EEFFTO completa 47 anos de federalização nesta sexta-feira | EEFFTO - UFMG

EEFFTO completa 47 anos de federalização nesta sexta-feira

21/10/2016 | 08:50

Uma das maiores referências no ensino de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional do país, a EEFFTO completa 47 anos no dia 21 de outubro, data da federalização da então Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG) e oficializada pelo Calendário Acadêmico da UFMG. De lá para cá a unidade resistiu, cresceu, transformou a vida de muitos que por aqui passaram e vive na memória de tantos outros.

É o caso da subcoordenadora do CENEX, Wanda Proença trabalha há 33 anos na EEFFTO, período no qual reativou e deu início à nova estrutura do CENEX, a pedido do ex-diretor da escola Alcione Raposo, em 1987. Ela se lembra com carinho dos alunos que passaram pela escola, alguns dos quais hoje são professores e chefes de departamento na EEFFTO. “Vários [dos professores] eram alunos e cada um tinha a sua história, de dificuldade e superação, e pra mim essa é a parte mais marcante. Eles conseguiram superar os obstáculos e chegar aonde chegaram por mérito próprio, e eu vi isso”, recorda Wanda.

A trajetória pessoal de Wanda se mistura com a da EEFFTO

Lucas Brandão, aluno do 6º período de Licenciatura em Educação Física e integrante do Diretório Acadêmico, escolheu ingressar na UFMG por ser uma universidade pública e de prestígio. Já dentro da EEFFTO, descobriu novas amizades e teve diversas possibilidades de aprendizado, como o Programa Ciência sem Fronteiras. “A escola tem sido responsável por várias mudanças, e faz grande diferença na minha vida”, pontuou.

Lucas Brandão, aluno de educação física da Escola

HISTÓRIA

Criada em fevereiro de 1952 pelo governo JK, a então Escola de Educação Física do Estado de Minas Gerais veio para atender a demanda do ensino de educação física, ofertando 5 tipos de especializações diferentes. Uma posterior fusão com a Escola de Educação Física das Faculdades Católicas gerou a visibilidade no cenário nacional, como a promoção de congressos internacionais de ensino, reunindo nomes de destaque na época.

Após uma série de problemas políticos e financeiros, a Escola ficou sucateada, deixando de oferecer bolsas de estudo e apresentando uma falta de recursos que impossibilitaram a continuação das atividades, o que culminou na paralisação total das atividades pelos alunos e funcionários em 1965. A situação precária só se resolveu após a federalização da mesma, passando a pertencer à Universidade Federal de Minas Gerais, com a publicação do decreto oficial no dia 21 de outubro de 1969.

Adaptando-se às especificações da UFMG, a Unidade centralizou os cursos de especialização num só, o de Educação Física, vindo a ofertar os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no fim da década de 70. A partir disso, uma sede foi construída e a EEFFTO se tornou referência de ensino no país, criando, também, oportunidades no exterior para os professores buscarem e trazerem conhecimento para dentro das salas de aula.

O órgão responsável por preservar a história da EEFFTO é o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF). O Centro surgiu em 2001 para atender a demanda de resgatar e guardar a história da educação física no estado, e vem catalogando todos os arquivos que permeiam a história da escola, desde sua fundação em 1967 até a adição, mais recente, dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

"O CEMEF guarda vários arquivos e coleções, incluindo a coleção de arquivos institucionais, que traz toda a documentação de 1952 até a federalização e depois até a década de 80. É um lugar que está preservando e disponibilizando para consultas documentos que vão falar sobre a rotina da Escola, dos projetos envolvidos, sobre as ações ocorridas nela", explica a professora Maria Cristina Rosa, atual coordenadora e pesquisadora do CEMEF. Os arquivos da Escola são referência dentro da UFMG, contando um acervo tratado e organizado que está disponível para consulta externa.