Atleta da UFMG é vice-campeã absoluta do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu | EEFFTO - UFMG

Atleta da UFMG é vice-campeã absoluta do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

21/09/2016 | 14:13

Dois atletas de jiu-jitsu da UFMG, que treinam na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), estiveram no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, no dia 4 de setembro, na cidade de Mariana-MG. Gladstone Rocha, graduando em Física, e Veronika Fetodova, pós-doutoranda em Engenharia, foram os competidores em nome da UFMG, tendo a lutadora uma grande participação no campeonato.

Veronika é intercambista, vinda da Letônia, e se sagrou vice-campeã absoluta, situação que engloba todos os pesos. A atleta treina na EEFFTO há cerca de dois anos e alcançou a primeira grande campanha da equipe de jiu-jitsu da Universidade.

Isso porque, neste ano, o Projeto de Extensão em Lutas da UFMG, coordenado pelo professor Márcio Mário Vieira, conseguiu inscrever a equipe da modalidade em nome da Universidade tanto na International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) quanto na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJ). Com essas inscrições, é possível que os atletas participem de competições nacionais e internacionais.

Veronika Fetodova

Os atletas são treinados pelo mestrando da EEFFTO Cléber Lopes, que destacou a importância da conquista de Verônica para o projeto e para as perspectivas dela própria no esporte. Segundo ele, isso ainda despertou no restante da equipe um desejo maior de competir, e inspiração pela campanha da colega.

“Além da Veronika não ser brasileira, e a conquista ter sido importante para ela mesma por fazer parte do projeto de extensão, foi também importante para o próprio projeto. Ela serve de exemplo para os outros atletas, porque agora muitos querem competir também. Eles veem que é possível”, disse o treinador.

Cléber Lopes entre Veronika Fedodova e Gladstone Rocha; à esquerda, outro atleta da competição

Com a viabilização da criação da equipe, os atletas podem participar de competições em nome da UFMG - equipe UFMG Jiu-Jitsu. “Foi a primeira vez que fomos como equipe para uma competição. A conquista da Veronika representa muito, porque vemos que estamos na direção correta, e o projeto está crescendo”, disse Cléber.

O Jiu-Jitsu da EEFFTO é aberto para as comunidades externa e interna da Escola - há desconto para alunos da Unidade - e ainda tem concessão de bolsas de acordo com alguns critérios. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Mais informações sobre o Projeto de Extensão em Lutas, que também conta com as modalidades karatê, judô e capoeira, podem ser obtidas pelo telefone 3409-2314.

Cléber Lopes (esq), ao lado do Presidente da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, Hilton Leão, e as duas primeiras colocadas, dentre elas Veronika Fetodova, vice-campeã