Integrantes da Ginástica Aeróbica da UFMG se apresentam em evento dos Jogos Olímpicos | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Integrantes da Ginástica Aeróbica da UFMG se apresentam em evento dos Jogos Olímpicos

18/08/2016 | 18:11

Sem toda a pressão por medalhas e boas marcas, ginastas de várias nacionalidades tiveram um dia atípico nos Jogos Olímpicos. Na última quarta-feira, 17 de agosto, vários atletas se exibiram na Gala da Ginástica, no Parque Olímpico, em apresentações livres e sem teor competitivo.

Representando o Brasil, três ginastas da equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG, que treinam na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), ao lado de outros do Rio de Janeiro, São Paulo e Lavras-MG, compuseram uma exibição mais que especial na Rio 2016, uma vez que a modalidade aeróbica não é olímpica.

Da esquerda para a direita, Tamires Rebeca, Caroline Santiago e Lucas Santiago

 

Um desses atletas da UFMG, Lucas Santiago revelou ter realizado um desejo de infância. “Era meu sonho desde criança participar de uma Olimpíada. Uma vez falei para minha mãe: ‘Mãe, um dia vou estar lá’, e aconteceu. Eu não estava competindo, mas só de participar e sentir a energia do público foi muito bom. Segurei o choro várias vezes. Foi uma experiência inesquecível que vou guardar para sempre”, relatou Lucas.

Em oportunidade até então única em sua vida, o ginasta ainda lamentou a ausência da ginástica aeróbica em Olimpíadas. “É uma pena a aeróbica não ser olímpica. A gente vem batalhando com isso há muitos anos. O que eu puder fazer para ela se tornar olímpica, vou fazer. Acredito que eu nem vá pegar essa fase dela em Olimpíada, mas quem sabe as próximas gerações não peguem essa fase... ficaria muito feliz”, analisou Lucas.

Quem também viveu um momento singular na trajetória como atleta foi Tamires Rebeca, segunda integrante dos representantes da UFMG na apresentação. A atleta exaltou a oportunidade. “Foi melhor que competir e eu me emocionei muito quando entrei na arena cheia e todos começaram a gritar ‘Brasil, Brasil’. Foi a melhor sensação da minha vida como atleta”, pontuou Tamires.

A ginasta também comentou a reação da torcida presente no ginásio, além do impacto da apresentação nas redes sociais. “Enquanto a gente ia fazendo, as pessoas iam se empolgando. Achei que foi bom pra mostrar a modalidade. Vimos também a repercussão nas redes sociais, o que foi bem legal”, completou Tamires.

Fechando o trio da UFMG que marcou presença na Gala da Ginástica dos Jogos Olímpicos, a atleta Caroline Santiago também não escondeu a emoção de poder participar do evento. “Foi uma alegria muito grande porque é um sonho de praticamente todos os atletas da Aeróbica poder estar lá. Era meu sonho estar com campeões olímpicos, que são minha inspiração”, contou Caroline.

A atleta também reforçou a importância da modalidade se mostrar, na busca de uma participação em Jogos Olímpicos. “Foi uma oportunidade de nos apresentarmos para o mundo todo, sermos reconhecidos como modalidade, e quem sabe não virarmos um esporte olímpico”, disse Caroline.

Esta é a quinta vez que a organização dos Jogos Olímpicos promove a Gala da Ginástica, que acontece desde a competição de Atlanta, em 1996, com ausência apenas nos Jogos de Londres, há quatro anos atrás. O evento contou com exibições de campeões olímpicos como a norte-americana Simone Biles e o grego Eleftherios Petrounias, os brasileiros Arthur Zanetti, Flávia Saraiva e Diego Hypólito, além de representantes de várias outras nacionalidades.