Grupo Sarandeiros segue em turnê internacional e embarca para a Holanda nesta segunda | EEFFTO - UFMG

11/07/2016 | 12:29

O Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, está em uma turnê internacional, com duração de 27 dias, iniciada na última semana do mês de junho. Essa é a 16º vez que eles embarcam para outros países, fazendo suas apresentações.

Iniciando a turnê, o grupo fez a abertura do festival “Culturas Cruzadas”, na sede da UNESCO, em Paris, no dia 1º de julho, com apresentações embasadas no folclore brasileiro. Na última semana, os dançarinos e músicos estiveram na Ilha de Guadalupe, ao lado de grupos representantes de seis países: Rússia, Indonésia, Chile, Romênia, Taiti e Peru, no Festival de Saint Rose. As apresentações no Caribe se encerraram ontem, 10 de julho. Veja fotos e vídeos na fan page da etapa da turnê no Caribe.

Apresentação do Grupo Sarandeiros na Ilha de Guadalupe (Foto: Gustavo Côrtes/ Grupo Sarandeiros)

Foto: Gustavo Côrtes/ Grupo Sarandeiros

O organizador da turnê mundial e representante da UNESCO nos festivais culturais, Philippe Beaussant, potencializou as apresentações que estão sendo realizadas, tendo em vista seu papel de valorizar as diversas manifestações culturais diante da conjuntura mundial, de recorrentes ataques terroristas e atitudes de intolerância e desrespeito às diferenças.

“Diante do terrorismo que assombra as pessoas em todos os lugares, esse festival que conta com a participação de vários países apresentando seus espetáculos na França, Holanda e no Caribe é um alento e um convite ao diálogo e ao respeito da diversidade cultural no mundo", apontou Philippe Beaussant.

Após o encerramento das atividades no Caribe, nesse domingo, o grupo deve embarcar para a Holanda, nesta segunda, 11, para a terceira fase da turnê, que acontece até o dia 18 deste mês. Em solo holandês, eles terão novas experiências com representantes de Senegal, Chipre, China, Nepal, Irlanda, entre outros países. No domingo, 17, acontece um dos maiores desfiles da Europa, com todos os 20 grupos do festival. De lá, o Sarandeiros deve seguir para Le Puy-en-Velay, no sul da França, encerrando a turnê.

Grupo Sarandeiros

O Grupo Sarandeiros faz parte do projeto de extensão Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, da EEFFTO. Sob direção do professor e chefe do Departamento de Educação Física da Escola, Dr. Gustavo Côrtes, o grupo conta com mais de 60 integrantes, dos quais 32 músicos e dançarinos seguiram nesta turnê, onde o Grupo Sarandeiros é o único representante brasileiro.