Campeonato Brasileiro de Ginástica consagra organização da UFMG | EEFFTO - UFMG

Campeonato Brasileiro de Ginástica consagra organização da UFMG

26/09/2016 | 16:31

Depois de demonstrações de flexibilidade, agilidade e força, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica chegou ao fim, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG. A competição aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro, com atletas de várias equipes do país.

A professora da EEFFTO e treinadora da equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG, Kátia Lemos, apontou o sucesso e organização da competição na Universidade. “Acho que a gente realizou o melhor Campeonato Brasileiro dos últimos tempos, oferecemos uma tremenda estrutura”, disse Kátia.

A professora Kátia Lemos  foi premiada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) pelo trabalho desenvolvido com a ginástica da UFMG

Junto com a edição do principal campeonato nacional da modalidade, foi realizado também o XIII Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica, pela manhã do dia 24. A especificidade desse torneio em relação ao Campeonato Brasileiro é a abertura a atletas iniciantes, como comenta a diretora técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) Maria Eduarda Poli.

Confira algumas fotos do Torneio Nacional

“O Torneio Nacional é uma competição para iniciantes, que visa a introdução na modalidade, e com regras mais simplificadas. Já o Campeonato Brasileiro é de alto nível, em que as regras são as mesmas do campeonato mundial”, disse a diretora.

Maria Eduarda Poli foi chefe de arbitragem do Campeonato Brasileiro e do Torneio Nacional

Segundo Maria Eduarda, a conexão das duas competições tem sido mantida até que um número de atletas seja alcançado para tornar independente o Torneio, além de questões de logística, já que muitas equipes teriam que fazer duas viagens. Ainda assim, a manutenção das duas competições garante trocas de experiências e perspectivas interessantes, principalmente para quem está começando na modalidade.

“Os mais experientes devem servir como motivação pra os mais novos, pra verem até onde podem chegar no esporte. Acho muito importante eles terem essa oportunidade de ver os atletas de alto nível. Também para que as equipes de alto nível vejam como é importante trabalhar com a base, com a iniciação”, completou Maria.

Atletas do Centro Esportivo Ramiro (CER-RJ)

As equipes da UFMG e do Centro Esportivo Ramiro (CER-RJ) conquistaram o Troféu Eficiência no Torneio Nacional, uma premiação simbólica que levou em conta o critério de equipe com maior número de atletas – seis cada uma.

Kátia Lemos e Ramiro Lima, treinadores da UFMG e do Centro Esportivo Ramiro, respectivamente

Além dessa premiação, a equipe da UFMG ainda conquistou o primeiro lugar na categoria adulta – individual feminino e masculino e por trio.

Equipe adulta da UFMG ao lado da professora Kátia e do aluno da EEFFTO Pedro Augusto

Passadas as belíssimas apresentações do Torneio Nacional, o último dia de competições voltou os olhos para o Campeonato Brasileiro, que ocorreu em fase decisiva no período da tarde de sábado. Campeã da categoria individual, a ginasta Caroline Santiago avaliou sua participação na competição.

Confira algumas fotos do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica

“Fiquei muito feliz pelo meu individual. Pelo trio eu fiquei muito triste, porque não foi o resultado que a gente esperava, mas isso acontece, é uma competição”, disse a atleta, que ainda bem avaliou a realização do Campeonato na UFMG. “Todos fizeram um trabalho muito bom e arrasaram”, completou.

Caroline Santiago

Quem também comentou os resultados da equipe da UFMG e o êxito do campeonato foi o campeão da categoria individual Lucas Barbosa. “A competição foi maravilhosa. Os resultados que obtivemos foram muito bons. A gente está feliz, porque fizemos o nosso trabalho e demos o nosso melhor”, disse o ginasta.

Lucas Barbosa foi campeão individual e por duplas, com Rebeca Silva