Educação Física | EEFFTO - UFMG  


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Educação Física e Lazer (Bacharelado) - EFI046

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45h/a

I - EMENTA

O lazer como um campo de estudos e intervenção da Educação Física. Estudos sobre relações e significados de recreação, lazer, ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que vêm influenciando o planejamento, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer.

II - OBJETIVOS

  • Analisar relações, conceitos e significados de Recreação e Lazer;
  • Discutir o lazer, em nosso contexto, considerando suas dimensões histórico-sociais, culturais, educacionais e políticas;
  • Ampliar conhecimentos e experiências de lazer considerando a atuação profissional em diferentes espaços;
  • Realizar vivências teórico-práticas acerca de diferentes conteúdos culturais do Lazer.


III - CONTEÚDOS

  • Concepções de lazer, recreação e ludicidade
  • Lazer como fenômeno histórico-social, cultural e político
  • Lazer na sociedade atual, cultura e conteúdos culturais
  • Lazer e formação profissional
  • Lazer e intervenção em diferentes grupos e espaços sociais


IV – REFERÊNCIAS BÁSICAS

GOMES, Christianne L. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, V.1, N.1, p.3-20, abr. 2014. Disponível em:  https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/327 (texto 1)

GOMES, C.L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004. (texto 2)

MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: Uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 1996. (texto 3)

MARCELLINO, N.C. Lazer e Cultura (org.). Campinas, Alínea, 2007. (textos 4 a 10)

V - REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

GOMES, C.L.; ELIZALDE, R. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

LICERE - Revista do Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Belo Horizonte. Disponível em: www.eeffto.ufmg.br/licere

MARCELLINO, N.C. (Org.). Lazer e sociedade: Múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.

MARCELLINO . N.C (org.) Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por fases da vida. Campinas SP. 2006.

MARCELLINO . N.C (org.) Repertório de Atividades de Recreação e Lazer: para hotéis, acampamentos, clubes, prefeituras e outros. Campinas. SP. Papirus, 2002.

MELO, Victor A; ALVES JR., Edmundo D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. STOPPA, E.  Lazer e Mercado. Campinas. SP. Papirus, 2001.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. (org.) Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Educação Física e Lazer (Licenciatura) - EFI046

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 h/a

I - EMENTA

O lazer como um campo de estudos e intervenção da Educação Física. Estudos sobre relações e significados de lazer, recreação, ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que influenciam o planejamento, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer em contextos educativos. Lazer e Educação.

II - OBJETIVOS

  • Discutir o lazer, em nosso contexto, considerando suas dimensões histórico-sociais, culturais, educacionais e políticas;
  • Compreender relações e significados de recreação e lazer;
  • Realizar vivências teórico-práticas acerca de diferentes conteúdos culturais do Lazer;
  • Discutir o papel do lazer na escola e em outros contextos educativos;
  • Ampliar conhecimentos e experiências de lazer considerando a atuação profissional em diferentes contextos educativos;
  • Elaborar projetos de intervenção pedagógica no campo do lazer que possam ampliar as possibilidades de atuação profissional em diversos âmbitos e contextos da Educação Física.


III - CONTEÚDOS

  • Lazer na sociedade atual, cultura e interesses culturais
  • Concepções de lazer, recreação e ludicidade
  • Lazer como fenômeno histórico-social, cultural e político
  • Lazer e educação
  • Lazer, formação e atuação profissional


IV – REFERÊNCIAS BÁSICAS

GOMES, Christianne L. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, V.1, N.1, p.3-20, abr. 2014. Disponível em:  https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/327 (texto 1)

GOMES, C.L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004. (texto 2)

MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: Uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 1996. (texto 3)

MARCELLINO, N.C. Lazer e Cultura (org.). Campinas, Alínea, 2007. (textos 4 a 10)

 

V - REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

ALVES, V.F.N.; GOMES, C.L.; REZENDE, R. Lazer, lúdico e educação. Brasília: SESI DN, 2005.

