EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Parcerias Institucionais

A parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) objetiva o desenvolvimento de uma série de ações com o escopo principal da pesquisa e da inovação relacionadas aos projetos nas áreas do esporte e do lazer desenvolvidos no Brasil em âmbito federal.

Dentre essas ações, destacam-se:

 

Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa

Desde março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG, que tem apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania e a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. O projeto faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo e assim potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico no Estado de Minas Gerais. O projeto desenvolve ações nas  modalidades de atletismo, natação e halterofilismo, que atende desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.  

Coordenador: Andressa da Silva de Mello 
Financiadora: Ministério do Esporte
Data de início:04/12/2018 Data de vigência:28/02/2021 Data de encerramento:31/03/2021 
Classificação: Pesquisa Instituição executora:Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO - UFMG Departamento:Departamento de Esportes

 

Para acessar o projeto e as demais informações do Programa disponibilizamos o link: 680 - ME - "Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa"

 


Projeto: Formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa aplicados ao esporte de alto rendimento

Em 2012 iniciou-se, logo após a inauguração do CTE-UFMG, o “Projeto de Desenvolvimento do Esporte no CTE-UFMG”, financiado pelo Ministério do Esporte. O objetivo principal era identificação de talentos, desenvolvimento e formação de atletas de rendimento nas modalidades Atletismo, Judô, Natação e Taekwondo, oferecendo equipe técnica e materiais e equipamentos de primeira linha para treinamento.

No final de 2017 o projeto foi alterado para “Formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa aplicados ao esporte de alto rendimento” e foram implementadas equipe multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, além de bolsistas de pesquisa.

Atualmente, além do atendimento a cerca de 500 atletas visando o alto rendimento, oferecendo estrutura física, pessoal, materiais para treinamento e materiais de competição, o projeto objetiva formar recursos humanos e
desenvolver pesquisa aplicada ao esporte de rendimento. 

Desde o início da execução do primeiro projeto, milhares de atletas já foram avaliados e atendidos, centenas de alunos dos cursos de educação física, fisioterapia, medicina, psicologia e nutrição estagiaram no projeto e vários
projetos de pesquisa foram realizados. Muitas foram as conquistas esportivas em todas as modalidades: atletas líderes de rankings nacionais, vários títulos nacionais e internacionais.

Como resultados da execução do projeto espera-se dar continuidade ao atendimento de atletas de alto rendimento, como campo para formação de profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e medicina do esporte. Espera-se também desenvolver novos projetos de pesquisa de graduação, mestrado e doutorado utilizando dados obtidos do treinamento e do atendimento multidisciplinar oferecidos aos atletas beneficiados pelo projeto.

Tudo isso só será possível com a continuidade na identificação e desenvolvimento de novos talentos para as modalidades de Atletismo, Natação, Judô, Taekwondo e Triathlon. Portanto, o CTE está sempre aberto a receber novos potenciais talentos nas modalidades atendidas. 

O projeto funciona diariamente nos períodos da manhã e tarde no CTE e na escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Podem se candidatar a fazer parte do projeto, crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade a partir de 8 anos (Judô e Taekwondo) e 12 anos (demais modalidades) ou atletas adultos de alto rendimento.

Contato: Romel Corgosinho – Coordenador Externo do Projeto Olímpico CTE/EEFFTO/UFMG
Telefone: (31) 3409 - 3316 E-mail: romel_fc@hotmail.com
Coordenação: Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque – Departamento de Esportes – EEFFTO/UFMG
Financiamento: Ministério da Cidadania / Governo Federal
TED: Nº 02/2019 - SNEAR/SEESP

Link transparência:

Projeto (ativo): 27573 - 11/2019 até 12/2021.

Projeto (antigo) 25569 - 12/2017 até 12/2019.


Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), o Programa Vida Saudável (VS), o Esporte e Cidadania, o Virando o Jogo e a Rede Cedes.

(Finalizado).


 

A parceria entre a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) objetiva o desenvolvimento de uma série de ações com o escopo principal da pesquisa e da inovação relacionadas aos projetos sociais de lazer desenvolvidos no Brasil em âmbito federal.

Dentre essas ações, destacam-se:

Para acessar o projeto e as demais informações do Programa disponibilizamos o link