Atletas de nado sincronizado do CTE participam de seletiva nacional | EEFFTO - UFMG

Atletas de nado sincronizado do CTE participam de seletiva nacional

14/02/2017 | 10:32

O nado sincronizado é um esporte que envolve natação, ginástica e dança. O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG é atualmente a melhor estrutura de Minas Gerais que possui uma equipe competitiva da modalidade. O projeto começou em 2014 com seis meninas e hoje conta com 30 participantes. Há uma escolinha de base para crianças mais novas e que posteriormente passam para a equipe competitiva. As veteranas desse time, Isis de Oliveira e Érika Machado, de 20 e 17 anos, respectivamente, foram escolhidas para treinar por duas semanas com a seleção brasileira de nado sincronizado e participar de uma seletiva.

Os testes aconteceram no mês passado, no Parque Aquático Maria Lenk, sede de disputas dos Jogos Pan -Americanos de 2007 e das Olimpíadas no Rio, no ano passado. Isis foi aprovada, mas apesar do ótimo resultado, a jovem não está oficialmente convocada. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) passa por problemas internos e ainda não sabe se terá verba para enviar uma equipe ao Mundial e receber novas atletas. Para a técnica da equipe do CTE, Tathiane Martins, o legado dessa experiência vai muito além da possível convocação de Isis.

'‘Ter as duas lá no Rio treinando com as melhores e participando de uma seletiva a nível nacional já é um sonho. Mas mais do que isso, elas já são referências para as mais novas, de que o esporte vale à pena, e não só como carreira, mas também para abrir portas e oportunidades dentro e fora do Brasil'’, destaca Tathiane.

Isis de Oliveira, Tathiane Martins e Érika Machado

Isis e Erika começaram nas piscinas  quando ainda eram crianças. Atualmente elas dedicam três horas diárias para os treinos de nado sincronizado, além de cuidados com a fisioterapia e a conciliação da vida de atleta com os estudos e a vida social. ‘’Eu comecei aos nove anos e não tinha pretensão de ser atleta. Essa possibilidade só surgiu aos 17, quando tive a consciência de que o esporte já era parte da minha vida’’, conta Isis.

Isis de Oliveira treina nado sincronizado há 11 anos

Sobre a ida ao Rio de Janeiro e o treino com a seleção brasileira, elas contam que foi uma grande oportunidade e que independente de resultados, já se sentiam vitoriosas antes mesmo de embarcar. " Tivemos contato com pessoas que são referências para nós. Foi um crescimento tanto no esporte quanto no campo pessoal. O nado sempre me ajudou na construção da independência, disciplina, responsabilidade e nessas situações, com o controle do nervosismo", explica Érica, de 17 anos.

Apesar das dificuldades e esforços que uma jovem atleta precisa ter para vencer os desafios de uma vida dedicada ao esporte, as meninas garantem que a trajetória  permeada pelo nado sincronizado tem sido de muito crescimento. "Temos que estar dispostos a aprender sempre, independentemente da situação. No nado aprendemos a estar dispostas a ouvir críticas e elogios, a nos preparamos para qualquer resultado, e isso vale para a vida", conclui Érika.

Érika treina desde os nove anos e pretende cursar fisioterapia