ISAYAMA, H.F. (Org.) Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010.

LICERE - Revista do Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Belo Horizonte.

MARCELLINO . N.C (org.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Unijuí, 1999.

MARCELLINO . N.C (org.) Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por fases da vida. Campinas SP. 2006.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: Uma proposta educativa para a juventude. Goiânia: Editora UFMG, 2003.

MELO, Victor A; ALVES JR., Edmundo D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMA, H.F. STOPPA, E.  Lazer e Mercado. Campinas. SP. Papirus, 2001.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. (org.) Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

 

Estudo do Lazer - EFI074

Carga horária: 30 h/a

Ementa: Abordagens teóricas do lazer. Estudo do lazer em diferentes contextos sócio-econômico-culturais, da infância à velhice.

 

Objetivos:

- Compreender algumas das principais concepções teóricas e significados sociais de diferentes manifestações do lazer;

- Refletir criticamente sobre algumas das dinâmicas sociais mais amplas que envolvem o lazer na sociedade contemporânea.

- Identificar possibilidades de atuação profissional no âmbito da saúde através do lazer.

 

Conteúdos:

1. Conceitos e definições do lazer

2. Evolução histórica e institucionalização do lazer no Brasil

3. Formação e atuação profissional no lazer

4. Lazer e promoção da saúde

5. Políticas públicas de lazer

 

Bibliografia:

MELO, Victor; ALVES JUNIOR, Edmundo. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

DRUMMOND, Adriana de França; COSTA, Carmen Teresa. Formação profissional em Terapia Ocupacional e suas interfaces com o lazer. In: ISAYAMA, Helder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 185-203

VILARTA, Roberto (org). Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES, 2004

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Helder Ferreira; LINHALES, Meily A. Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 136-163.

Filosofia e Educação Física

Ementa

Diálogos possíveis entre o campo da Filosofia e da Educação Física. Importância da Filosofia para a compreensão dos sentidos das criações humanas; contribuições da Filosofia para a formação e atuação em Educação Física; a atitude filosófica e o objeto de estudo e trabalho da Educação Física. Estudo da ética na sociedade contemporânea e seus impactos na Educação Física e no Esporte.

Objetivos

- Conhecer, discutir e partilhar princípios políticos, éticos, estéticos e epistemológicos que fundamentam e legitimam a Educação Física como um campo de conhecimento acadêmico;

- Refletir filosoficamente sobre educação física, natureza e cultura na sociedade contemporânea;

- Problematizar à luz da reflexão filosófica alguns saberes e práticas que constituem a Educação Física, como corpo, movimento, saúde, esporte, educação, mídia, rendimento e lazer.

Conteúdos

Unidade 1- Filosofia e Educação Física: aproximações e distanciamentos

• Por que filosofar?

• Atitude filosófica, atitude crítica.

Unidade 2 - O corpo como um espelho partido da história

• O eu e o outro.

• Corpo, natureza e cultura: o “mal-estar” da Educação Física

• Culto à performance e sacrifício corporal.

Unidade 3 - Educar e civilizar: as pedagogias do corpo e seus sentidos

• Educação e humanização: questões para a Educação Física

• Educação e barbárie: progresso e regressão

• Educação do corpo, mercado e indústria cultural

• Mídia e sociedade do espetáculo.

Unidade 4 - Educação física, saúde e reflexão filosófica

• A produção da saúde: entre o normal e o patológico?

• Saúde individual, saúde coletiva.

• Corpos „sarados?, corpos „adoentados?.

• Atividade Física e promoção da saúde: mito e esclarecimento.

Unidade 5 - Ciência, ética e política: tensões no campo acadêmico da Educação Física

• Ciência e poder.

• O conhecimento científico e a condição humana.

• Ciência e (Cons)ciência: entre ruína e emancipação.

