Programa de Dança Experimental da EEFFTO apresenta espetáculo "Cartas em Dança: linhas, entre linhas e cores" | EEFFTO - UFMG

01/12/2016 | 14:58

Um projeto de extensão tem em sua essência a missão de sair da universidade, levar e buscar saberes. Em uma troca incessante de conhecimentos, ele torna viáveis inúmeras intervenções na comunidade externa, bem como diálogos com ela. Nesse aspecto, o Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG assume seu caráter extensionista por meio da arte e da dança.

Coordenado pela professora Isabel Coimbra, o programa vai realizar o espetáculo "Cartas em Dança: linhas, entre linhas e cores", no dia 6 de dezembro, às 20h, no Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro). A entrada é gratuita, sendo facultativa a doação de alimento não perecível.

"Esse espetáculo é ao mesmo tempo fruto e coroamento do trabalho desenvolvido na extensão extramuros da UFMG e da pesquisa desenvolvida por alunos bolsistas, alunos voluntários e professores pesquisadores da EEFFTO desde 2015", relatou Isabel.

Em uma interação de gerações, o espetáculo vai trazer bailarinos de 10 a 80 anos ao palco, "traçando e entrelaçando seus textos em dança", como comentou a coordenadora. Partindo do simbolismo de uma troca de cartas, em que um texto é enviado de um destinador para um destinatário, a espetáculo busca fazer uma espécie de transcrição em movimento das cartas escritas, evidenciando o processo dessa troca de linguagens.

SINOPSE

"O espetáculo foi estruturado tendo em mente a troca de cartas como o start para o processo no qual o destinador enviou um texto de escolha pessoal, para o destinatário. Esse trabalho e suas reflexões partiram da intenção em relacionar a transformação destas cartas, em cartas em movimentos de dança. Nessa perspectiva, nossa problematização se intensificou quanto à geração de sentido das cartas dançadas. A discussão sobre o processo de transposição entre a linguagem escrita e a linguagem dançada nos mostrou sujeitos na condição de compositores e de observadores, possuidores de olhares e experiências vividas diferenciadas. Estas diferenças constituíram percursos coreográficos únicos e carregados de sentidos próprios que deram contorno à identidade dos textos em dança de maneiras poéticas estampando diferenças e similaridades, equilíbrios e desequilíbrios apontados nas relações semissimbólicas reveladas na plasticidade dos corpos em estado de dança. No processo, surgiram nuances traçadas

….por linhas, entre linhas e cores..."

CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

Cia Dança 1

Programa de Dança Experimental/EEFFTO/UFMG (PRODAEX/EEFFTO/UFMG)

Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança - CCODA

Bárbara Santana

Helbert Junio

Isabel Coimbra

Lívia Rocha

Raíssa Maciel

PROGRAMA DO ESPETÁCULO

Abertura: Vídeodança

Edição: Isabel Coimbra

Devaneios, imagens, sons, concepções... impressões vistas, vividas e sentidas. Momentos capturados ao longo do processo.

Cena1: Primeiras Linhas

Interrogações, sem respostas, com respostas, ressonância, leituras e releituras, vozes, buscasprocessos, sequências, livres combinados, linearidade, circularidade, imagens, trocas, provisório, transição, saudades, mutação, revolução, transformação, linhas, entre linhas e cores.... em processo.

Intérpretes Criadores: Bárbara Santana, Helbert Junio, Isabel Coimbra, Lívia Rocha, Raissa Maciel.

Cena 2:  Encontros

Pontos e vírgulas que se encontram proporcionando possibilidades de movimento em linhas e por entre elas, para além do lápis, do imaginário, sobretudo do corpo em dança.

Criação: Helbert Junio

Interpretes: Letícia Oliveira, Maria Eduarda, Milena Souza, Pablo Souza, Sara Mendes,Vitoria Dias, Yasmim Cruz, Cristiane Paula, Guilherme Gomes, Karine Gourlart, Ketlen Silva, Leo Dias, Stefanny Pinheiro,

Vinicius Silva, Yasmim Aparecida.

Cena 3: Somos Um

Eu e você: em linhas, entre linhas e em paz! Unidas pelo encontro, pelas dádivas, pela criação,

pela maternidade, pelo amor!

Criação e Interpretes: Cristiene Diniz e Deilly Diniz

Cena 4: Primeiros Postais

Como falar de dança quando minha carta em movimento está de porta em porta fazendo sons desejando o bom e o amor que procuro.  Nesta busca vejo encontros na vida, na arte, em mim ... em nós.

Interpretes Criadores: Letícia Oliveira, Maria Eduarda, Milena Souza, Pablo Souza, Sara Mendes,Vitoria Dias, Yasmim Cruz, Cristiane Paula, Guilherme Gomes, Karine Gourlart, Ketlen Silva, Leo Dias, Stefanny Pinheiro,

Vinicius Silva, Yasmim Aparecida.

Cena 5: Des-colores

Mono-cromia, falta de cor, fome de cor, sede, vento, seca, perdidos no mundo,... esperança de cor e de vento em dança.

Interpretes Criadores: Teolinda Maria, Edna Lúcia, Iracema Lemos, Graça Aarújo, Haydée Costa, Sonia Bauer.

Cena 6:Entre Cores

Oceano, ondas, movimentos, verde, amarelo, azul, branco, vermelho, sangue, céu, vida, fluir, entrelaçar, esperar, esperança, corpo, cartas, linhas, entrelinhas, cores e dança.

Interpretes criadores: Bárbara Santana, Helbert Junio, Isabel Coimbra, Lívia Rocha, Raíssa Maciel

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Isabel Coimbra

Direção Artística: Isabel Coimbra

Assistentes de Direção: Bárbara Santana,Lívia Rocha,Helbert Junio, Raissa Maciel.

Assistentes de Palco: Sabta Barros.

Arte da Capa: Camilla Borges

Setor de Comunicação: Camilla Borges

Setor de Produção: Marcus Queiroz

Setor de Programação: Adriana Machado

Diretor do Centro Cultural UFMG: Rodrigo Vivas

Intérpretes Criadores:

Alunos Bolsistas PBEXT-PROEX-UFMG, alunos voluntários da Extensão-UFMG, alunos do Projeto Dançando Extramuros/UFMG nas unidades do Projeto na EEFFTO-UFMG, na Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo, no Grupo Terceira Idade do Conjunto Santa Helena e no Centro Cultural UFMG.

Caption