Estrela do atletismo da Polônia e seleção do país escolhem o CTE para treinos Pré-Mundial | EEFFTO - UFMG

02/03/2017 | 15:41

Grande nome da prova dos 800m do atletismo polonês atualmente, a meio-fundista Joanna Jozwik deixará o Velho Continente por alguns dias neste mês de março, e o destino será o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. Ao lado de outros quatro corredores e uma comissão composta por um treinador e um fisioterapeuta, a polonesa chega à capital mineira no dia 8 de março, próxima quarta-feira.

Serão 20 dias no CTE, em preparação, principalmente, para o Campeonato Mundial de Atletismo, que acontece em agosto na Inglaterra. Com 26 anos, Jozwik vive o ápice de sua carreira, após ter ficado com o quinto lugar na prova dos 800m nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e conquistado o Circuito Mundial Indoor neste ano.

A atleta somou quatro vitórias em cinco etapas, compreendidas entre os dias 28 de janeiro e 18 de fevereiro, nos Meetings de Dusserldorf e Karlsruhe (Alemanha), na Copa Copérnico, em Torun, na Polônia, e no Grand Prix de Birmingham (Inglaterra).

Jozwik no Grand Prix de Birmingham, no dia 18 de fevereiro (Foto: Justin Tallis/AFP/Getty Images)

Em entrevista ao site oficial da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Jozwik comentou a experiência de passar por um período de treinamentos no CTE. “É algo realmente novo para mim e, acredito, que para todos os corredores em geral”, afirmou.

Com foco no Mundial, a polonesa abriu mão de participar do Campeonato Europeu deste ano para se preparar no CTE. A competição continental começará nesta sexta-feira, 3 de março, e vai até domingo, 5, em Belgrado, capital da Sérvia.

Joswik tem anotado bons resultados em 2017 (Foto: Maja Hitij/Bongarts/Getty Images)

O CTE receberá a equipe polonesa e deverá ficar sob os holofotes da comunidade internacional mais uma vez. Isso porque a delegação britânica atraiu múltiplas atenções para o Centro no ano passado, quando esteve em terras mineiras. O TeamGB, como é intitulada a equipe da Grã-Bretanha, utilizou o CTE como local de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Intercâmbio de experiências

A vinda da equipe polonesa foi possível graças à mediação de Leszek Szmuchrowski, professor da EEFFTO e supervisor de atletismo do CTE, que também é natural da Polônia. Pensando no valor dessa troca de experiências entre o CTE e os poloneses, Leszek apontou o peso desse diálogo para toda a comunidade que integra o Centro, entre atletas e profissionais.

“Isso vai ser importante para um intercâmbio da equipe polonesa com nossos atletas, que terão uma experiência ímpar. Também com nossos treinadores, fisioterapeutas e todos os profissionais do CTE”, disse.

A estrutura do Centro impressiona os mais diversos agentes que estão ou já estiveram nele. Leszek lembrou ainda o quanto a passagem dos poloneses pelo CTE pode ampliar a visibilidade e o reconhecimento internacional do complexo.