Metodologia

Serão utilizadas diferentes estratégias para o desenvolvimento da disciplina, como aula expositiva, seminários, estudo dirigido, trabalho individual e em grupo, produção de texto, prova etc..

Avaliação

• Primeiras construções reflexivas = 10 pontos

• Preparação e desenvolvimento de 03 estudos dirigidos = 60 pontos

• Avaliação Final = 30 pontos

Referências Bibliográficas

- ADORNO, Theodor. Educação após Auschiwitz. Filosofia e Educação. In: _________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

- ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo e BRACHT, Valter. Da modernidade sólida à modernidade líquida. In: ___________ Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

- BAGRICHEVSKY, Marcos. Do „corpo saudável? que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15, 2, 2007, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/Corpo-saudavel-que-se-des-constitui.pdf

- BAVCAR, Evgen. O corpo, espelho partido da história. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.bancodeescola.com/corpo.htm

- BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: _______Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

- BETTI, Mauro. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física. USP, São Paulo, v.19, n.3, p.183-197, jul/set,2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594

- BRACHT, Valter. Educação Física e Ciências: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí,RS: Editora Unijuí, 1999.

- CALVINO, ITALO. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Disponível em: http://www.marcodejacob.com/uploads/1/6/2/6/16264412/italo-calvino-as-cidades-invisiveis.pdf

- CHAUÍ, Marilena. Para que Filosofia? In: ______ Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Disponível em: http://bahiapsicosocial.com.ar/biblioteca/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo humano. In:________ Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo feminino ou o risco de transformar meninas em? antas?. In: ______ Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. 3

 

- FERES NETO, Alfredo. A virtualização do esporte e as suas novas vivências eletrônicas. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Florianópolis, UFSC/Conbrace, v 21 (1) set., 1999.

- FISCHLER, Claude. A “MacDonaldização” dos costumes. In: FLANDRIN, Jean-Louis e MONTANARI, Massimo (orgs.) História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade,

- FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEEQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.amazonia.fiocruz.br%2Fbr%2Fensino%2Fdidaticos%2Fcategory%2F47-historia-saude.html%3Fdownload%3D730%25253Amicrofisica-do-poder.&ei=5WPsUoHLAcK2kQfDlYDwDw&usg=AFQjCNGBqSw_0EVKwCInozgbBPiWhYzsHA&sig2=CkCAn0_KJzJvsy8K7q670Q&bvm=bv.60444564,d.eW0

- FOUCAULT, Michel. O nascimento do hospital. In: __________ Microfísica do Poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

- FRAGA, Alex Branco. Anatomias emergentes e o Bug Muscular. In: SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e História, Campinas,SP: Autores Associados, 2001.

- FREITAS, Verlaine. Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade. KRITERION, Belo Horizonte, n. 112, p.332-344, dez./2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a16.pdf

- HANSEN, Roger Hansen e VAZ Alexandre Fernandez. “Sarados” e “gostosas” entre alguns outros: aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Revista Movimento. Porto Alegre, v.12, n. 01, p. 133-152, janeiro/abril de 2006. Disponível em: seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/2894/1530

- KELH, Maria Rita. As máquinas falantes. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.mariaritakehl.psc.br/PDF/asmaquinasfalantes.pdf

- LE BRETON, David. A produção farmacológica de si. In: ________ Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.

- MIRA, Carlos Magallanes. Exercício Físico e saúde: da crítica prudente. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- MORIN, Edgar. Ciência com consciência.- 5ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

- PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY. Considerações teóricas acerca das questões relacionadas à promoção da saúde. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. Publicar mais, ou melhor? O Tamanduá Olímpico. Belo Horizonte: UFMG/EEFFTO, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v22n2/aop1611.pdf

- SANTOS, Ana Lúcia. O conceito de doença: uma interlocução entre a medicina e a filosofia. Belo Horizonte: ScientiaFAFICH/UFMG,1997.

- SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: __________ Corpo e História. Campinas, SP. Autores Associados, 2001.

