Atleta de Taekwondo do CTE conquista o benefício da Bolsa Atleta | EEFFTO - UFMG

Atleta de Taekwondo do CTE conquista o benefício da Bolsa Atleta

29/11/2016 | 16:03

Decidir ser um atleta no Brasil não é escolher uma trajetória fácil. Mais do que talento e a vontade de viver pelo esporte, é preciso ter diversos tipos de incentivos e oportunidades. Um dos grandes impedimentos para crianças e jovens que querem ser atletas é a falta de condições para manter uma vida dedicada aos treinos. Para o atleta de Taekwondo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, Juliano César Soares, 17 anos, esse também é um problema, que agora se ameniza graças ao fato dele ter sido contemplado com a Bolsa Atleta, programa federal de incentivo ao esporte.

Juliano treina a modalidade no CTE e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) há dois anos e é um dos principais destaques da equipe. Ele conheceu o Taekwondo há quatro anos e começou a fazer aulas em uma academia de seu bairro. Após participar de pequenos campeonatos e vencer, ele foi incentivado pelo treinador e os colegas a buscar por uma oportunidade de treino de alto rendimento.

Juliano é um dos destques da equipe de taekwondo do CTE

Em 2014, então com 13 anos, ele foi selecionado pela peneirada do CTE e entrou para o nível de alto rendimento. Só depois de ter acesso aos treinos comandados pelos professores da UFMG, academia de musculação, material adequado e acompanhamento nutricional, o garoto pôde começar a sonhar em um dia tornar-se um profissional. Toda essa estrutura é oferecida de forma gratuita, o que possibilita atletas como Juliano a desenvolver o potencial esportivo.

Mas mesmo com o apoio do projeto, ele ainda tinha dificuldades em, por exemplo, ter dinheiro para as passagens de ônibus para ir treinar e também para gastos com viagens para competir. Apesar da rotina de aulas escolares e cerca de três horas de treino por dia, o atleta ainda trabalha com o pai em um depósito de gás para ajudar na renda familiar e em seus investimentos no esporte.

Para conquistar o benefício mensal da Bolsa Atleta, que é de R$ 925,00 (valor integral sem descontos), Juliano teve que percorrer o país em busca de bons resultados em competições a nível regional e nacional. Venceu diversas competições e através do acúmulo de pontos ao longo de um ano competindo, conseguiu a classificação para ser um dos beneficiários do programa. Agora, para manter a bolsa e prestar contas ao governo e à sociedade, é preciso continuar obtendo resultados expressivos nas disputas. Para o professor e treinador Cristiano Arruda, no que depender do esforço e disciplina de Juliano, esse não será um problema.

“Ele é muito dedicado e comprometido. É jovem, tem muito potencial e essa bolsa ajudará a cobrir gastos com transporte e material, coisas básicas para um atleta conseguir treinar. Não tenho dúvidas de que ele aproveitará a oportunidade para correr atrás de seus objetivos”, diz Cristiano.

Cristiano Arruda

O incentivo do Governo Federal é apenas o começo para Juliano César, que sonha alcançar a seleção brasileira, títulos fora do Brasil e os Jogos Olímpicos. Ele conta que foi através do esporte que aprendeu valores como a disciplina e a solidariedade. Além disso, o atleta afirma que sabe a necessidade de conciliar estudos com os treinos, e quer cursar a faculdade de Educação Física.

Para o jovem, o apoio da família e dos técnicos também é fundamental para mantê-lo focado em vencer cada etapa e alcançar seus objetivos. “Hoje o Taekwondo representa tudo em minha vida, vivo pelo esporte e quero contribuir para o crescimento e divulgação da modalidade no país”, diz Juliano.

Juliano César disputa a Copa do Brasil neste fim de ano pelo CTE