Alunos da EEFFTO criam a primeira empresa júnior da Escola | EEFFTO - UFMG

Alunos da EEFFTO criam a primeira empresa júnior da Escola

12/08/2016 | 11:01

Quando um grupo de alunos da disciplina ‘Estágio em Gestão e Políticas Públicas’, coordenada pela professora Ana Cláudia Porfírio Couto, optou por adotar novos rumos aos propostos, surgiu a possibilidade de inovar o cenário da educação física, da fisioterapia e da terapia ocupacional por meio da criação da primeira empresa júnior da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG e a segunda federada de Minas Gerais.

A iniciativa dos alunos contava primordialmente com um projeto para a disciplina do curso de graduação em educação física e cinco membros na gestão da empresa. Os estudantes, com auxílio da professora Ana Cláudia elaboraram um plano de atuação que permeou o trabalho desde o momento da concepção da ideia até as decisões sobre os novos rumos da empresa como um projeto efetivo da escola.

Um dos primeiros eventos organizados pelos alunos, ainda durante a disciplina, foi uma reunião com o coordenador técnico dos cursos de formação de treinadores da CBF, Prof. Maurício Marques, para debater a atuação do profissional de educação física na gestão esportiva.

O encontro com o Prof. Maurício (centro) discutiu as diretrizes da atuação como gestor por um profissional da educação física.

“Nós seguimos as orientações do órgão que regulamenta empresas juniores e pesquisamos quais os interesses dos alunos, a opinião dos professores, como se dava o funcionamento de outras empresas júnior e de empresas de educação física que já atuam no mercado de trabalho”, contou o diretor da empresa júnior da EEFFTO, Mauro Júnior.

Com o fim da disciplina e orientados pela professora Ana Cláudia, os alunos idealizadores aproveitaram a oportunidade de extrapolar as metas iniciais da empresa e torná-la um projeto efetivo da EEFFTO.

A empresa terá seu nome eleito popularmente pelos alunos da EEFFTO na próxima sexta-feira e pretende abranger todas as áreas do conhecimento abarcadas pela unidade, já contando com a participação de alunos do curso de graduação em Fisioterapia e recrutando alunos da Terapia Ocupacional.

Os objetivos do projeto oscilam entre gerir uma empresa que realizará eventos esportivos, oficinas e  a prestração de serviços de consultoria e assessoria que atrelem conhecimento técnico-acadêmico e prática esportiva. Além disso, também buscará união entre as interfaces em comum dos três cursos de graduação da Escola, desestimulando a competição e promovendo um trabalho multidisciplinar. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos obtidos durante a graduação.

Membros

Inicialmente composta por três alunos e com o apoio da professora Ana Cláudia Porfírio Couto, a empresa atualmente conta com oito membros do curso de graduação em Educação Física da EEFFTO (os alunos Bruno Castro, Camila Cortes, Lúcio Soares, Luiza Cupertino, Mateus Diniz, Mauro Júnior, Nathália Arrà,  Robson Izoton) além de prováveis cinco novos membros do curso de graduação em Fisioterapia.

Atuação

A primeira empresa júnior da EEFFTO já se tornou membro ativo das reuniões do núcleo de empresas da UFMG.

No último semestre, os gestores da empresa da EEFFTO foram vitais para a realização do EJogos, um evento de integração e competição esportiva entre os empresários juniores da UFMG idealizada pelo Núcleo UFMG Jr.

Durante o evento, os gestores auxiliaram na realização das atividades que aconteceram no Centro Esportivo Universitário (CEU), entre elas futsal, vôlei, oficina de forró e tênis de mesa.

Futuro

A empresa júnior já dá sinais de seus próximos passos. Os gestores conseguiram a  aprovação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFMG para a realização de um ciclo de palestras sobre a educação física e o meio empresarial, que deve acontecer durante a Semana do Conhecimento, em outubro.

Além disso, as sete diretorias que gerem a empresa (presidência, vice-presidência, administrativo, gestão de pessoas, financeiro, projetos e marketing) já trabalham na definição do plano de negócios a ser seguido, a identidade da empresa, a definição dos projetos e serviços a serem prestados e as ações para arrecadação financeira.

Escolha popular

No decorrer da próxima semana, entre os dias 17 e 19 de agosto, uma urna será instalada na cantina da EEFFTO durante o período de almoço e intervalos do período noturno, para que seja eleito o nome da empresa júnior.

Alunos e funcionários da EEFFTO poderão eleger um dos três nomes pré-selecionados pela equipe que compõe a empresa, são eles: “Ativa”, “Avanço” e “Mova”. A participação em massa da comunidade acadêmica da Escola será essencial para o futuro da empresa.

Confira a programação completa da votação

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse aqui página da empresa no Facebook.