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Asignaturas y resúmenes

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O esporte e a escola: percursos sócio-históricos na educação brasileira (Licenciatura)

 

Carga horária: 45h/a (3 créditos)

Horário: Quinta-feira - 13h30

Professora: Meily Assbú Linhales 

 

JUSTIFICATIVA

No âmbito da produção acadêmica brasileira que aborda a relação entre o esporte e a escola alguns estudos têm de ocupado no processo histórico de “escolarização do esporte” – e de sua outra face, comumente identificada como o fenômeno de “esportivização da escola”. Nessa disciplina, aprofundaremos conhecimentos sobre o referido processo, compreendendo em sua historicidade e também construindo reflexões e propostas de intervenção pedagógica no tempo presente. As pesquisas em curso no CEMEF sobre Modelos Pedagógicos para a Educação Física Brasileira constituirão ponto de partida e referência teórico-conceitual para o desenvolvimento da disciplina.

 

OBJETIVOS

  • Compreender, em uma perspectiva sócio-histórica, o processo de inserção do esporte como conteúdo e como prática na escola brasileira.
  • Analisar as diferentes ênfases e representações culturais e pedagógicas conferidas ao esporte na escola brasileira, desde finais do sec. XIX até os dias atuais.
  • Construir estratégias pedagógicas para o ensino e a prática de esportes na escola, dentro e fora das aulas de Educação Física.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Como é possível ser esportivo? Diálogos com Pierre Bourdieu.
  • Sobre a história e a teoria da forma escolar de socialização. Diálogos com Vincent, Lahire e Thin.
  • A escola, o esporte e a “energização do caráter” dos brasileiros: matizes escolanovistas.
  • Da ginástica ao esporte, entre a correção e a eficiência: negociação de sentidos sócio-culturais.
  • Pedagogias do esporte na escola brasileira e na formação de professores (modelos norte-americanos e europeus): ênfases no pós-1945.
  • O esporte nas propostas curriculares para a Educação Física escolar no sec. XXI.
  • Jogos esportivos na escola: reprodução ou intervenção na Educação Básica?
  • Construção de projetos de ensino e produção de material didático para o desenvolvimento do esporte na escola.

 

DESENVOLVIMENTO DO CURSO E AVALIAÇÃO

Serão utilizadas diferentes estratégias no desenvolvimento e na avaliação do curso. O efetivo envolvimento dos alunos nas aulas será considerado critério prioritário na avaliação. Ao longo do curso realizaremos aulas expositivas, seminários, produções de textos individuais e coletivas, avaliações dissertativas.

 

BIBLIOGRAFIA (provisória)

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Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Carga horária: 30h
Créditos: 2

EMENTA: Esporte e Lazer como direito e como política social. A ação do Estado e o desenvolvimento de políticas setoriais: limites e possibilidades para a cidadania. Análise de propostas de intervenção social para o esporte e o lazer. Planejamento e avaliação de políticas de esporte e lazer.

OBJETIVO:

Despertar no(a) aluno(a) o conhecimento crítico e criativo sobre as políticas públicas de esporte e lazer em nosso país.

CONTEÚDOS:

  • Conceitos e significados de políticas públicas;
  • História das políticas públicas;
  • Política pública e cidadania;
  • Ciclo político;
  • Avaliação de políticas públicas;
  • Formação Profissional em políticas públicas;
  • Gestão participativa;
  • Megaeventos esportivos;
  • Financiamento de esporte e lazer.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Texto 1 – STAREPRAVO, Fernando A.; SOUZA, Juliano de; MARCHI JUNIOR, Wanderley. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise. Ensaios, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 233-251, jul/set. 2011.

Texto 2 – SOARES, Márcia; CUNHA, Edite da Penha. Avaliação de Políticas de Esporte e Lazer. Curso de formação em políticas sociais. PELC e Vida Saudável. 2014 (mimeo)

Texto 3 – ISAYAMA, Helder F. et al. Lazer, políticas públicas e formação profissional. In: ISAYAMA, Helder F. et al. Gestão de políticas de esporte e lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 211-227.

Texto 4 - AMARAL, Silvia Cristina Franco. Políticas públicas de lazer: existe possibilidade de uma gestão participativa? In: PADILHA, Valquiria (Org.). Dialética do lazer. São Paulo: Cortez. 2006. p. 156-172.

Texto 5 – MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos esportivos e Educação Física: alerta de tsunami. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 39-67, jan./mar. 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. O lazer no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo à globalização. Conexões, v. 3, n. 1, p. 36-57, 2005.

BOBBIO, Norberto. O conceito de política. In: _____. Teoria geral da política: a filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 159-169.

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LINHALES, Meily A. A trajetória política do esporte no Brasil: interesses incluídos, setores excluídos. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 1996. (Dissertação, Mestrado em Ciência Política).

