial, Acompanhamento Terapêutico e Serviço Residencial Terapêutico. Na área de Administração, atua em Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Marcos Daniel Motta Drumond

Doutor em Ciências do Esporte (UFMG) e Mestre em Ciências do Esporte (UFMG), possui Especialização em Fisiologia do Exercício (UVA), graduação em Nutrição (UNI-BH) e graduação em Educação Física (UFMG). Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).