Grupo Sarandeiros se apresentará no encerramento da Semana do Conhecimento da UFMG | EEFFTO - UFMG

19/10/2016 | 14:20

O Grupo de dança Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), fará uma apresentação artística no encerramento da Semana do Conhecimento da UFMG, nesta sexta-feira, 21 de outubro, às 12h30, na praça de serviços da Universidade. O espetáculo escolhido para ser apresentado, denominado Gerais de Minas, faz uma homenagem às manifestações populares tradicionais de Minas Gerais. A apresentação é aberta ao público e gratuita.

Grupo Sarandeiros no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis 2015 e 2016 (Foto: Mauro Stoffell)

Espetáculo

O grupo realizou uma pesquisa entre 2005 e 2006 e constatou que as grandes festas mineiras têm tradição católica e se distinguem prioritariamente em dois grandes grupos: os Reinados e os Reisados. O trabalho foi apresentado em diversos congressos e publicado nos anais do X Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Fortaleza em 2007, e virou também uma cartilha para professores, distribuído em escolas de Belo Horizonte.

Na primeira parte do espetáculo, as Folias de Reis e suas variações são apresentadas ao público. As coreografias demonstram a devoção do povo das alterosas à figura dos Santos Reis. O nascimento de Jesus Cristo é comemorado de diversas formas no estado, e o grupo Sarandeiros, através de uma metodologia de pesquisa denominada de Tradução da Tradição, desenvolveu uma linguagem cênica para valorizar tais manifestações, de forma autoral e única.

Na segunda parte, manifestações dos Reinados ou as guardas de Congado, são interpretadas pelo grupo em uma grande homenagem à padroeira dos congadeiros, Nossa Senhora do Rosário.

Grupo Sarandeiros no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis 2015 e 2016 (Foto: Mauro Stoffell)

Histórico

Fundado em 1980 e consolidado desde 1997 como um projeto de Extensão da EEFFTO, o Sarandeiros é um dos maiores grupos de Dança do Brasil, que se inspira na cultura popular tradicional do país na poética dos seus espetáculos. O grupo tem, na sua trajetória, 16 turnês internacionais, e esse ano realizou apresentações, a convite da UNESCO, em Paris, na Holanda, Guadalupe no Caribe e no sul da França, como único convidado brasileiro nessa turnê mundial denominada Tradições Cruzadas. O grupo é dirigido pelo Professor da EEFFTO, Gustavo Côrtes, direção artística de Petrônio Alves, e conta com 56 integrantes de diversos cursos da Universidade. O Sarandeiros tem o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).