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LINHALES, Meily A. et al. Esporte  e lazer na Grande-BH: por onde caminham as gestões públicas? In: ISAYAMA, Helder F; LINHALES, Meily A. (Orgs). Avaliação de políticas e políticas de avaliação: questões para o esporte e o lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 14-54.

MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.) Políticas Públicas Setoriais de Lazer - o papel dos Municípios. Campinas, Autores Associados, 1996.

MASCARENHAS, Fernando. O pedaço sitiado: cidade e lazer em tempos de globalização. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.24,n.3, p. 121-145, maio 2003.

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Helder F.; LINHALES, Meily A. (Orgs) Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 136-163.

Prevenção e Reabilitação de Lesões no Esporte

Estudo descritivo e analítico das principais lesões decorrentes da prática de esportes e atividades físicas. Estratégias de prevenção e principais formas de tratamento.

Modelos Multifatoriais e de demanda

Lesões: definições e caracterizações

Principais lesões nas articulações:

Coluna vertebral

Ombro

Joelho

Tornozelo

Quadril

Pés

Cotovelos

Punho e mãos

 

Referências Bibliográficas:

DANIELS ,L; WORTHINGHAM, C. Provas de Função Muscular .Terceira edição :Interamericana 1972.

DONATELLI RA. Physical Therapy of the Shouder. 3 ed. New York: Churchill- Livingstone.1997

HAY   & REID, Bases Anatômicas e Mecânicas do MovimentoHumano. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil,1982.

KAPANDJI, I,A.Fisiologia Articular Quinta Edição  Rio de Janeiro. Manole1987.

KENDALL &KENDALL .MúsculosProvas e Funções .São Paulo Manole 1980.

LIEBER,R.L. Skeleton Muscle Structure and Function 1 °Edição .Baltimore : Willians& Wilkins 1992.

LBEMKTUHL, LD.  SMITH,L.K.CinesiologiaClínica de Brunsnstrom. 4°ed, São Paulo: Manole ,1989.

MAGEE DJ. Orthopedic Phisical Assessment.3 ed. Philadelhia: WB Saunders,1997.

NORKIN CC,LEVANGIE PK. Joint Structure & Function. A Comprehensive Analysis. 2 ed .Philadelphia:FA Davis Company,1992.

RASH, P; BURKE, R.K. Cinesiologia e AnatomiaAplicada .QuintaEdição. Rio de janeiro: Guanabara  Koogan, 1977.

Seminário: Dança e Preparação Corporal

Carga horária: 45 h/a
Período: 1º
Créditos: 3

I - EMENTA

Estudos e vivencias de concepções e possibilidades de preparação corporal na dança. Abordagens realizadas em formato de seminários teóricos e/ou práticos por profissionais com distintas atuações em relação a preparação corporal na dança, analisando propostas e metodologias de diferentes expressões em dança.

II - OBJETIVOS

  • Disponibilizar aos alunos cursantes diferentes abordagens, concepções distintas sobre o corpo e sua preparação para as vivencias em dança.
  • Oferecer um conjunto de experimentações que poderão ser ministradas de forma teórica, prática ou teórico-prática
  • Proporcionar diferentes abordagens sobre a temática da preparação corporal na dança.
  • Fazer com que os alunos conheçam, distingam e se familiarizem com diferentes formas de pensar, organizar e trabalhar com a preparação corporal para diferentes estilos de dança.
  • Proporcionar um fórum de debate sobre a diversidade de concepções da temática da disciplina.
  • Proporcionar subsídios para que os alunos desenvolvam projetos que tenham como foco a dança em sua pluralidade de concepções.

III - CRONOGRAMA E CONTEÚDO

O conteúdo previsto nas intervenções dos convidados são relacionados a abordagens possíveis para a preparação corporal na dança envolvendo: abordagens somáticas,  relatos sobre o treinamento físico, formas de organização da preparação corporal, especificidades da dança (estilo, nível de atuação) concepções de corpo, de dança e de preparação corporal para dançarinos. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Textos sugeridos pelos convidados- ao longo da disciplina

STRAZZACAPA, M & MORANDI, C.O descompasso da dança e da educação física. In: Entre a arte e a docência. Campinas –SP: Papirus, 2006.

LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

VIANA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

FRANKLIN, Eric. Condicionamento físico para dança: técnicas para otimização do dese4mpenho em todos os estilos. Barueri-SP: Manoli, 2012.  

HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. Barueri-SP: Manoli, 2011.  

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

Técnicas de Estudo

Carga horária: 30h/a
Período:
Créditos: 2

I - EMENTA

A leitura e escritura como processos de compreensão e produção de textos. Processos de busca de literatura. Da pré-escrita à produção: o planejamento, a leitura prévia, a busca de idéias, a edição: a revisão e o aperfeiçoamento do texto; a arte final. Criação e editoração de textos sobre os temas debatidos em classe. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação.