- SOARES, Carmen Lúcia. Práticas corporais: invenção de pedagogias? In: SILVA, Ana Márcia e DAMIANI, Iara (orgs). Práticas corporais. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005. v. 1. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/praticasCorporais/praticasCorporaisVolume1.pdf

- VAZ, Alexandre F. Teoria Crítica do Esporte: origens, polêmicas, atualidade. Disponível em: ww.uff.br/esportesociedade/pdf/es102.pdf

- VAZ. Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, ano XIX, n. 48, ago/1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a06.pdf 4

Documentários

- Muito além do peso (Maria Farinha)

- Os outros (UERJ)

- Arquitetura da destruição

- Futebol (João Moreira Sales) 

Fisiologia do Exercício

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 h
Créditos: 3

Ementa:

Cálculo do gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão estudadas também as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes. Os conteúdos desenvolvidos serão fundamentais para que os futuros profissionais de Educação Física possam entender os benefícios do exercício físico para a saúde, assim como entender as bases fisiológicas do treinamento esportivo.

Referências bibliográficas:

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 7a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012.

PITHON-CURI, T.C. (Org.). Fisiologia do Exercício. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6a.ed. Barueri: Editora Manole, 2009.

WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

Fisiologia do Exercício e Nutrição

Natureza: Optativa
Carga horária: 60h/a
Créditos: 4

Ementa

Cálculo do gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão estudadas também as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes bem como os principais efeitos ergogênicos e/ou adversos da utilização de suplementados alimentares. Os conteúdos serão discutidos de uma maneira voltada para o seu aproveitamento pelo profissional de nutrição.

Objetivos

Fornecer ao profissional de Nutrição a compreensão dos ajustes fisiológicos dos diversos sistemas orgânicos durante o exercício físico.

Referências bibliográficas:

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano.6a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012.

POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 1a.ed. Barueri: EditoraManole, 2000.

WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

Formação e Atuação Profissional no Lazer

Carga horária: 45h
Créditos: 3

EMENTA: Conceitos e significados de recreação e de lazer, considerando os diferentes conteúdos culturais e as barreiras socioculturais e econômicas em nosso contexto. A formação e ação do profissional do lazer, suas características e possíveis locais de atuação, tendo em vista a busca de competência técnica e científica específica e o compromisso político-pedagógico do profissional, bem como o caráter multidisciplinar do lazer.

OBJETIVOS:

a) Analisar as diferentes concepções e significados de recreação e lazer.

b) Refletir sobre a formação do profissional de Educação Física e suas possibilidades de atuação no âmbito do lazer;

c) Construir vivências na perspectiva da animação cultural, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos sobre as possibilidades de lazer;

d) Contribuir para a formação do profissional de Educação Física como animador cultural;

CONTEÚDOS:

a) Conceitos e significados de recreação e de lazer;

b) Lazer e Formação profissional em Educação Física;

c) O mercado de trabalho para o lazer;

d) Animação Cultural na perspectiva do Lazer;

e) Mercado de Trabalho e as possibilidades de intervenção profissional;

METODOLOGIA: A metodologia utilizada no curso será a seguinte: 1. Aulas expositivas participativas /Leituras e discussões de textos; 2. Seminários / Mesa redonda; 3. Formação Cultural.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Texto 1: ,MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: Uma Introdução. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 7-19 e 23-26.

Texto 2: SILVA, S. R. da; CAMPOS, P. A. F. Formação profissional em Educação Física e suas  Interfaces com o Lazer. In: ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer em estudo: Currículo e Formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 143-161.

Texto 3: ISAYAMA, H. F. Formação Profissional no âmbito do Lazer: Desafios e Perspectivas. In: ISAYAMA, H. F. Lazer em estudo: Currículo e formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010. p.9-26.

Texto 4: WERNECK, C. L. O mercado de trabalho no lazer. In: WERNECK, C. L. G.; STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. Lazer e mercado. Campinas: Papirus, 2001.

