Atletas da Ginástica Aeróbica disputam Campeonato Brasileiro na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Atletas da Ginástica Aeróbica disputam Campeonato Brasileiro na EEFFTO

23/09/2016 | 18:55

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, tem sido o palco de disputa das competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica e do XIII Torneio Nacional, entre os dias 23 e 24 de setembro. As provas acontecem no Ginásio Poliesportivo da EEFFTO, onde 11 atletas da UFMG vão competir no Campeonato Brasileiro e seis atletas no Torneio Nacional.

A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quinta-feira, dia 22 de setembro, no ginásio da Escola. A mesa oficial contou com a presença do professor da EEFFTO, Franco Noce, da membro do Conselho Regional de Educação Física, Anísia Sundário, da presidente da Federação Mineira de Ginástica, Katya Mourthe, do membro da equipe da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Lailson Melo, e da coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria Eduarda Poli.

Da esquerda para a direita: Franco Noce, Anisia Daniela, Katya Mourthe, Lailson Davi Melo e Maria Eduarda Poli

Durante a solenidade, todas as equipes participantes apresentaram os oito passos básicos que compõem a identidade da ginástica aeróbica. Além disso, o grupo folclórico Sarandeiros, da EEFFTO, também exibiu uma coreografia sobre tribos indígenas.

Grupo Sarandeiros

A presidente da Federação Mineira de Ginástica, Katya Mourthe, destacou as ações que têm sido feitas para o incentivo da prática da ginástica aeróbica e a maior visibilidade do esporte. "Estamos oferecendo cursos de capacitação, inserindo o esporte nas escolas e modificando os regulamentos para que crianças iniciantes possam competir também. A modalidade está crescendo bastante dentro de Minas Gerais", explicou Mourthe.

Katya Mourthe

Primeiro dia de competições é embalado pela torcida

Em meio a aplausos e muita vibração da torcida, atletas de vários lugares do país iniciaram o primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, na UFMG. O dia foi marcado pelas classificatórias e competições por equipes.

Confira algumas fotos do primeiro dia

Os atletas Michael Douglas e Maria Eduarda formaram uma das duplas que representaram a UFMG na competição. Quanto ao fato de competir em casa, os ginastas tiveram opiniões diferentes. Enquanto ele afirmou que se sentiu tranquilo, ela disse que a responsabilidade e o nervosismo foram maiores. Apesar disso, a sintonia no tablado foi encontrada, e a performance saiu como a dupla queria, como aponta Maria Eduarda. “Competimos muito bem, conseguimos fazer melhor do que tínhamos treinado”, afirmou a ginasta.

Em agosto, Michael e Duda conquistaram o 1° lugar por duplas, na categoria juvenil, no Campeonato Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia

Quem também seguiu no embalo contagiante da torcida foi Maelton Siqueira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O ginasta comentou sua prova e a vibração do público. “Gostei da minha apresentação, acho que consegui fazer os elementos que queria. Tive alguns erros na execução, mas dá pra consertar na final. [...] Estou gostando muito [da torcida], e está bem legal porque todos estão torcendo por todos”, disse Maelton.

Maelton Siqueira

Maior competição nacional da ginástica aeróbica, o campeonato está reunindo atletas de equipes como São Paulo, Palmeiras, UFMG, UFLA, além do Centro Esportivo Ramiro (RJ). Neste sábado (24), a competição contempla uma fase mais decisiva, com as finais por provas e respectivas premiações, além do XIII Torneio Nacional, que acontece pela manhã.

A organização das competições é da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em parceria com a Federação Mineira de Ginástica, e os clubes filiados a cada uma das federações nacionais. A empresa MeloGym é patrocinadora do evento, que está sendo organizado com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC).

Histórico

Kátia Lemos é professora da EEFFTO e coordenadora do projeto de Ginástica Aeróbica da UFMG, que completou 20 anos em 2016.

"Desde a criação do projeto, a  intenção era de que fossemos capazes de ter uma equipe de alto rendimento, em que os atletas fossem formados aqui e que pudéssemos competir com igualdade com qualquer  clube. A prova de que conseguimos isso é que nesse ano vamos receber o nono troféu Eficiência da CBG", explica Kátia.

Kátia Lemos

Lucas Santiago é atleta da equipe de ginástica aeróbica e está competindo pela equipe da UFMG. Ele treina na EEFFTO e explica que um fator fundamental para adesão de muitos jovens ao esporte é que o projeto é oferecido gratuitamente. " O esporte salva vidas. Eu só tenho a agradecer a UFMG que acolheu a gente, acolheu o projeto e que comprou nosso tablado", disse o ginasta.

Lucas Santiago é campeão sulamericano nas provas individual, por duplas e trios - categoria adulta

Orgulhosa das conquistas recentes do filho, a mãe de Lucas, Edimary Melo de Aquino, também avaliou a oportunidade que é oferecida não só ao filho, mas a outros ginastas, de treinar regularmente sem nenhum custo junto à UFMG. "Eu não pago para ele treinar. Meu filho foi guardado pela UFMG de tantas coisas que acontecem atualmente de drogas, de bebidas. A Kátia é um exemplo que ele tem para a vida e que lutou muito para que eles chegassem onde estão chegando", comentou Edimary.

Edimary Melo de Aquino