II - OBJETIVOS

Conhecer os elementos organizacionais da metodologia do trabalho científico, aplicando-os na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Utilizar instrumentos de organização de estudos individual e em grupo como recursos metodológicos para o desenvolvimento das ações práticas acadêmicas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1996.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ANDRADE, M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Atlas, 1994.

LESSA JUNIOR, Amário; SILVA, Siomara Aparecida & AlbuquerqueNeto, Severino Leão. Manual de Orientação e Elaboração de Trabalhos Acadêmico/Científicos – Projeto de Pesquisa. Apostila; FUNORTE MG - 2004

REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia

Tópicos em Educação Física e Esportes B - Futebol II (Optativa)

Período: -
Natureza: Optativa
Pré-Requisito: Ensino de Futebol
Carga horária semestral: 45 horas
Créditos: 6

 

EMENTA

A disciplina que tem como foco central o estudo e aprofundamento do conhecimento das capacidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas, bem como, a estrutura administrativa e de gestão dos clubes de futebol. Aperfeiçoamento na formação de futuros educadores físicos que objetivam trabalhar no futebol competitivo. Disciplina: teórica/prática.

 

PROGRAMA

1. Gestão Administrativa no Futebol

  • Estrutura organizacional do futebol competitivo(base e profissional).
  • Gestão e Administração no futebol de campo.
  • Futebol business.
  • Perfil do futuro profissional de Educação Física que pretende trabalhar na modalidade.

2. Componentes do Rendimento Esportivo no Futebol

  • Sistematização dos Componentes do rendimento Esportivo no futebol.
  • O processo de Detecção de Talentos no futebol.

3. Técnica no futebol

  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Contribuições do processo de ensino incidental e formal para o desenvolvimento de atletas n futebol.
  • Periodização do treinamento técnico no futebol (TEP)
  • Parâmetros de avaliação do desempenho técnico de um atleta

4. Tática no Futebol

  • A tática no futebol (Sistemas, esquemas,setores e zonas de campo)
  • Periodização do treinamento tático no futebol.
  • Princípios táticos ofensivos e defensivos no futebol.
  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Parâmetros de avaliação do desempenho tático de equipes e atletas.

5. Preparação Física no Futebol

  • Periodização do treinamento físico no futebol.
  • Treinamento das capacidades de força e velocidade no futebol.
  • Treinamento das capacidades de resistência aeróbia e anaeróbia
  • Métodos de ensino-aprendizagem e treinamento das capacidades físicas no futebol.

6. Treinamento Psicológico no Futebol

  • A Psicologia do Esporte aplicada ao futebol.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento das capacidades psicológicas no futebol.
  • A Psicologia do Esporte na categoria de base.
  • A Psicologia do Esporte no futebol profissional.

BIBLIOGRAFIA

BANGSBO, J. Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 3. ed. Barcelona: Paidotribo, 2002.l)

 

BARROS, T.L; GUERRA, I. Ciencia do Futebol. São Paulo, 2004.

 

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COELHO, D. B. ; RODRIGUES, V. M. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; SOARES, D. D. ; SILAMI-

 

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Tópicos em Educação Física: Lazer e Cinema

Natureza: Optativa
Carga horária: 30h
Créditos: 2

I - EMENTA

Lazer e cinema: contextualização e compreensões básicas. O lazer e as produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento como representação da(s) realidade(s): problematização e análise. As produções cinematográficas como ferramentas da educação para/pelo lazer em diferentes âmbitos e contextos.

II - OBJETIVOS

  • Discutir o lazer e o cinema de forma inter-relacionada numa perspectiva cultural, crítica e contextualizada.
  • Analisar produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento, como representação de realidade(s).
  • Compreender as potencialidades do cinema e das produções cinematográficas como ferramenta educativa em diferentes âmbitos e contextos da Educação Física: análise de produções cinematográficas e a formação do espectador ativo.

III - CONTEÚDOS

  • Lazer e cinema: Introdução

·         História do cinema

·         Linguagem cinematográfica

·         Crítica cinematográfica

·         Roteiro para cinema

·         Direção cinematográfica

·         Direção de fotografia

·         Direção de arte / cenografia

·         Figurino e maquiagem

·         O som no cinema

·         Cinema: aula in loco

IV - REFERÊNCIAS

BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BULLARA, Bete, MONTEIRO, Marialva Paranhos. Cinema: uma janela mágica. Rio de Janeiro: Memória Futuras/Cineduc, 1991.

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CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1995.

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CITELLI, A. A linguagem cinematográfica na escola: outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

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