PET-Saúde/Gradua SUS-Fisioterapia promove ação conjunta com gerente de um de seus campos de atuação | EEFFTO - UFMG

19/05/2016 | 19:01

Nesta quinta, 19 de maio, o PET- Saúde/GraduaSUS- Fisioterapia realizou uma palestra com o tema “A gestão do cuidado na rede SUS-BH”, no miniauditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, voltada a graduandos de Fisioterapia, Farmácia e Medicina da Universidade, ligados aos PET (Programa de Educação pelo Trabalho).

O enfermeiro e gerente do Centro de Saúde Gentil Gomes, Anar Walter Castilho Naro, foi quem teve a iniciativa de oferecer essa palestra, a qual ministrou. Tratando das funções da Rede SUS-BH e suas metodologias aplicadas a processos na capital, abordou,  principalmente, essa aplicabilidade na realidade do Centro. Segundo ele, no campo de atuação dos estudantes da UFMG que são estagiários no Centro, a possibilidade de hibridação do conhecimento acadêmico com a prática é virtuosa para ambos os lados.

“Esse encontro é importante para eles entrarem sabendo como esses serviços funcionam [serviços da Rede SUS-BH aplicados ao Centro de Saúde Gentil Gomes], qual é a nossa missão institucional, e quais fatores influenciam diretamente na atuação deles enquanto acadêmicos. O estágio é uma via de mão dupla, um crescimento tanto para o serviço quanto para o aluno”, afirmou o enfermeiro.

Anar Walter atentou à importância de aliar a teoria à prática num processo que beneficia tanto o Centro de Saúde quanto o estagiário/voluntário

O Centro que Anar Walter gerencia, situa-se na região nordeste de Belo Horizonte e atende cerca de 18 mil pessoas. “O Centro é uma unidade de atenção primária de saúde, responsável pela assistência da população moradora dos bairros Palmares, Cachoeirinha, Santa Cruz e Renascença. Lá nós executamos ações de promoção e prevenção em saúde, onde temos quatro equipes de saúde da família e mais uma equipe multidisciplinar”, relatou.

A professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO, Fabiane Ribeiro Ferreira, enalteceu a iniciativa do gerente da Unidade de Saúde, que recebe esses bolsistas e voluntários do PET, e que promoveu uma conversa para contextualizar e expor as condições com as quais o Centro de Saúde Gentil Gomes trabalha. Exaltou, ainda, a importância dessa preparação e desse contato para o crescimento dos graduandos.

“O Anar Walter veio para nos falar como funcionam os serviços no Centro e para trazer qual a situação de saúde do lugar do qual ele é o gerente, além das demandas da população que eles atendem, para que possamos organizar as nossas ideias e ações para que os estagiários possam também atender a elas.Precisamos fazer algo que seja útil em termos de desenvolvimento dos nossos alunos da graduação, para que eles saiam daqui preparados para este, que é o maior mercado de absorção dos profissionais de saúde [SUS]. A ideia é que o aluno possa ter o convívio com o serviço o mais cedo possível, para ele trabalhar diante de uma demanda real e não de uma demanda hipotética”, disse Fabiane.

Fabiane Ribeiro é uma das tutoras do programa que atende a vários campos em Belo Horizonte, como o Centro de Saúde Gentil Gomes

O PET-Saúde é um programa que atua na manutenção de uma relação entre o ensino, o serviço e a comunidade, onde os graduandos atuam em centros de saúde, em unidades básicas, fazendo a integração entre a Universidade e os serviços da atenção básica. Na UFMG, o PET-Saúde engloba seis cursos. São eles: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Farmácia, Gestão dos Serviços da Saúde e Psicologia, além dos cursos que participam como voluntários - não recebem bolsas –, que são Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Odontologia, e o PET-Saúde/Gradua SUS tem foco nas melhorias das graduações em saúde para atenderem ao SUS.