"Viver é arte, brincar faz parte": Colônia de Férias agita EEFFTO | EEFFTO - UFMG

"Viver é arte, brincar faz parte": Colônia de Férias agita EEFFTO

22/07/2016 | 13:47

A tradicional colônia de férias do Programa de Educação Tutorial (PET) em Educação Física e Lazer encerrou sua décima terceira edição nesta sexta-feira. Com uma programação recheada de atividades recreativas e educativas, a colônia recebeu dezenas de crianças, adolescentes e adultos nos espaços da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

O tema desta edição, “Viver é arte, brincar faz parte”, veio carregado de novas brincadeiras, como a oficina de fantoches, passeios culturais como as visitas ao Museu do Futebol, no estádio do Mineirão, e ao Museu de Arte da Pampulha (MAM), além do tradicional acampamento.

Durante toda a semana, os espaços da EEFFTO e do Centro Esportivo Universitário (CEU) foram ocupados pelas seis turmas divididas segundo a faixa etária dos colonos. As programações desenvolvidas eram específicas para cada turma, mas sempre baseadas na temática que direcionou esta edição da Colônia de Férias.

Cada grupo de monitores foi responsável por uma turma e, ao final da semana, o vínculo de afeto e amizade entre eles e os colonos era visível. Como é o caso da turma 8-9 que, durante todos os dias, percorreu os corredores da EEFFTO cantarolando o hino da sala.

A turma 6-7 também esteve muito unida durante as brincadeiras e atividades

Aprender brincando

No intuito de reforçar o aprendizado dos graduandos em Educação Física, a Colônia de Férias também funciona como um espaço de desenvolvimento de saberes destes alunos, uma vez que a monitoria das turmas e dos colonos é realizada em sua maioria por estudantes dos cursos da EEFFTO.

Os monitores receberam um extenso treinamento que abordou as minuciosidades de uma colônia de férias, bem como o desenvolvimento de programações adaptadas às realidades de cada idade. O último curso preparatório contou com oficinas de teatro e contação de histórias.

Os monitores da Colônia também se divertiram com as atividades

"Viver é arte, adulto é parte"

Um dos diferenciais da Colônia de Férias do PET é a Colônia para adultos, uma segmentação do projeto que já ocorre há três edições.  Nesta, o número de inscritos atingiu a quantidade máxima e os adultos foram instigados a participarem de atividades voltadas para as artes a partir de suas experiências de vida.

Na tarde de quinta-feira, a turma de adultos participou de uma sessão de cinema no miniauditório

“Os adultos superaram as nossas expectativas, se entregaram às atividades e estiveram com o coração e a mente abertos para receber novas propostas de lazer, de conhecimento e de educação”, contou Marcos Buba, monitor da turma de adultos da Colônia.

Inclusão

O PET também conta com o apoio da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência (APABB) para desenvolver propostas de inclusão social destas pessoas nos espaços da Colônia e entre colonos e monitores.

Projeto

Com apoio da EEFFTO, do Centro Esportivo Universitário (CEU) e da reitoria, a Colônia de Férias no Campus ocorre semestralmente, nos meses de julho e janeiro, desde 2009 e propõe atividades voltadas para o lazer de crianças, adolescentes e adultos.