Estudantes e categorias se reúnem na EEFFTO para discutir cenário político | EEFFTO - UFMG

Estudantes e categorias se reúnem na EEFFTO para discutir cenário político

28/09/2016 | 15:49

Alunos, professores e técnico-administrativos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) se reuniram, no início da tarde do dia 28/09, no “xadrez” da Escola, para discutir o cenário político do Brasil. A assembleia também teve a presença de representantes de mobilizações que estão acontecendo no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).A organização é do movimento “Mobiliza UFMG”.

Foram discutidas as questões da PEC 241, que representa o congelamento por vinte anos dos investimentos sociais federais em educação), a possível privatização das universidades públicas, a precarização de recursos para projetos de extensão e pesquisa, as alterações do currículo escolar do Ensino Médio e as reformas governamentais nas áreas da educação e saúde.

“É importante compartilhar diferentes leituras sobre a situação para cravar um posicionamento claro”, afirmou o professor Bruno Bechara, do curso de Terapia Ocupacional. A ideia de uma mobilização conjunta entre alunos, professores e funcionários também foi reforçada na fala dos participantes. O debate foi complementado com o pensamento de que além do conhecimento é fundamental tomar atitudes.”Precisamos transformar a conscientização em ação”,comentou o técnico-administrativo Cleomar Poleto.

Para o estudante do 7° período de educação física, André Pereira, é importante unir as lutas de militâncias dentro e fora das universidades para conseguir barrar os retrocessos que afetam a educação pública. Assim, definiram encaminhamentos como a divulgação do movimento em cartazes, a adesão a mobilizações que estão acontecendo dentro da UFMG e a realização de outras assembleias.

Bruno Bechara,Cleomar Poleto, André Pereira

Confira a agenda de mobilizações que os participantes da assembleia decidiram aderir:

29/09: mobilização em frente ao prédio da Belas Artes, às 15h.

04 e 05/10: adesão à paralisação no ICB. Nesses dias acontecerá uma programação de mesas redondas e rodas de discussão.

05/10: próxima reunião do “Mobiliza UFMG”, as 11:30h,no “xadrez”na EEFFTO.