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Teachers Council

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Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

Ricardo Luiz Carneiro

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, e fisioterapeuta - Núcleo de Excelência em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia Esportiva e treinamento esportivo com ênfase em prevenção e tratamento de lesões esportivas.

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Rodrigo César Ribeiro Diniz

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (2017) no Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Mestrado (2008) e Doutorado (2016) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório do Treinamento na Musculação. Publicações na área do treinamento de força na musculação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento de força na Musculação, desempenho, biomecânica e carga de treinamento.

Rodrigo Marques Tonella

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professor adjunto a da Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG . Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desmame ventilatório, ventilação mecânica, uti, treinamento muscular respiratório e fisioterapia respiratória. (Texto informado pelo autor)

Rosangela Gomes da Mota de Souza

Graduada em Terapia Ocupacional pela USP (1997), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002), Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP na sub-área Saúde Coletiva/Ciências Humanas (2014), Pós-doutorada em Terapia Ocupacional Social pela UFSCAR (2016). Desenvolveu atividades assistenciais e de gestão no período de 1997 até 2015 em serviços públicos de Atenção Primária à Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial. 

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

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Sérgio Teixeira da Fonseca

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

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Sílvia Ribeiro Santos Araujo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Realizou o Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é técnica do Clã Delfos e professora da Universidade Federal de Minas Gerais/EEFFTO, nas disciplinas "Ensino da Natação", "Formação e Atuação" e "Treinamento para corredores de rua". Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletromiografia, saltos e diferenças bilaterais.

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Silvio Ricardo Da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

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Simone Costa de Almeida

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Ingressou como docente nesta Instituição em 1998. Obteve o título de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG) em 2004. É professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental, serviços substitutivos em saúde mental. Atualmente, cursa doutorado em Ciência Política, na UFMG, pesquisando sobre o alcance da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

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