Texto 5: MELO, Victor Andrade. A Animação Cultural, os Estudos do Lazer e os Estudos Culturais: Buscando Definições. In: MELO, V. A. Animação Cultural: Conceitos e Propostas. Campinas: Papirus, 2006. p.19-52.

Texto 6: :  TAVARES, M. L.; ISAYAMA, H. F. Na Parada do Lazer: Delineando as Ações de Lazer em ONGs LGBT de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, USP. No prelo.

História da Educação Física

Ementa:

Diálogos possíveis entre os campos científicos da História e da Educação Física; contribuições da História para refletir sobre a Educação Física na sociedade moderna. Investigação da história da Educação Física e de seu conhecimento específico; Reflexão crítica das concepções, características e influências sofridas ao longo da sua história, relacionando-as ao desenvolvimento socioeconômico, político e educacional do nosso contexto, discutindo possíveis alternativas para a mesma.

 Temas e Conteúdos:

 Unidade 1: Introdução à história e à história da Educação Física

  • História da Educação Física: por que estudar?
  • A produção Científica sobre História da Educação Física: pesquisas e pesquisadores
  • Fontes para uma História da Educação Física
  • O CEMEF: a pesquisa histórica na EEFFTO
  • A história de cada um como ponto de partida para conhecer a história da EF

Unidade 2: Uma história do corpo humano

  • Interesses pelo Corpo Humano: ciência e religião; natureza e cultura
  • Corpo e cientificidade
  • O Corpo e o processo civilizador moderno

Unidade 3: Engendramento do campo da Educação Física e dos Esportes no Brasil: 1890-1930 

  • Nascimento da Ginástica na Era Moderna: Movimento Ginástico Europeu
  • Matrizes da Educação Física: a instituição médica; a instituição militar
  • Afirmação da Educação Física na escola: pensamento médico-higienista e eugenia 
  • As teorias raciais e a Educação Física: o Brasil pensado como raça  (1870-1920)
  • Aparecimento de Escolas Superiores de EF no Brasil
  • Esporte e sociedade  no Brasil

Unidade 4: História da EF brasileira no pós-30: o esporte como um novo primado orientador  

  • O Método Desportivo Generalizado
  • A massificação do esporte - Educação Física e Ditadura Militar
  • A crise da EF brasileira: “A Educação Física cuida do corpo & mente?”
  • As ciências do esporte no Brasil
  • O lazer e o tempo livre: histórias conectadas à EF
  • Historia da Escola de Educação Física da UFMG 

Bibliografia básica de referência:

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento, 1991.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999.

CASTELANI, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. São Paulo: Papirus, 2003.

ELIAS, Nobert. O processo civilizador : uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

FERREIRA NETO, GOELLNER e BRACHT (orgs.) As ciências do esporte no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

HERSCHMANN, Micael; LERNER, Kátia. Lance de sorte: o futebol e o jogo do bicho na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

LOPES. Eliane Marta Teixeira. Métodos e fontes na história da educação e educação física. In: Coletânea do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte: UFMG-FEF, 1996.  

GOELLNER, Silvana. Bela, Maternal e Feminina: imagens da mulher na Revista Educação Física. In: FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa Histórica em Educação Física, n. 5. Aracruz: FACHA, 2000.

GRUNENNVALDT, José Tarcísio. O Estado, os sujeitos políticos e a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos: a história de uma hegemonia. In: FERREIRA NETO, Amarílio (Org.). Pesquisa histórica na educação física. Aracruz: Facha. 1998. v. 3.

LINHALES, Meily. Políticas Públicas para o esporte no Brasil. In: SOUSA, Eustáquia S. & VAGO,  Tarcísio Mauro. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais.  Belo Horizonte: Cultura, 1997.

LINHALES, Meily Assbú. A produção de uma forma escolar para o esporte: os projetos culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a historiografia da educação. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio (Org.) Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.

