Ex-aluno da EEFFTO, Geraldo Delamore lança livro na Escola | EEFFTO - UFMG

Ex-aluno da EEFFTO, Geraldo Delamore lança livro na Escola

22/08/2016 | 14:21

Passados 30 anos desde a conclusão de sua graduação em Educação Física na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, Geraldo Delamore retorna à instituição para lançar o livro “Virando o jogo: reflexões, conceitos e práticas”, além de  ministrar a palestra “Optando pelo Futebol”.

As ações fazem parte do evento UFMG Soccer Science e acontecem no Auditório principal da EEFFTO, de 19h às 22h, no dia 25 de agosto. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, podendo ser feitas pelo email ufmgsoccerscience@hotmail.com.

Delamore se formou em Educação Física na EEFFTO, em 1986 (Foto: Divulgação/Juventude (RS))

“Virando o jogo: reflexões, conceitos e práticas”

É comum ver modificações na configuração de clubes de futebol, principalmente no que tange o plantel de jogadores e a comissão técnica. O período de transição na carreira de muitos profissionais, então, de uma agremiação a outra, pode ser infrutífero. Não para Delamore. O desenvolvimento de seu livro se deu justamente nesses intervalos, onde ele buscou variadas capacitações.

“O livro é fruto de momentos de reflexão dentro desses vários cenários em que não estava na prática, mas estava refletindo, assistindo a jogos, participando de conferências e seminários. Participei de vários congressos fora do país, então procurei trazer dentro do livro um pouco dessa visão lá de fora”, disse Delamore.

Visando uma pluralidade de públicos, o autor pensou na elaboração de um livro que atendesse a diversos perfis.

“Procurei elaborar um livro de um contexto bem leve, e que tenha uma aplicabilidade prática para atender a um nicho maior, não só a treinadores. Então ele pode atender tanto a um profissional da área de Educação Física, quanto a jornalistas que trabalham com futebol. Pode atender aos apaixonados por esse esporte de uma forma geral”, analisou o autor.

Delamore já trabalhou com futebol de base, futsal, onde chegou a ser auxiliar técnico da Seleção Brasileira de futsal, e tem uma trajetória de quase 20 anos com o futebol profissional. Tem passagem por grandes clubes do futebol brasileiro como o Grêmio, onde foi preparador físico de 2001 a 2003, e Corinthians, com o posto de auxiliar técnico de Tite.

Além desses, em Minas Gerais, Delamore passou pelos dois grandes clubes da capital do estado. No Atlético-MG, esteve na preparação física em 2005, e no Cruzeiro foi auxiliar técnico de Deivid em 2016, chegando a assumir o comando da equipe de forma interina em dois jogos da Copa do Brasil e na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro.

“Eu tive a oportunidade de construir minha carreira passando por várias fases e situações que me deram uma consistência profissional muito boa”, disse Delamore, que também trabalhou em clubes como Caxias do Sul (RS), São Caetano (SP), Brasil de Farroupilha (RS), Sapucaiense (RS), Guarani (RS), Juventude (RS), além de experiências internacionais em Al Ain e Al-Wahda, dos Emirados Árabes.

À esquerda, Delamore no Corinthians, onde participou de conquistas importantes como o Mundial de Clubes e a Libertadores do time paulista, ambos em 2012; à direita, último trabalho de Delamore, no Cruzeiro, clube do qual se desvinculou há cerca de um mês (Fotos: Mauro Horita/AGIF/GazetaPress e Washington Alves/Light Press, respectivamente)

Mediante sua formação acadêmica, tendo a pós-graduação em Treinamento Esportivo e o mestrado em Ciências do Movimento Humano como complementos à graduação na EEFFTO, Delamore promoveu a aplicabilidade dos conhecimentos, e todos os retornos que essas práticas lhe deram, fomentaram a elaboração desta publicação.

“Esse livro é fruto das minhas inquietações, de perceber que existem coisas que precisam ser melhor esclarecidas. Eu procuro apresentar alguns conceitos imprescindíveis para o futebol de alto nível”, avaliou o profissional.

Como já adianta o título do livro, Delamore categorizou o trabalho em três partes. Na primeira, de reflexões, trata de assuntos controversos do futebol. Na segunda, aborda conceitos sobre a preparação de equipes de alto nível, de acordo com suas perspectivas. Na última parte, focada nas práticas, ele apresenta propostas metodológicas para a utilidade dos conceitos abordados.

“A elaboração desse livro é fruto do meu pensamento de que o profissional tem que estar se renovando constantemente. De uma forma geral, o processo de formação de qualquer um tem que ser continuado. O profissional tem que estar sempre procurando se reciclar, se renovar e se reinventar”, pontuou Delamore.

Palestra “Optando pelo futebol”

Além do lançamento do livro, Delamore vai ministrar a palestra “Optando pelo futebol”, abordando várias dimensões do universo desse esporte, passando por noções de treinamento técnico, tático, físico e mental.

“A ideia é exatamente dar uma noção de como é a opção pelo futebol. Os desafios que você enfrenta, as frustrações e realizações. Vou apresentar um pouco desse meio do futebol, principalmente do profissional, para aquelas pessoas que pensam no futuro em trabalhar dentro desse setor”, relatou Delamore.

Apostando na interação com o público da palestra, Delamore pretende  dar uma visão sobre as escolhas durante a carreira de quem opta por futebol, assim como ele o fez quando saiu da EEFFTO, em 1986. “Acima de tudo, pretendo fazer uma palestra bastante interativa, porque entendo que essa via de crescimento profissional tem que ser de mão dupla, não só do palestrante, mas também de quem está ouvindo”, completou Delamore.