Com palestra na EEFFTO, Rede CEDES inaugura seu Centro de Desenvolvimento em MG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Com palestra na EEFFTO, Rede CEDES inaugura seu Centro de Desenvolvimento em MG

20/10/2016 | 16:00

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, foi palco da cerimônia de abertura dos trabalhos do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer, da Rede CEDES, em Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, no Auditório Principal da Escola. Além disso, a consultora do órgão em Minas Gerais, Prof. Drª Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto, ministrou a palestra "Produção de Conhecimento em Políticas Públicas de Lazer, Esporte e Saúde”.

Estavam presentes no evento e compuseram a mesa de cerimônia, os professores da EEFFTO Herbert Ugrinowitsch (vice-diretor da Unidade), Ana Cláudia Porfírio Couto, que também é coordenadora do Centro Rede CEDES MG, Fernando Vitor, chefe do Departamento de Esportes, Luciano Pereira da Silva, pesquisador responsável pelo Centro, Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto, além da professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisadora institucional do Centro, Gisele Tavares (via skype) e da diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais do Ministério do Esporte, Denise Cardoso Guimarães.

Da esquerda para a direita: Luciano Pereira, Fernando Vitor, Denise Cardoso, Herbert Ugrinowitsch, Ana Cláudia Porfírio e Leila Mirtes

A escolha da UFMG e da EEFFTO como palco desse evento, deve-se ao engajamento e qualidade de ensino apresentados pela Universidade, como afirma Denise. “A UFMG é uma universidade de excelência, principalmente na área do esporte, e vem trabalhando nessa causa há muito tempo. Ela foi uma das pioneiras na criação da Rede CEDES em 2003. Em 2013, nós retornamos esse crescimento e esse fomento à Rede CEDES, e a UFMG foi uma grande parceira”, afirmou a diretora.
 

Palestra "Produção de conhecimento em políticas públicas de esporte, lazer e saúde"

Durante a palestra, a professora Leila discutiu questões relativas ao surgimento e desenvolvimento da Rede CEDES. "A Rede CEDES começou com a evolução da Constituição que, ao mesmo tempo em que determina o direito social ao esporte e lazer, também se refere à produção de conhecimento para qualificar essa prática. A partir daí, as estratégias do Ministério tem avançado pouco a pouco. No início, o programa reuniu apenas sete grupos. Depois, começou-se a investir mais em pesquisa, investir em pós-graduação, e agora, no ápice, envolve gestores, alunos e toda a sociedade”, destacou Leila.

Leila Mirtes foi professora da EEFFTO antes de ir para o Ministério do Esporte

Assuntos como os desafios e demandas, os objetivos e a importância da disseminação desse programa, também foram abordados durante todo o evento. Foi destacada a importância do esporte e do lazer na qualidade de vida e a necessidade de possibilitar que as pessoas possam usufruir desses direitos.

Leia ressaltou, ainda, a importância de divulgar o conhecimento em produção de políticas públicas de lazer, esporte e saúde. "É importante para mudar a cultura do país. A partir do momento que o país começou a perceber que ele vai ter uma cultura mais enriquecida e mais saudável, essa cultura de vivência tem que ser carregada de conhecimento. É preciso entender que o esporte e o lazer são importantes na sua vida para ser mais saudável. O conhecimento vem para mudar o mundo”, comentou a consultora.

Luciano Pereira, Ana Cláudia Porfírio, Denise Cardoso e Leila Mirtes


Rede CEDES

O programa Rede CEDES (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer) foi implantado como ação programática do Ministério do Esporte, gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer. 

O programa tem 13 anos de idade e já teve algumas oscilações, mas está no seu momento mais importante, com números bastante significativos. Tem como objetivos, a produção e socialização de conhecimentos fundamentados nas Humanidades, que possibilitem o fomento e a qualidade das políticas públicas, projetos e programas voltados para o esporte e o lazer no Brasil. Ao todo, a Rede conta com vinte e sete centros, distribuídos nas cinco regiões do Brasil.

Os desafios desse programa consistem  em implementar uma política pública de ciência, tecnologia e inovação pelo Ministério do Esporte; expandir a base de desenvolvimento de pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer; potencializar e institucionalizar as suas ações. Além disso, o programana deve legitimar os projetos de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação produzidos pelo programa, transformando essas três áreas em elementos estratégicos de Desenvolvimento Humano, visando, de uma forma geral, atender às demandas do país.

Atualmente, a Rede CEDES atua em algumas linhas de estudo, como memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer e o perfil dessas áreas nos municípios, Distrito Federal e estados brasileiros; gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais de esporte e lazer; ordenamento legal e sistema nacional do esporte e do lazer nas escolas. O projeto atenta-se à formação de professores, além de promoção de espaços que viabilizem o esporte e o lazer. 

Entre as atividades realizadas nos Centros, estão a produção e o desenvolvimento de pesquisas, a socialização de conhecimentos através da realização de eventos, de publicações de livros, artigos, periódicos e cartilhas, a difusão digital, a realização de intercâmbios nacionais e internacionais, e a construção de centros de memórias, visando a conquista do direito ao esporte e lazer pela população brasileira.
 

Centro da Rede CEDES em Minas Gerais

A inauguração de um Centro de Desenvolvimento da Rede CEDES em Minas Gerais está relacionada a um interesse do estado pelo conhecimento em políticas públicas de esporte e lazer, que vem desde a criação da Rede CEDES, em 2003. Além disso, a escolha por criar o centro no estado se dá também pelo fato de a UFMG ser um local de constante produção de conhecimento na área do lazer, sendo hoje a maior referência da área no Brasil. Toda essa produção se manisfesta em trabalhos de mestrado, doutorado e especialização, além de intercâmbios nacionais e internacionais.

O Centro de Desenvolvimento de Minas Gerais conta com a participação de sete grupos de pesquisas de três universidades: Gefut, Gespel, LUCE, Oricolé e Edudança, pertencentes à UFMG; o CEEFEL, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e o FAEFI da UFU. Essas duas instituições de ensino superior, além da UFMG, foram agregadas ao programa.

Mais informações sobre a Rede CEDES MG podem ser obtidas em suas redes sociais: Facebook e Instagram.