EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste





Cuerpo docente

1 ... 5 6 7 8 9

Talita Naiara Rossi da Silva

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos na área de Trabalho, Tecnologia e Organização e aluna de Doutorado no mesmo Programa. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Saúde e Trabalho. Atualmente, atua em um projeto de Pesquisa e Inovação no Setor Aeronáutico e como Áreas de interesse: saúde do trabalhador, ergonomia, acessibilidade e transportes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Tânia Lúcia Hirochi

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), especialista em Educação e Saúde Publica (1983), Mestre em Reabilitação pela Unicamp (2010). Atualmente é professora assistente 1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Educação Em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde do trabalhador, terapia ocupacional, reabilitação profissional, deficiencia mental, inclusão social, educação superior e qualidade de vida.

Veja mais informações no Somos UFMG

Tarcísio Mauro Vago

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), Mestrado em Educação pela UFMG (1993) e Doutorado em História da Educação pela USP (1999). Realizou em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig/Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica" e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de Mestrado e de Doutorado.

Veja mais informações no Somos UFMG

Thales Rezende de Souza

Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Vanessa Lara de Araújo

Graduada em Fisioterapia (2008), especialista em Ortopedia e Esportes (2009), mestre em Ciências da Reabilitação (2013) e doutora em Ciências da Reabilitação (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche, durante o ano de 2014, no Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering da Harvard University. Tem ampla experiência clínica e docente nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento humano, biomecânica e locomoção. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). 

Varley Teoldo da Costa

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós-Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.

Veja mais informações no Somos UFMG

Vitor Leandro da Silva Profeta

Doutor em Psicologia na divisão de Ecological Psychology da University of Connecticut (2017). Possui mestrado em Treinamento Esportivo (2009) e graduação em Educação Fisica (2007), ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO - UFMG). Treinamento de pós-doutorado no Athletic Department da University of Nebraska - Lincoln (2018 - 2020). Foi professor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho (2009-2012) e da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (2009-2012). Atualmente, Vitor Profeta é Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO - UFMG. (Texto informado pelo autor).

Vitor Lucas de Faria Pessoa

Professor Substituto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG. Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Foi membro do Programa de Educação Tutorial, PET-Educação Física e Lazer de 2013 a 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HISLA) desde 2014. Membro do corpo editorial da Revista Licere, periódico científico do campo do Lazer. Atuou como professor de educação básica na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais entre 2016-2022. (Texto informado pelo autor)