LINHALES, Meily. A escola e o esporte: uma história de práticas culturais. São Paulo: Contez, 2009.

LUCENA, Ricardo. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizatório. Campinas: Autores Associados/CBCE, 2001.

MANHÃES, Eduardo Dias. Política de esportes no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1986

MELO, Vitor Andrade de. Cidade "sportiva": primórdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará/FAPERJ, 2001.

PEREIRA, Júnia Sales. Juventude, “raça” e educação física em Belo Horizonte nos anos 30 e 40. FERREIRA NETO, Amarílio (org.) Pesquisa Histórica em Educação Física. Vitória: PROTEORIA, n. 6, 111-130.

HERSCHMANN, Micael; LERNER, Kátia. Lance de sorte: o futebol e o jogo do bicho na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

RODRIGUES, Marilita A. A. O esporte no Minas Tênis Clube: um olhar sobre a trajetória histórica. In: SOUSA, Eustáquia S. & VAGO,  Tarcísio Mauro. Trilhas e partilhas: educação física na cultura escolar e nas práticas sociais.  Belo Horizonte: Cultura, 1997.

ROTTERDAN, Erasmo de. De Pueris (Dos Meninos) & A Civilidade Pueril. Tradução Luiz Feracine. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal.  São Paulo/SP: Editora Escala, s/d.

SANTANNA, Denise Bernuzzi. Educação Física e História In: Carvalho, Yara Maria; Rubio, Katia. (Org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001, p. 48-66.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi.  É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.

SCHNEIDER, Omar. Entre a correção e a eficiência: mutações no significado da educação física nas décadas de 1930-1940 — um estudo a partir da Revista Educação Physica. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas: CBCE, v. 25, n. 2, jan. 2004, p. 39-54.

SOARES, Carmen Lúcia (org). Corpo e história. Campinas,SP: Autores Associados, 2001

SOARES, Carmen Lúcia. Educação física, raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

SOARES, Carmen Lúcia. Pesquisas sobre o corpo: Ciências humanas e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SOARES, Carmen Lúcia e TERRA, Vinícius. Lições da anatomia: geografias do olhar. In: SOARES, Carmen Lúcia. Pesquisas sobre o corpo: Ciências humanas e educação.. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Renovação historiográfica da Educação Física brasileira. In: SOARES, Carmen Lúcia. Pesquisas sobre o corpo: Ciências humanas e educação.. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SCHNEIDER, Omar. Entre a ginástica e o esporte: tensões e resistências à esportivização da educação física: um estudo a partir da Revista Educação Physica (1932-1945). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III. Anais..., CD-Rom. Curitiba: PUC, 2004.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. Bragança Paulista: EDUSF, 2003a.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. A construção dos currículos escolares de educação física: relações entre o planejamento tecnocrático e a experiência dos professores. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurério; RANZI, Serlei Maria Ficher (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003b

VAZ, Alexandre Fernandez. Corpo, educação e indústria cultural na sociedade contemporânea: notas para reflexão. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 2 (41), maio/ago. 2003.

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Ementa

História Cultural dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Os Jogos, os Brinquedos e as Brincadeiras como conhecimento, patrimônio cultural da humanidade.  Os Jogos, os Brinquedos e as Brincadeiras como dimensões da memória e da ludicidade humana. Perspectivas teóricas, conceitos e concepções de  Jogo, de Brinquedos e de Brincadeira; Brincar como linguagem; O Brincar nos processos de formação e desenvolvimento humano; O jogo e o brincar na psicologia do desenvolvimento; Jogos, brinquedos e brincadeiras como conteúdo de ensino da EF; Jogos e brincadeiras, cultura e sociedade; O brincar e a indústria cultural. Conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Objetivos

  • Compreender os Jogos e as Brincadeiras como conhecimento e conteúdo de Ensino de Educação Física.
  • Discutir o brincar como linguagem e sua importância na formação humana;
  • A importância do brincar no desenvolvimento e na formação humana;
  • Problematizar o brincar diante de questões sociais e demandas da vida contemporânea;
  • Partilha e reflexão de jogos e brincadeiras.
  • Problematizar a importância do brincar e da ludicidade na e para a formação do profissional da Educação Física.

