Segundo dia do Edudança retrata a dança nas aulas de Educação Física | EEFFTO - UFMG

Segundo dia do Edudança retrata a dança nas aulas de Educação Física

26/09/2016 | 12:50

Com muita descontração, interatividade e prática, o segundo dia do Fórum Edudança contagiou os presentes. O evento aconteceu, na tarde da última sexta feira, 23 de setembro. O fórum teve participação de Isabel Coimbra, professora da área de Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, e coordenadora do Programa de Dança Experimental. A palestra trouxe a temática: “A Dança na Contemporaneidade: Possibilidades e discussões sobre a atuação profissional do Professor de Educação Física”.

A abertura do evento aconteceu através de um momento lúdico, em que os participantes foram convidados a se alongarem e praticarem alguns movimentos que trouxessem relaxamento e concentração para o corpo. Assim, a palestrante iniciou a discussão pautada no conceito do que é a dança, trazendo a ideia de que dançar vai além de movimentos belos e bem executados. “A dança começa na cabeça, é resultado do pensamento, do imaginário”, afirmou Isabel.

Participantes alongam antes do início da palestra

A partir dessa visão, ela desenvolveu um pensamento sobre Educação Física e Dança. Demonstrou que é possível ampliar as possibilidades de trabalhar essa matéria nas aulas de Educação Física, através do planejamento dos métodos e das possiblidades. Entendendo a didática certa, é possível alcançar a construção do indivíduo, benefícios e a experimentação.

“Atualmente, trazer a dança para dentro desse contexto é um grande desafio”, comentou a professora. Ela explicou que é preciso um incentivo, para mudar a perspectiva dos alunos quanto às aulas, e ainda uma mudança nas expectativas dos resultados. Ressaltou que é preciso mudar o olhar, focar menos nos objetivos, e mais em quais caminhos trilhar  para se alcançar esse objetivo.

A palestra foi encerrada através da exemplificação de como aplicar o conteúdo lecionado, por meio de métodos, técnicas e ferramentas, que podem ser inseridos na preparação da aula do professor. Foi introduzido um momento de interatividade e  uso corporal para que os alunos colocassem em prática o que tinham acabado de ouvir e salientou a importância do incentivo para a manifestação da expressão corporal. “É através da vivência, da experimentação dos conteúdos, que se constrói valores e consegue-se trabalhar o corpo e a mente”,concluiu Isabel.

Logo após a palestra, os participantes ainda puderam participar de uma oficina prática, ministrada pela professora, sobre “Dança experimental: Concepções contemporâneas em dança”.

Professores Elisângela Chaves, Gustavo Côrtes e Isabel Coimbra

O Fórum conta com a organização do Prof. Dr. Gustavo Côrtes, Profa. Drª Elisângela Chaves e Profa. Drª Isabel Coimbra. Na próxima sexta-feira, 30 de setembro, será o último dia de programação. Para mais informações, clique  AQUI.