EEFFTO recebe palestra de pesquisador belga na área da fisiologia | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe palestra de pesquisador belga na área da fisiologia

20/10/2016 | 13:52

Se o saber rompe fronteiras, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) vai receber uma colaboração vinda de longe. O professor Romain Meeusen, da Vrije Universiteit Brussel, da Bélgica, vai apresentar a palestra “Exercise and Brain in Health and Disease” (Ecercício e Cérebro na Saúde e na Doença, em português), no dia 25 de outubro, às 09h30, no Miniauditório da Unidade.

Em terras brasileiras para participação em um Congresso, o belga tem uma parceria de pesquisa com o Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE), da EEFFTO, e ministrará essa atividade por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte. Um precedente dessa relação foi a experiência acadêmica da professora Danusa Soares, da Escola, com o palestrante em questão, na Bélgica.

Romain Meeusen

As atribuições do professor são muitas. Além de presidir a Sociedade Belga de Cinesiologia e a Federação Belga de Fisioterapia Esportiva, ele é membro do European College of Sport Science (ECSS) e do American College of Sports Medicine (ACSM). Na Vrije Universiteit Brussel, Romain é diretor do laboratório de Desempenho Humano e chefe do Departamento de Fisiologia Humana.

Com estudos voltados para o exercício e o cérebro nas condições de saúde e doença, temática da palestra que vai dirigir, Romain explora a influência de neurotransmissores no desempenho humano, treinamento e reabilitação. Tem trabalhado também com termorregulação, neurogênese, cognição e nutrição na saúde e na doença.

Sua extensa produção acadêmica conta com mais de 550 artigos e capítulos de livros em periódicos internacionais, tendo já participado de mais de 900 conferências nacionais e internacionais em sua área. Além disso, é professor de fisiologia do exercício, treinamento e fisioterapia esportiva.