Alunas de fisioterapia participam de capacitação do projeto "Ops, meu filho precisa lavar o nariz" | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Alunas de fisioterapia participam de capacitação do projeto "Ops, meu filho precisa lavar o nariz"

24/05/2016 | 11:55

Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, o auditório Maria Lúcia Paixão sediou um treinamento de capacitação para um grupo de alunas, do décimo período do curso de fisioterapia da EEFFTO, que atuam no Centro de Saúde Efigênia Murta.

A capacitação, voltada para o uso da ducha nasal em crianças de 2 meses a 10 anos, foi organizada pelas professoras Fabiane Ribeiro Ferreira e Paula Arantes, que ministram a disciplina “Fisioterapia Clínica III”. Durante o treinamento, as alunas receberam orientações da fisioterapeuta e colaboradora do projeto de extensão “Ops, meu filho precisa lavar o nariz”, Sabrina Costa Lima.

A fisioterapeuta Sabrina Costa Lima apresentou e demonstrou as técnicas para as alunas

Um dos assuntos debatidos durante a capacitação foi a importância do incentivo ao uso de técnicas para a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias. A professora Paula Arantes destacou a relevância do intercâmbio entre as alunas e o conhecimento prático da fisioterapeuta. “Considerando que estamos em um tempo frio e seco as doenças respiratórias aumentam muito em crianças, o que tem exigido muito das alunas que atuam no centro de saúde”, contou.

As alunas da disciplina "Fisioterapia Clínica III" praticaram as técnicas aprendidas em bonecos

O treinamento é uma parceria colaborativa entre a disciplina e o projeto de extensão “Ops, meu filho precisa lavar o nariz” da professora Tereza Cristina Silva Brant, do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO. O projeto, baseado na cartilha “Orientações sobre o uso da ducha nasal com soro fisiológico em crianças de 2 meses a 10 anos”, é voltado para o desenvolvimento de medidas para a prevenção ao acúmulo de secreções nas vias aéreas e o tratamento de pacientes com rinite alergia e sinusites.