Conteúdos

  • Brincar, Linguagem e Formação Humana.
  • Infância, Cultura e Formação Cultura.
  • Infância, Cultura e Desenvolvimento.
  • História Cultural do Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
  • As crianças e o brincar na psicologia do desenvolvimento.
  • Brinquedo, Cultura e Sociedade.
  • O Brincar e Indústria Cultural.
  • Jogo, Brinquedo e Brincadeira: conceitos, experiências culturais e conhecimentos.
  • Memória e acervo de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.

Referências

  • MURTA, Adélsio. Baragandão Arco-Iris: 36 brinquedos inventados por meninos. Belo Horizonte: Adelsin, 1997.
  • BROUGERE, Gille. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994. (Boneca Industrializada, espelho da sociedade).
  • CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
  • DEBORTOLI, José Alfredo. As crianças e a brincadeira. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
  • GOUVÊA, Cristina. Infância, Sociedade e Cultura. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
  • KRAMER, Sonia. Infância, Cultura Contemporânea e Educação contra a barbárie. In KRAMER, S.; BAZÍLIO, L. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortes, 2003.
  • LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, jan-abri, 2002.
  • SOUZA, Solange J. Re-significando a psicologia do desenvolvimento. In Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, Papirus, 1996.
  • VIEIRA; CARVALHO E MARTINS. Concepções do brincar na psicologia. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES; DEBORTOLI (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

Metodologia da Pesquisa

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45h
Créditos: 3

EMENTA: Produção, transmissão e reflexão crítica de conhecimentos básicos sobre metodologia científica e produção de conhecimentos na área de Educação Física. Princípios para a produção do conhecimento científico; análise, interpretação e elaboração de um projeto de pesquisa; pesquisa e produção do conhecimento em ciências biológicas; pesquisa e produção do conhecimento em ciências humanas; abordagens; metodologias.

OBJETIVOS:

-Entender a compreensão histórica do que é metodologia da pesquisa;

-Apresentar o que é estudo científico e como procede sua elaboração;

-Orientar e capacitar o aluno para o desenvolvimento das mais variadas atividades de pesquisa necessárias durante a vida acadêmica.

CONTEÚDOS:

1.Senso Comum e Conhecimento Científico

2.Pesquisa quantitativa e qualitativa

3.Projeto de Pesquisa

4.Tipos de trabalhos científicos

5.Normatização do Trabalho Científico

6.Redação Científica

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALVES, R. Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras. 13.ed. São Paulo:

Brasiliense,1990. 209 p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa. 1977.

CLIFFORD, J. A experiência Etnográfica. Org. de José Reginaldo Santos Gonçalves. Editora

da UFRJ. RJ.1998

FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil,1982. 318p.

FREIRE,P. A importância do ato de ler. 29.ed. São Paulo: Cortez, 1994. 87 p.

GALLIANO,A.G. O método científico. Teoria e prática. São Paulo: Harbra,1986. 200 p.

KERLINGER,F.N. Metodologia da pesquisa nas ciências sociais. São Paulo :EPU, 1980. 378 p.

LAKATOS,E.M. e MARCONI,M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas,1991. 249p.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em

ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 1999. 340 p.

LUDKE, M., ANDRÉ, M .E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU. São

Paulo. 1986.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes,1991. 294p.

SELLTIZ,C. A.; COOK,S.N. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 4.ed. São Paulo:

EPU,1987. 3 volumes.

SEVERINO, A .J. Metodologia do trabalho científico. 19.ed. São Paulo:Cortez, 1993. 252 p.