EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 ... 4 5 6 7 8 9 10 11

Márcio Vianna Prudêncio

Doutorando no programa de Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais, graduado Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é é professor assistente a, nível 1 da Universidade Federal de Minas Gerais, comentarista de atletismo - ESPN Brasil e técnico de atletismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo, biomecânica, atividade física, salto em distância e educação física.

Marco Túlio de Mello

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

Marcos Aurélio Fonsêca

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, além de analista de gestão e assistência, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa, do Hospital Cristiano Machado, na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Desempenho Ocupacional de adultos, adolescentes e crianças, Reabilitação Psicossocial, Acompanhamento Terapêutico e Serviço Residencial Terapêutico. Na área de Administração, atua em Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Marcos Daniel Motta Drumond

Doutor em Ciências do Esporte (UFMG) e Mestre em Ciências do Esporte (UFMG), possui Especialização em Fisiologia do Exercício (UVA), graduação em Nutrição (UNI-BH) e graduação em Educação Física (UFMG). Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Maria Cristina Rosa

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

Veja mais informações no Somos UFMG

Mariana Asmar Alencar Collares

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutorado (2012) e Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Tem experiência em docências na graduação e pós-graduação no curso de fisioterapia nas áreas de Neurologia e Gerontologia. Experiência clinica em Reabilitação Neurológica e Gerontológica. (Texto informado pelo autor)

Marisa Cotta Mancini

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), Doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), Pós-Doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do Corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Mauro Heleno Chagas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Sportwissenschaft - Goethe Universität Frankfurt am Main (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, alongamento muscular, treinamento na musculação, duração da repetição e desempenho motor.

Veja mais informações no Somos UFMG

Meily Assbú Linhales

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Bacharel em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Mestrado em Ciência Política (1996) e Doutorado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Facudade de Educação (FaE), na UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da educação física e história da educação física e do esporte. Os estudos e pesquisas recentes referem-se à historia dos processos de escolarização da educação física e do esporte. Coordena o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG) onde atua como pesquisadora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Pablo Juan Greco

Graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF), de Buenos Aires, Argentina (1973). Curso de Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) de Buenos Aires, Argentina (1975). Mestrado em Ciencias do Esporte, realizado no Institut fuer Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), na R.F. Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil) (1995). Pós-doutorado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Ciências do Movimento Humano. É professor titular na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pertencente ao Departamento de Esportes e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte. Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) na EEFFTO/UFMG. Pesquisador na área de Cognição e Ação, em temas do Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo. As linhas de investigação se relacionam com os Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento nos Jogos Esportivos Coletivos (Handebol, Voleibol, Futsal, Futebol, Basquetebol etc.), Treinamento Técnico e Treinamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos, Capacidades Coordenativas, Validação de Testes (Psicometria) relacionada com Conhecimento Tático (Declarativo e Processual) e Processos Cognitivos nos Esportes.

Veja mais informações no Somos UFMG