GEFuT organiza II Simpósio Internacional sobre futebol | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





GEFuT organiza II Simpósio Internacional sobre futebol

31/05/2016 | 10:02

 

A segunda edição do Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer acontecerá entre os dias 8 e 10 de setembro no Museu Brasileiro do Futebol (MBF), no Estádio do Mineirão, e nos espaços da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

O simpósio é uma realização do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e o Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) e visa fomentar o intercâmbio de pesquisas e discussões que ultrapassem a questão esportiva, através de discussões de gênero, educação, memória e o futebol e sua relação com as ciências humanas e sociais.

Além de comemorar o aniversário de 10 anos do GEFuT, o II Simpósio Internacional contará com atividades culturais, como a exposição “Mulheres no Futebol”, a transmissão ao vivo do programa “Óbvio Ululante”, uma parceria entre o GEFuT e a Rádio UFMG Educativa e o lançamento da revista do FULIA.

Outro destaque na programação serão as mesas temáticas que reunirão pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que abordam interdisciplinarmente o futebol em seus estudos.

O evento dará continuidade ao primeiro encontro realizado em 2013, que recebeu participantes internacionais e pesquisadores de renome no cenário nacional, além de proporcionar atividades culturais como contação de histórias sobre futebol e uma exposição do cartunista Duke.

Interessados em participar do II Simpósio Internacional devem se inscrever através do preenchimento deste formulário.

Já para a submissão de trabalhos para apresentação é preciso seguir as normas definidas e realizar a inscrição, o pagamento e o envio do trabalho para o e-mail iisimposiofutebolufmg@gmail.com até o dia 19 de junho.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail iisimposiofutebolufmg@gmail.com

 

Confira aqui a programação completa do evento

GEFuT

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) comemora, em 2016, seus 10 anos de existência. Desde sua criação, o GEFuT contribui com a produção de conhecimento sobre o futebol e as torcidas, produzindo materiais pedagógicos que provocam questionamentos e reflexões sobre a importância do esporte no cenário cultural nacional e a necessidade da elaboração de políticas públicas para o campo do esporte e do lazer.

Além disso, o GEFuT mantém o programa de rádio “Óbvio Ululante” sobre futebol em parceria com a Rádio UFMG Educativa, todas as quartas-feiras às 18h.

FULIA

O Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) é a realização de um projeto desenvolvido na Faculdade de Letras (FALE) da UFMG que funciona desde 2010. O FULIA desenvolve atividades culturais, como mostras de cinema e futebol, palestras e produções atreladas ao futebol no âmbito de Letras.