Intercambista da EEFFTO coordena aulas para melhoria da dor lombar em idosos | EEFFTO - UFMG

Intercambista da EEFFTO coordena aulas para melhoria da dor lombar em idosos

06/12/2016 | 10:42

A estudante italiana de intercâmbio, Eleonora Esposito, está colocando sua tese de mestrado em prática através de aulas de alongamento para prevencão e melhoria da dor lombar em idosos. Iniciado durante a 3ª Jornada de Envelhecimento Saudável, em setembro desse ano, o projeto avaliou cerca de 200 idosos e selecionou 70 para as aulas. A análise e escolha dos participantes baseou-se em diferentes níveis de dor e necessidade.

As atividades se baseiam numa série de exercícios específicos, que envolvem flexibilidade e postura. "As aulas são alinhadas a um alongamento muscular, trabalhando a mobilidade articular, sobretudo da coluna vertebral, que diretamente influencia na dor lombar", explicou a mestranda Eleonora. Segundo ela, os objetivos principais são melhorar a funcionalidade motora e a qualidade de vida dos idosos.

No início das aulas, os idosos fizeram um teste de avaliação pré-intervenção, que quantificava a dor lombar de cada um. Esse teste será comparado com um outro que será realizado pós-intervenção, a fim de concluir os resultados. Mas a resposta das aulas de Eleonora já vem dos alunos e é positiva. "A aula é maravilhosa, nunca fiz coisa parecida", elogiou Maria Helena de Sales, de 72 anos. "Desde que comecei a fazer esses exercícios com ela, não sinto mais dores e não preciso mais de analgésicos. Melhoria da auto-estima e benefício para a nossa coluna", contou Cleide Albanês, de 51 anos.

Concluindo o trabalho final da tese de mestrado da Universidade de Roma - Tor Vergata, Eleonora se mostra feliz com os resultados perceptíveis das aulas e o carinho dos alunos, além do suporte do Projeto Educação Física para a Terceira Idade, coordenado pelo professor Franco Noce. "Eu queria agradecer todos que me ajudaram a concluir esse projeto. Aos meus orientadores da Universidade de Roma Tor Vergata, à professora Paola Sinibaldi Salimei e ao professor Mario Esposito, responsável técnico pelo método da ginástica postural. Além deles, à Escola por esse projeto, ao professor Franco e a todos os professores e estudantes que participam dele. Espero que as atividades continuem e o feedback seja sempre positivo", concluiu.

Eleonora Esposito (centro) e os alunos do projeto