Congresso Paradesportivo Internacional reunirá, em Belo Horizonte, mais de 1100 pessoas | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Congresso Paradesportivo Internacional reunirá, em Belo Horizonte, mais de 1100 pessoas

18/10/2016 | 13:51

 De 27 a 30 deste mês, o Minascentro, em Belo Horizonte, receberá mais de 1100 pessoas e 37 palestrantes nacionais e internacionais para a quinta edição do Congresso Paradesportivo Internacional. Organizado pela Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento contará com mini-cursos, palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de 151 trabalhos inscritos por participantes. O congresso conta com a participação de diversos professores do Departamentamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
 
Confira a programação do evento
 
Nesta edição, serão 10 eixos temáticos sobre o esporte paralímpico: treinamento de alto rendimento, formação de profissionais, avaliação no esporte, classificação funcional, gestão esportiva, detecção de talentos e formação de jovens atletas, lesões e reabilitação, inovações tecnológicas, recursos ergogênicos, doping e psicologia.  O congresso é realizado em parceria com a EEFFTO, sob a coordenação dos professores Marco Túlio de Mello e Andressa da Silva.
 
"Contaremos com os melhores especialistas do Brasil e do mundo para fornecer uma base de informação que vai melhorar tanto os nossos técnicos, como alunos e profissionais que estão chegando agora no esporte paralimpico", comenta Edílson Rocha (Tubiba), diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ele ainda pontuou. "A intenção da Academia Paralímpica, criada em 2010, e do Congresso é formar, qualificar, estudar e publicar tudo o que é possível para melhorar o esporte paralímpico."   
 
Entre os palestrantes internacionais do Congresso, estará o treinador de vôlei sentado do Irã, Hadi Rezaiegarkani. O técnico, campeão com a equipe masculina nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, falará sobre aspectos técnicos e táticos da modalidade. Entre os nacionais, destaque para a conferência "O Esporte Paralímpico no Brasil - 2008 a 2016" com o presidente do CPB e vice-presidente do IPC, Andrew Parsons, e Mizael Conrado, vice-presidente do CPB, como moderador. 

 

Outras grandes referências nacionais convidadas para apresentarem seus trabalhos na Conferência, são os professores da EEFFTO, Marco Túlio de Mello, Andressa Mello, Leszek Antoni Szmuchrowski, Mauro Heleno Chagas e Bruno Pena Couto, que ministrarão mini-cursos e comporão diversas mesas-redondas no decorrer do evento. Além deles, outros professores da Uidade estarão envolvidos em outras atividades do congresso, como moderação de mesas e comissão científica. 
 
O Brasil é uma potência no esporte paralímpico. Nos Jogos Rio 2016, o país terminou em 8º no quadro geral, com 72 pódios, sendo 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes. Foi a melhor participação do país em número de medalhas na história da competição.