Seminário da Educação Física vai promover debate sobre a diversidade cultural nas escolas | EEFFTO - UFMG

19/05/2016 | 13:22

Redação: Cedecom

A relação da educação física escolar com a diversidade cultural é o tema de seminário que será realizado, de 1º a 3 de junho, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O evento é iniciativa do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar (ProEFE).

Professores da UFMG e de outras universidades vão abordar questões que os professores da educação básica encontram nas áreas étnico-racial, de gênero e sexualidade e da educação inclusiva. Segundo o professor José Ângelo Gariglio, coordenador do ProEFE, os desafios da educação física são específicos. “Nessas aulas, o corpo se evidencia de forma mais intensa. Nossa preocupação é que os professores aprofundem sua compreensão e estejam mais bem preparados para lidar com essas questões.”

O seminário vai contar com participação de Shirley Aparecida de Miranda e Marlucy Paraíso, da UFMG, Helena Altman, da Unicamp, Larissa Lara, da Universidade Estadual de Maringá, Claudia Barsand de Leucas e Luzia Maria Werneck, da PUC Minas.

São 200 vagas, e as inscrições poderão ser feitas até 30 de maio, no site da Fundep.

O ProEFE é um centro de estudos que promove debate e circulação de conhecimentos em Educação Física relacionados à educação escolar brasileira. O objetivo é promover interação entre profissionais e acadêmicos e entre professores e alunos para o fomento de temáticas associadas às práticas escolares da Educação Física.

Mais informações estão no folder com a programação do evento e podem ser obtidas também pelo e-mail viiseminarioproefe2016@gmail.com.