Grupo Sarandeiros realiza turnê internacional no México | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupo Sarandeiros realiza turnê internacional no México

14/03/2017 | 14:04

O Grupo de dança folclórica Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, recebeu um convite para representar o Brasil no V Festival Internacional “Colores Del Mundo”, evento que acontece entre os dias 20 e 30 de abril no estado de Jalisco, na cidade de Guadalajara, no México. Esta será a XVI Turnê Internacional do Grupo, representando a EEFFTO, a UFMG e o Brasil.

Para este festival, serão realizadas oito apresentações do espetáculo “Dança, Brasil!”, sendo todas elas em praças públicas e gratuitas. Os ensaios do grupo para a turnê começaram após o carnaval e seguem em ritmo intenso para garantir uma excelente representação do Brasil.

O repertório para as apresentações é composto por danças indígenas amazônicas do Boi Bumbá de Parintins, tradições de origem afro-brasileira, como o Lundu Marajoara, e danças inspiradas nas histórias Yorubás dos Orixás, além de coreografias de comemorações carnavalescas do Brasil, como Samba, Frevo, Maracatu, entre outras.

Além das apresentações, os professores e dançarinos do grupo oferecerão oficinas de danças brasileiras e o diretor geral da Companhia e professor da EEFFTO, Gustavo Côrtes, ministrará palestras sobre a cultura brasileira. Esta será a segunda participação do Sarandeiros em festivais mexicanos. O grupo já havia se apresentado no país em 2007, onde encantou o público, e agora tem a oportunidade de novamente mostrar seu trabalho e evolução.

Apresentação realizada pelo grupo Sarandeiros

Outros países também estarão representados no festival. Grupos da República Tcheca, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Equador, Peru e dos estados mexicanos de Sinaloa, Jalisco, Vera Cruz e Monterrey marcarão presença no evento.

Para saber mais sobre o Grupo Sarandeiros, clique aqui.