Disciplina simula lesões esportivas com representações idênticas ao real | EEFFTO - UFMG

Disciplina simula lesões esportivas com representações idênticas ao real

10/02/2017 | 14:15

Toda disciplina se apropria de uma metodologia para aplicar seus conceitos. No caso da matéria “Atendimento emergencial em Arenas Esportivas”, da especialização Avanços Clínicos em Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, o apoio de conteúdos práticos é um dos pontos cruciais para o sucesso da oferta.

Com a simulação de lesões esportivas fiéis à realidade, a disciplina terá um desdobramento ainda neste primeiro semestre. Será ofertado um curso aberto na EEFFTO, com a temática do atendimento emergencial no âmbito esportivo, cujas informações serão disponibilizadas no site da Escola em breve.

As aulas foram ministradas por Adgildo dos Santos Pereira, professor da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), nos dias 3 a 4 de fevereiro. O coordenador da Especialização em Fisioterapia da EEFFTO, Anderson Aurélio da Silva, comentou a relevância dessa etapa no percurso dos pós-graduandos.

“O conteúdo [da disciplina] é de extrema importância para profissionais de saúde e, principalmente, para o fisioterapeuta que atua em eventos esportivos de qualquer natureza”, avaliou Anderson.

Aulas tiveram foco no âmbito da fisioterapia esportiva

A convite da coordenação da Especialização, Adgildo vem duas vezes por ano de São Paulo, especialmente para contribuir com as áreas do esporte e da ortopedia da pós-graduação em Fisioterapia. Para a área da ortopedia, o profissional volta à EEFFTO nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Durante as aulas, foram trabalhadas técnicas modernas para o atendimento de lesões graves, como fratura, infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória, traumatismo cranioencefálico, entre outras ocorrências. Ainda, para ilustrar e simbolizar a realidade, Adgildo aplicou técnicas de maquiagem que simularam lesões.

Representações fidedignas do real compõem a metodologia de ensino da disciplina “Atendimento emergencial"

CONFIRA OUTRAS FOTOS DA AULA

Com uso de maquiagens, Adgildo cria simulações de ferimentos